domingo, 13 de dezembro de 2009

A origem das coisas (ou modismo cansa)

Vamos encarar os fatos: modismo cansa! Quando aparece é o máximo (da novidade, do cool, do divertido, da estação)! Todo mundo quer, vira it, é objeto de desejo, daqueles que a gente até sonha de noite, tamanha a vontade... mas depois de um mês ou dois, a gente SIMPLESMENTe NÃO SUPORTA MAIS nem ouvir falar.

Isto aconteceu comigo outro dia, quando saí à rua e vi uns meninos moderninhos, todos de óculos wayfarer da Ray-Ban. Eles eram TÃO moderninhos, que tive a impressão de que eles passaram
horas na frente do espelho cuidando de cada detalhezinho da produção. A coisa deixou de ser espontânea, saca? Não eram eles de verdade. Era o estilo da vez que se aprontava prá sair de casa. Isto é o que me irrita: não há lugar para a personalidade, só para o personagem. Eu gosto de ver gente como o meu namorado, que tem o rock na veia e que abre o armário e pega a primeira roupa que vê pela frente e sai sempre rockstar, porque ele simplesmente é aquela imagem que mostra pros outros. É diferente do menino que realmente aparenta ter ficado três horas passando gel no cabelo prá fazer um moicano e depois sai pela rua prestando atenção se está sendo observado ou não. Ele perde a naturalidade, porque o estilo foi todo comprado, não faz parte dele.

Voltando aos óculos, eu os acho demais e também gosto de saber que voltaram à moda. Eu sei também porque voltaram à moda. Aposto que 98% das pessoas que usam o wayfarer não fazem a mínima idéia de que eles foram criados pela Ray-Ban em 1952, e que foi revolucionário por ter sido o primeiro modelo de óculos no mundo a ser inteiramente feito de acetato. Eles vieram substituir as armações mais antigas, feitas de metal e consequentemente mais pesadas. Na época fez tanto sucesso que todo mundo usava, de Bob Dylan a Audrey Hepburn (lembra da bonequinha de luxo?). É bom mudar o visual, mas também é bom saber a origem das coisas. Não sejamos consumidores burros. Usar só porque é moda? Usemos porque tem a ver com a gente.


As fotos dizem tudo: A lady e o rockeiro com os mesmos óculos, cada qual com seu estilo e simplesmente perfeitos!

Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário