Eu sou uma consumidora exigente. Eu gosto de qualidade nos produtos que compro independente do preço. Acho que se alguém oferece um produto, seja um prendedor de cabelo ou uma bolsa, é preciso oferecer algo de qualidade e que vá durar. Isto eu aprendi com meus pais. Os dois são comerciantes e para eles a máxima "o cliente tem sempre razão " é algo verdadeiro (tá bem, a gente sabe que nem sempre o cliente está certo, alguns querem o impossível e até agem de má fé, mas isto é outra história).
Em janeiro estive na Langak do Pátio Savassi e comprei uma bolsa para a minha mãe que me custou R$221,00. Não foi das mais baratas. Eu sabia que era couro vegetal, mas pensei que fosse algo de qualidade. Levei.
Dois meses depois de entregue o presente, minha mãe começou a comentar que a bolsa estava descascando. Fui olhar e estava mesmo. Lascas da bolsa começaram a cair como se o "couro" tivesse craquelado e começasse a despedaçar. Com o passar do tempo o descascamento aumentou de tamanho e acelerou. Fui à loja reclamar. Tudo muito tranquilo, disseram que iam "mandar para análise". Uma semana depois eu liguei para saber posição e me disseram que não poderiam fazer nada a respeito porque a bolsa já tinha saído de linha e que "couro vegetal é assim mesmo", ele descasca com o tempo. Questionei que eu não tinha por quê saber que ele descascaria e que em nenhum momento me foi avisado sobre este "processo natural". Que eles não queiram trabalhar com couro natural, tudo bem, mas se vão cobrar tão caro por uma bolsa, acredito que tenham a obrigação de avisar ao cliente que em poucos meses ele poderá perder a bolsa. Reclamei tanto que resolveram "ligar para o escritório" para ver o que seria possível fazer.
Alegaram também que não poderiam trocar porque ela já tinha saído de linha, mas pela conversa notei que de qualquer jeito eles não trocariam. Ainda vem aquela conversinha de mau uso, o que não acontece porque minha mãe usa cadeira de rodas e suas bolsas só vão do colo para a mesa / sofá e vice-versa. Quando eu compro uma bolsa, a não ser uma de festa, espero que ela aguente o batente do dia a dia... vocês não? Acho que esta bolsa era só para ser vista.
Hoje, Quase três semanas depois, fui buscar a bolsa e me informaram que a haviam "consertado". O conserto em questão foi passar tinta nos buracos. Notei que estão surgindo outros descascados e que nem tiveram interesse em cobrir estas áreas com tinta.
Minha mãe comentou que a bolsa sintética da Ana Hickmann que ela tem há dois anos e que foi muito mais usada (quase que diariamente) durou muito mais do que a bolsa da Langak.
Bom, cada um sabe o que vende. Eu sei que não indicarei nem comprarei outros produtos da marca porque agora eu desacredito a qualidade das peças. Não encontro nada por menos de R$70,00, mas corro o risco de não ter a manutenção adequada quando o produto estragar.
Fica o alerta: quando forem comprar perguntem qual a origem do material e se ele tem garantia! Não comprem gato por lebre!
Oh Dani! Que droga! Vá ao procon. Vale a pena reclamar contra esses caras de pau!
ResponderExcluirSil, você está certíssima! Uma amiga me falou sobre o Reclame Aqui e acredita que já encontrei outras reclamações iguais? Uma outra amiga acabou de comentar que comprou uma pulseira cara e um mês depois ela estava preta. Como pode cobrar tanto por produtos sem qualidade nenhuma?
ResponderExcluirIsso é falta de vergonha na cara.
Oi, eu aqui do RJ, tb tenho reclamações sobre esta loja...
ResponderExcluirFui ao Rio Sul, um shopping q fica em Botafogo, e lá existe uma loja desta,
Neste dia já estava decidida a comprar um vestido e uma bolsa q havia visto antes,
Mas o tratamento das venedoras me surpreendeu, na x anterior, fui super bem tratada, acho q por ter levedo 4 pulseiras e uma bolsa... (a minha ainda ñ descascou) mas nesta me olhavam c aquele olhar q só nós sabemos... kkkkkkkkkkkkkkk...
Mas ainda ñ tava nem aí, e qual ñ foi a surpresa qdo vi o preço da bolsa q queria...
Estava mt mais cara do q da última x q estive lá... tipo umas 3x mais...
Bem, enfim... quam perdeu foram eles, pq ñ tinha mais o vestido e eu q tenho amor ao meu $$$, deixei a bolsa CARÍSSIMA prá outra...
Bjs
Belmália Maciel
Bel, acho que você fez bem! Acho que antes de qualquer coisa, se te tratam com desconfiança, não merecem sua fidelidade nem o seu dinheiro, e isso independe da loja. Não importa se você vai comprar um brinquinho de R$5 ou um vestido de R$2.000, você é cliente e merece respeito!
ResponderExcluirAs vendedoras (digo isso no geral) precisam entender que não estão te fazendo um favor, muito pelo contrário! É você quem paga o salário delas, não é mesmo?
Tenho certeza de que você encontrou outras peças que te fizeram feliz e o atendimento que você merece em outra loja!
Beijos prá você!
Oi Daniela! Vi sua reclamação no Reclame Aqui esses dias,, e o link do seu blog. No início desse mês tive um problema parecido com a Langak.
ResponderExcluirComprei uma carteira para dar de presente, e assim que entrei em casa para dar outra olhada nela, vi que estava toda descamada por dentro e começando também por fora. Conversando com uma amiga sobre o que deveria fazer, ela me disse que já teve esse problema também, e que não quiseram trocar o produto. Minha amiga foi quem me informou sobre o tal couro ecológico, pq as vendedoras não avisam sobre isso.
Os produtos são consideravelmente caros para ser desse material, e, apesar da proposta da loja ser bacana, deveriam ao menos vender a preços menores, visto que não duram muito.
No fim, achei melhor reclamar na página da loja no Facebook. Entraram em contato com a loja do Pátio onde fiz a compra e me devolveram o dinheiro, pq eu não quis fazer uma troca por outro produto do mesmo material.
Acredito que hoje em dia resolver esse tipo de problema pelo Facebook pode ser mais efetivo, apesar de expor o caso para quem quiser ver.
Bom, é trocando essas experiências que alcançamos nossos direitos como consumidores, né?
beijos!
Thaís, muito obrigada pelo seu comentário! Concordo com você em todos os pontos do seu texto. Na época eu ainda não utilizava muito o Facebook, então a ideia não me ocorreu, mas atualmente eu tenho feito isto com outras empresas com as quais tenho tido problemas. A última foi o Santander.
ResponderExcluirRealmente há uma preocupação das lojas e outros estabelecimentos em manter a imagem pública, e quando o comentário está na página principal deles, eles dão um jeito rápido de resolver o problema.
Quanto ao couro ecológico, acho que deveria vir na etiqueta do produto em bom tamanho, além de ser obrigatório o alerta por parte das vendedoras. Se a loja quer trabalhar com o material, tudo bem, mas o consumidor deve saber exatamente o que está comprando, e deve fazê-lo a um preço justo.
Obrigada pelo comentário! Espero que nos vejamos mais vezes por aqui! Sua opinião é muito bem vinda! Beijo para você e um super ano novo!