segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um pouco de história italiana e como ela influencia a moda


O Arlequim

Estes dias eu estava andando no shopping Diamond Mall aqui em BH e encontrei na vitrine da Fabrizio Giannone uma peça que fez meus olhos brilharem! Um colar com uma máscara de Arlequim. É uma peça delicada, absolutamente linda e que remete à cultura italiana. É um tema de adoração do designer, italiano de origem.





Colar Arlequim Fabrizio Giannone Coleção Inverno 2010





Bolsa Arlequim Coleção Inverno 2010 Fabrizio Giannone

Curiosa, fui procurar um pouco mais sobre a história do Arlequim, pois o que eu sabia não ia muito além de algumas personagens de livros e os murais da Mommo. O que eu achei foi o seguinte:
O Arlequim (Arlecchino em italiano) é um dos personagens clássicos da Commedia dell'Arte, que surgiu na Itália no século XVI, cujo traje era feito de retalhos multicoloridos, os quais a princípio eram remendos que representavam a pobreza, até que com o tempo foi se modernizando e tornando-se um traje atrativo e elegante.
O seu nome provavelmente provém do rei da Inglaterra Herla (Herla King) ou de um demônio denominado Hellequin, e foi se modificando de Harlequin até tornar-se Arlequim. São suposições e fazem crer que o personagem tenha surgido das crenças populares relativas ao inferno.

O Arlequim foi um personagem muito usado em peças da Commedia dell'Arte, aparecendo como um personagem masculino indispensável dentro delas. Sua função era a de um valete cômico, sendo conhecido por seu senso de humor, fazendo piruetas e acrobacias.

Os arlequins costumam vestir-se com roupas de losangos coloridos e uma máscara. Seu papel é de um serviçal. Também pode ser o apaixonado por Colombina e consequentemente um rival para Pierrot. Na França ele surge na época de Molière, mudando suas características, passando até por servente ingênuo e sensível como na peça "Ilha dos Escravos".

O traje do Arlequim compõe-se de uma jaqueta e uma calça de retalhos coloridos e irregulares, um chapéu branco que em algumas ocasiões pode ter um rabo de raposa ou coelho pendurado. Anda sempre com um cinto do qual pende uma espécie de taco e ainda usa uma meia máscara preta com elementos demoníacos (incluindo uma espécie de chifre), nariz comprido e curvo e algumas vezes com característica animal (traços de gato, macaco, cachorro...), realçando o lado modesto do personagem.



Dois modelos de máscaras: a primeira com o nariz pontudo e a segunda com a aparência de animal, no caso um porco.


Estas informações eu achei aqui.

Estudando isto tudo, me lembrei de que há alguns anos a Miu Miu lançou uma coleção inspirada neste personagem da Commedia dell'Arte e tenho que dizer que foi uma das mais inspiradas da marca. Seus vestidos e principalmente suas bolsas causaram verdadeiro furor entre fashionistas. Todas queriam as Harlequin Bags - alguns modelos eu mostro abaixo - pois eram lindas, divertidas e davam um up grade em qualquer look, por mais básico que fosse! Abaixo, algumas fotos da coleção.

Coleção Miu Miu Primavera / Verão 2008 e bolsas Harlequin (mesma coleção)









As bolsas abaixo causaram furor! Eram verdadeiros objetos de desejo.





Para ver o desfile, clique em:



A verdade é que a Itália e sua história são fontes constantes de inspiração. O italiano parece carregar no sangue o dom da criação artística, transformando por séculos pedaços de metal, mármore, couro e tecido em verdadeiras obras de arte admiradas por gerações.

Na moda e na joalheria grandes nomes como Gucci, Bvlgari, Versace, Prada e Dolce e Gabbana continuam fascinando homens e mulheres e mantendo viva a tradição histórica da beleza.

2 comentários:

  1. oiii queria saber um site sobre musicas histórias e quadros sobre colombiina e pierrot

    ResponderExcluir
  2. Michelle, ainda não consegui nenhum site específico. Encontrei alguns contando um pouco da história e ainda outros com várias imagens, mas nenhum que trate somente deste tema.
    Continuarei procurando e te avisarei se conseguir algo bacana, ok?
    Um abraço!
    Dani.

    ResponderExcluir