domingo, 30 de março de 2014

Bom gosto se aprende

Existem pessoas neste mundo que parecem já ter nascido com bom gosto. São aquelas pessoas que quando conhecemos, sempre tiramos a conclusão de que elas são muito chics, muito elegantes, e que quando falamos alguma destas palavras, sempre associamos seus nomes a elas. Um exemplo: Costanza Pascolato. Vai me dizer que não te lembra elegância? Pois então, é disso que estamos falando!

Costanza rock and roll!

Mas será que as pessoas já nascem com o talento para a elegância? Eu diria que nascem com predisposição, seja pela posição social ou pelo meio com que convive. Se seus pais são pessoas elegantes, conhecem arte, gastronomia, ou simplesmente buscam sempre conhecer o que o mundo tem a oferecer, seguramente você terá mais possibilidades de seguir seus passos e aprender a arte da elegância. Mas veja bem, sua família não precisa ser rica, simplesmente ter o dito bom gosto.

Agora, bom gosto também se adquire com o tempo e o estudo. Não é algo que deve ser chato, mas sim que deve partir de uma vontade. Veja como:

Arte


Conheço muita gente que acha arte uma coisa chata ou difícil de entender. Não é assim. Arte nada mais é que uma forma de estudar a sociedade. Desde os tempos primários a arte existe para imortalizar no mundo os feitos dos Homens, deixando para a História a evolução da humanidade (pense na arte rupestre, grega, egípcia). Sim, é isso mesmo! Muitas vezes a arte ajuda o homem a entender de onde ele veio e o rumo que a sociedade está tomando. 

Desde os primórdios o Homem representa sua realidade através da arte.

A Op Arte (optical art) anunciava uma revolução no modo de enxergar o mundo que começou nos anos 30 e se fortaleceu nos anos 50 e 60.

Arte funciona assim: quanto mais você estuda, mais você aprende sobre o mundo e si mesmo. Para quem tiver interesse, em BH há uma ótima escola, a Maison Escola de Arte, com professores atuantes no mundo das artes e cursos muito interessantes sobre temas amplos (História geral da arte) ou específicos (arte contemporânea, principais movimentos artísticos...) que podem ajudar no entendimento inicial deste universo fascinante!

Estilo Pessoal

Você não tem a obrigação de entender sobre moda para se vestir bem. Claro que todo conhecimento ajuda na qualidade de seu estilo, mas o principal é conhecer a si própria(o). Saber do que gosta, de seus pontos fortes e fracos, da sua rotina (sim, ela também influencia), do que vê na TV e no cinema, do que gosta de estudar... tudo isso faz parte de você e te influencia mais do que você imagina! Basta prestar mais atenção em quem você é para mostrar ao mundo a imagem perfeita que define você!

Cada tipo de corpo pede um tipo de roupa. Se conheça e você estará sempre linda!


Seja curioso e descubra novos interesses

Observe, escute, converse, aprenda. Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais antenadas com o que acontece no mundo e você pode aprender com elas. Tenha bom senso para filtrar o que realmente pode ser bom pra você e o que não. É normal que uma pessoa goste de uma coisa e você de outra. Respeite o gosto alheio e procure conhecer primeiro antes de criticar. Assim todos saem ganhando e você ainda se mostra uma pessoa educada.

Algo muito bom é que a qualidade dos programas de TV a cabo pode nos ajudar bastante na busca por novidades. Gosto muito do canal Arte 1, que é inteiramente voltado para a arte em suas mais diversas formas: moda, gastronomia, pintura, música, cinema, design... e mostra sempre o que está acontecendo no mundo nestes campos. Adoro o programa semanal Estilo Arte 1, que é uma compilação destes temas e além de tudo é dinâmico e traz entrevistas de especialistas. Divertido e cultural!

Seja educado

"Educação vem de berço", ou ao menos deveria vir. Ultimamente tenho notado como as crianças estão cada vez mais terríveis e insubordinadas com raras exceções. Muitas vezes os pais têm deixado a missão de educar na mão da escola, mas a educação básica deve vir do exemplo dos pais. 

Dizer as palavras mágicas como obrigado, por favor, com licença já é um grande exemplo. As pessoas precisam aprender que não estão sós no mundo e que precisam dividir o mundo com os demais. Sendo assim, ninguém é dono da verdade absoluta e saber respeitar a opinião alheia já faz uma grande diferença!

Bom, estas foram algumas dicas para você começar a traçar seu caminho rumo ao bom gosto. Parti das observações que faço como consultora e como pessoa, porque todo mundo sabe identificar uma pessoa elegante. Claro que há mais coisas a se fazer, mas este já é um caminho. 
Sucesso!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Finalmente o básico!




Pode parecer estranho o que eu vou dizer, mas muitas vezes, quando vamos comprar roupa, o mais difícil de achar é o básico. Antes de dizer "o que é isso, o básico é simples!" pare e pense: da última vez em que você foi comprar uma camiseta - T-shirt ou regata - foi fácil achar um modelo que não tivesse estampa, que tivesse uma cor clássica, sem inovação de corte, sem ser curta demais ou larga demais? Acredito que sua resposta tenha sido um NÃO! com ar de surpresa.



Foi pensando nisso que o estilista Dedé Bevilaqua decidiu criar com sua equipe a básico.com, um e-commerce especializado em peças clássicas e simples, sem nenhum excesso. "Existe uma demanda por básico de alta qualidade a preços justos. O que se encontra no Brasil de melhor qualidade é extremamente caro, e os "baratos" simplesmente não entregam conforto, durabilidade, corte, e sobretudo, não encantam. Em nossas pesquisas iniciais confirmamos que a marca preferida de básico da maior parte dos nosso publico alvo são as estrangeiras", comentou o estilista em entrevista à revista Glamour.





A marca oferece roupas masculinas e femininas e entre os clássicos estão as camisetas (manga curta e longa com três tipos de gola), leggings, regatas e tops de alcinha para elas e camisetas, polos e underwear para eles.



A empresa se preocupou em selecionar materiais resistentes e confortáveis, e o melhor, a preços bem competitivos, para atender todo o público ávido pelo mais puro clássico. Já é um grande sucesso!

Para saber mais: