terça-feira, 9 de abril de 2013

Polo style: mil maneiras de usar a tradicional camisa, sem cair na caretice!


E quem foi que disse que a polo não é estilosa?

A camisa pólo é uma peça estigmatizada. Muitos modernos a consideram uma camisa de "tiozão" ou de gente rica, de mauricinhos e patricinhas. Eu não acho. Para mim é uma das peças mais práticas, versáteis e estilosas que podemos ter no guarda-roupa!

Para quem não conhece a história dessa peça, eu conto agora de onde ela veio. Como o nome diz, foi criada para a prática do esporte que lhe deu o nome, o Pólo, que teve origem no século XIX. É um esporte praticado a cavalo que tem como objetivo fazer um gol no campo do adversário, utilizando um taco para acertar a bola.



Pela beleza e elegância, a peça logo caiu nas graças dos frequentadores dos campos nos quais se praticava o esporte e se tornou uma espécie de uniforme. O esporte teve origem na Pérsia e era considerado o "Esporte dos Reis". Provavelmente daí veio a fama de a camisa ser algo tão sofisticado.



Mas a história da camisa tem duas vertentes. Talvez a mais conhecida seja a de que ela foi criada por René Lacoste, que deu seu nome para a marca mais popular e conhecida mundialmente desta peça. Na verdade ele não a criou, mas sim adaptou a camisa do Pólo para o Tênis, esporte que praticava, por ser mais confortável e mais certa no corpo, liberando os movimentos para a prática do esporte. Tudo isso em 1926, quando o uniforme original para a prática do Tênis incluía uma camisa de mangas compridas, colarinho duro, gravata e calça longa de flanela branca!


René foi o homem que criou o símbolo que todos nós atribuímos ao modelo desta camisa quando pensamos em polos, o Crocodilo.



Crocodilo (Le Crocodile) era seu apelido, atribuído a ele por um amigo. Ele gostou tanto que mandou criar o bordado que levava em seus paletós como uma "marca própria" e que mais tarde viria a ser o símbolo da marca internacionalmente conhecida como Lacoste.


Existem também outros modelos clássicos de camisa polo. São eles:

Fred Perry: logo de galhos de loureiro bordado do lado esquerdo do peito (estabelecida desde 1952)



Ralph Lauren: o logotipo inconfundível do jogador de polo (estabelecida desde 1972)



Rugby Ralph Lauren: Dois leões que seguram o escudo com as iniciais da marca (estabelecida desde 2004)



Bom, agora que a gente já sabe tudo sobre a história da peça, que tal dar uma olhada em como as pessoas a tem vestido mundo afora?


Lá no Japão um azul elétrico é capaz de brilhar e iluminar o cinza da roupa e da cidade...


... ou pode ficar cool sem esforço com gola levantada e chapéu!


Em Paris, Inés de la Fressange - sempre ela! - super estilosa como toda francesa deve ser, mistura sua polo ultraclássica (preta Lacoste) com calça amarela com a barra dobrada, sandálias muito delicadas e acessórios em dourado para um dia ensolarado. Ah, e não nos esqueçamos dos óculos escuros!


Enquanto isso, nos Estados Unidos, Nick Wooster faz algo interessante: utiliza tons suaves para um dia quente. Polo em um tom lavanda suave com calça rosa - desafio os homens a tentar! - sapatos modernos e tatuagens à mostra!


Por último um visual que eu amei! Este rapaz foi flagrado usando calças escuras e polo no mesmo tom das meias! Eu que sou fanática por meias (pois é, eu nunca reclamo quando ganho!) simplesmente amei e quero fazer já uma versão feminina pra esse look!

Reparem também que ele mistura com muito estilo acessórios clássicos como os sapatos e o relógio, com outros modernos e étnicos, como as pulseiras coloridas!

Espero que eu tenha inspirado vocês e tenha quebrado este mito de que polo é coisa de gente rica :) 

Polo é coisa de gente elegante ;)

Para saber mais: