sexta-feira, 23 de julho de 2010

Inspirada em Julieta


Ontem finalmente eu consegui ver o filme "Cartas para Julieta". Fiquei encantada! Sophie, a personagem principal, está prestes a se casar e durante sua viagem de pré-lua de mel ela descobre que o que ela tem não é mais uma história de amor, e que é exatamente romance o que ela quer para sua vida e é preciso ter coragem para dar uma reviravolta assim, tão radicalmente. Se a gente pensa direito, um história de amor exige sempre sacrifício. Nada vem de graça, tudo precisa de esforço, dedicação, tem lágrimas e tem sorrisos. Sempre temos que abdicar de algo para criar um relacionamento, assim como a outra pessoa também precisa fazer o mesmo. Dessa forma a gente vai se ajustando, aparando arestas e cria uma história preciosa para a nossa vida. A gente supera obstáculos e é isso que dá o brilho para o nosso romance.

Fiquei tão encantada com o filme que hoje levantei inspirada e fui checar algumas informações. A "Casa di Giulietta" realmente existe em Verona. Está na Via Cappello 23 e tem a estátua de brnze de Julieta no jardim. Uma cena engraçada do filme acontece nesta casa, quando todos os visitantes tocam o seio direito da estátua. Li hoje que se trata de um "ritual de boa sorte". Acredita-se que funcione como uma bênção de Julieta aos apaixonados. Também é costume que as jovens apaixonadas escrevam cartas à jovem de Verona para pedir-lhe conselhos amorosos. As cartas são pregadas nos muros da casa, à espera de uma resposta. Um informação interessante é de que o famoso balcão só foi instalado em 1930.


Os muros da casa de Julieta repletos de cartas de jovens apaixonadas pedindo conselhos amorosos

Há a discussão de se a casa realmente pertenceu à família Capulleto e mesmo de que se Julieta realmente existiu. O que se sabe é que hoje a casa pertence à família Capello e vem sendo cuidada por ela há décadas. A casa data do século XIII. Dentro da casa há um pequeno museu com peças dos séculos XVI e XVII e afrescos relacionados à história de amor mais famosa de todos os tempos, mas mais uma vez nada prova que a casa tenha sido mesmo da família Capulleto.


A estátua de bronze de Julieta e o tão famoso balcão no qual ela aparecia para falar com Romeu








Trailler do filme Cartas para Julieta

Inspirada neste clima de romance, procurei algumas jóias que lembram muito este período da história. São peças de Fabrizio Giannone, também italiano e apaixonado pela cultura de sua terra. Para ficarmos lindas!


Colar Coroa Fabrizio Giannone






Colar Annita Fabrizio Giannone

Colar Brigitta Fabrizio Giannone




Colar Barbara Fabrizio Giannone

Fabrizio Giannone - Diamond Mall 3° piso (BH)

3 comentários:

  1. Nossa que reportagem bacana, adorei saber das curiosidade sobre a verdadeira julieta! como sempre linda! escrevendo maravilhosamente bem e nos dando informações preciosas bjs Tia Lu

    ResponderExcluir
  2. Também assisti o filme e ameeei!
    Mas o que eles fazem com as cartas colocadas no muro? Elas realmente são respondidas ou apenas recolhidas?

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei. Tentei descobrir, mas pelo que tudo indica este detalhe é parte da fantasia do filme. Ainda estou tentando descobrir...

    Quem descobrir primeiro, conta, ok? ;)

    ResponderExcluir