quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cadernos para que te quero!

Eu sempre fui apaixonada por artigos de papelaria. Sou capaz de entrar em uma loja e passar horas namorando cadernos, canetas, furadores especiais, cartões... 

A paixão herdada da minha mãe me faz sempre buscar novos produtos. Sempre tenho uma ótima desculpa para comprar mais um bloquinho de notas ou uma caixa de lápis de cor. O mais bacana é que de uns tempos prá cá eu tenho notado que mais e mais pessoas têm manifestado essa paixão por artigos especiais e que as empresas têm buscado desenvolver linhas mais sofisticadas.

Tudo começou há alguns anos, quando a mítica Moleskine ressurgiu das cinzas com seus produtos maravilhosos brilhando em papelarias da Europa. Para quem não conhece, os cadernos moleskine foram produzidos por uma família francesa de encadernadores por mais de um século e atenderam clientes como Vincent van Gogh, Ernest Hemingway e Pablo Picasso. Talvez o que tenha feito com que fossem os preferidos dos artistas tenha sido a simplicidade e a praticidade: cadernos em um tamanho prático, que cabem no bolso, de capa preta e tira elástica que permite guardar papéis dentro; Talvez tenha sido o lugar em que eram vendidos: eles estavam disponíveis nas papelarias frequentadas por artistas de Paris.


Milhões de motivos para comprar um. Ou dois. Ou três...


Nos anos 80 a produção do caderno cessou, só voltando - triunfalmente! - a ser produzido em 1997 , após a compra dos direitos por um fabricante milanês. É aqui que tenho que dizer que amo os italianos. Sempre sabem valorizar as coisas boas da vida.

Hoje a Moleskine tem uma linha gigantesca de produtos, desde cadernos sem pauta, até cadernos para músicos, guias de viagem, cadernos porta-arquivo, cadernos de desenho e até para aquarela. Outra coisa que adoro: todos têm um bolsinho interno para guardar cartões e papéis soltos!


Sonho de consumo. Quero todos!!!


O sucesso mundial foi estrondoso, fazendo com que este caderninho se tornasse objeto de desejo. Como não era muito fácil encontrá-lo por aqui - e quando encontrávamos nem sempre tinha um preço razoável - algumas marcas nacionais decidiram investir mais neste estilo. No YouTube vocês podem encontrar centenas de artistas mostrando seus cadernos e sua arte em vídeo. Para passar horas em frente ao pc...


Um dos vídeos mais bacanas da Moleskine!

Uma marca que eu gosto muito é a Cícero Papelaria. É uma empresa de São Paulo que fabrica modelos básicos, de capa preta e tira elástica, até modelos encapados com tecidos coloridos. Eles têm agendas, cadernos com pauta, sem pauta e um tamanho bem prático. São lindos, de qualidade excelente e um preço muito bom! Comprei dois de tecido (um vermelho e um azul) na Leitura (livraria tradicional de BH) por mais ou menos R$ 30 cada.


Isto é um sonho! Uma das estantes da loja Cícero em São Paulo!


Uma coisa que gosto muito na Cícero... Capas e elásticos coloridos!!

Também há os cadernos da Tilibra, mais fáceis de encontrar em todo o país. Eles também seguem a linha dos cadernos Moleskine e o bacana é que tem algumas cadernetinhas pequenas, para carregar no bolso ou na bolsa. Ótimos para ter um caderninho para notas rápidas, que não pesa e não ocupa espaço. Os preços variam de acordo com o tamanho e a utilidade, mas estão nesta faixa de R$ 30 os cadernos mais básicos de tamanho médio.


Caderno Tilibra sem pauta


Caderno Tilibra - bolso interno

Não posso dizer que um é melhor que o outro. Cada pessoa tem um desejo, cada pessoa gosta de uma cor. O melhor é procurar em grandes e pequenas livrarias, descobrir produtores que fazem cadernos lindos e quase únicos e assim descobrir onde você guardará sua história!

Ah! Outra dica boa! Procurem em lojinhas de museus. Sempre encontrarão cadernos inspirados em artistas renomados, com capas lindas e preço ótimo! Para guardar e presentear.

PS: Os sites de todas as marcas citadas aqui estão linkados no texto. Beijo!

2 comentários:

  1. Lindo o post! :)

    Dani, adoramos o seu comentário na semana passada! Muito obrigada, ficamos bem felizes!

    Que bom que gostou da coleção! A gente vai avisando pelo blog quando chegarem mais coisas novas, viu?

    Beijo beijo, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, meus queridos! Vai ser um prazer comentar as novas peças! A coleção está linda!

    Um beijo prá vocês também!

    ResponderExcluir