sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Aquela maravilha chamada Nutella...


O clássico pote de Nutella

Hoje é sexta, está chovendo e dá aquela vontade de ficar quietinha na cama macia, cheia de cobertas (é, o friozinho veio com a chuva), comendo coisas gostosas. O que você comeria? Eu queria uma colherona de Nutella!

Quem me conhece sabe que eu não sou muito de doces; sempre prefiro coisas salgadas e cítricas, mas Nutella tem lá o seu lugar. É o que eu chamaria de comfort food; o objetivo não é propriamente nutrir, mas dar conforto. 

Há alguns anos atrás eu li a seguinte história a respeito do produto: o Nutella foi criado em 1940 por Pietro Ferrero. É um creme feito de leite, cacau e avelãs, uma versão da gianduia, que foi criado na época da guerra para dar mais energia para as crianças, uma vez que o creme de chocolate puro era muito caro para a maioria das famílias naqueles tempos difíceis. A ideia foi criar um produto cremoso que pudesse ser passado no pão na hora do café, mas o creme é tão gostoso que atualmente é usado nas mais variadas receitas! O nome Nutella só surgiu em 1964; antes era "Supercrema", pelas suas qualidades nutricionais.

Se a história é real ou não, sinceramente não sei dizer. O que posso dizer é que Nutella é realmente gostoso!

Só para dar uma ideia - e água na boca - aqui vão algumas sugestões de uso:

Em cupcakes...


em brownies...


... decorando - (e dando mais sabor) - a borda de copos de licor e outras bebidas...


... na receita do merengue...


... passado no pão para o café-da-manhã ou lanche da tarde...


...como recheio de crepes...


... e aonde mais você quiser. Eu adoro misturar no café com leite. Vira capuccino! É o que estou fazendo agora. Nutella oferece mil e uma possibilidades, é só inventar. E vicia também!

O ideal é que não seja guardado em geladeira, para que não perca a cremosidade original.

Também é preciso lembrar que o produto tem alto teor de gordura e açúcar, então é preciso consumir com moderação. Nada de grandes doses diárias!

O Nutella faz o sucesso da marca Ferrero junto com os bombons Ferrero Rocher, os chocolates Kinder (Ovo, Bueno) e as pastilhas Tic Tac, para citar alguns.

Vai uma colherada aí?

Para saber mais: