segunda-feira, 29 de julho de 2013

Estilo não quer dizer (necessariamente) exagero.

É isso mesmo. Estilo é algo muito diferente do que vemos geralmente nos blogs de streetstyle mundo afora. Hoje em dia todo mundo quer seu direito garantido aos 15 minutos de fama e aí vale todo tipo de exagero, seja uma super mistura de estampas ou a utilização de acessórios que até poucos meses atrás ninguém sonharia em usar, porque não eram moda.

Moda é aquilo que é ditado por quem faz as passarelas do mundo. Estilo é o que você dita como certo para você mesmo, porque te faz sentir bem.

Não quer dizer que quem tem estilo não siga moda; quem tem estilo adapta a moda (porque todo mundo gosta de se renovar) ao que já tem no armário e rejeita aquilo que não favoreça de forma alguma. Para isso, é importante conhecer bem o seu corpo e o que te emociona. Acredito piamente que somos o resultado de tudo o que mexe intensamente com a gente. Já reparou como pessoas delicadas e sonhadoras costumam deixar que isso transpareça na forma como se vestem e se penteiam? O mesmo acontece com pessoas extremamente sexy, ou clássicas ou modernas. É aí que entra o estilo: ele torna possível a transformação de quem nós somos por dentro em quem nós somos por fora. 

Muitas vezes, é possível adaptar um item da moda a vários estilos diferentes, como vemos aí abaixo.

Peplum, em uma versão delicada e suave
Imagem: Lauren Conrad

Peplum em versão super rebuscada, com renda
Imagem: Wendy Nguyen

Você pode optar por um estilo masculino tradicional, com tecidos tradicionalmente masculinos...


... ou pode escolher um traje masculino com tecidos, cores e acessórios bem femininos!

Imagem: The Locals

Até itens tradicionais podem ter várias versões como a clássica jaqueta de couro.

Jaqueta de couro Gareth Pugh

Jaqueta de couro em um dos cortes mais tradicionais

O melhor do estilo é que você também fica esperta(o) na hora das compras. Quanto mais você se conhece, mais fácil fica identificar, entre milhões de itens diferentes, aquilo que vai cair perfeitamente em você. O resultado é um armário enxuto (você não vai precisar de milhões de peças para compor um look, porque vai saber misturar o que você tem para criar inúmeras possibilidades) e dinheiro no bolso!

Pense nisso!