quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Top Shop: o que há de tão legal na loja?

Fachada da loja
Foto: Estilo C

Foi o que fiquei me perguntando depois de andar pela loja inaugurada recentemente no JK Iguatemi. Tá certo, ela faz parcerias com os estilistas mais bam-bam-bam do momento e por conta disso sempre que uma coleção deste tipo é lançada, há alvoroço lá na porta.

Também reconheço a importância que ela passou a ter para a moda por conta desta iniciativa, mas posso ser sincera? Fui à loja, ansiosíssima, e saí bem decepcionada. Não achei nada de mais, e olha que eu fucei. Na verdade, com os impostos, as roupas que deveriam ser de moda legal e barata, passam a ser caras demais para uma qualidade duvidosa. 

Talvez seja questão de sorte, mas não tive coragem de comprar as peças que experimentei, porque a impressão era de que acabariam na primeira lavagem. Gostei das estampas, muitas lembrando bem nosso verão, com folhagens e flores, mas tudo levinho demais, fininho demais, e daí a sensação de que não duraria muito.

Foi por isso que pesei a beleza das roupas com a qualidade e o preço e a equação não teve resultado positivo. Uma calça legging de algodão fininho estampada estava na faixa de R$ 179,00.

Olha a dita cuja aí!

A linha mais adulta tinha um material melhor e peças que iam de R$ 159,00 a R$ 199,00. Lá, as coisas valiam mais a pena.

Para a gente ter uma ideia de comparação de preços, vamos pensar na Zara, que é mais próxima da Top Shop do que a C&A ou a Renner. A Top Shop tem mais moda. A Zara ainda tem um estilo um pouco mais clássico e a Top Shop é sempre mais ousada, mas se formos pensar em preço e qualidade, a Zara sai ganhando (talvez por isso esteja construindo sua mega loja bem ao lado da concorrente inglesa). Uma peça da Zara vai durar mais (digo em termos de qualidade e também de temporadas - a Top Shop no geral é colorida e estampada demais) e você vai sentir que valeu o investimento. Ah, e mesmo a Zara sendo mais clássica, ela tem estilo e não é lugar-comum, o que dá valor fashion às suas peças.


Vitrine da loja. Back to 80's total com essa profusão de cores em um look só. As peças mullet estão com tudo na loja. Para onde quer que você olhe, vai encontrá-las.

Foto: Chris Corcino (que também é consultora e concorda comigo sobre a moda da loja)

A única coisa que comprei - na verdade, realizei um sonho de anos! - foi um casaco impermeável (não, não era um trench) que serve perfeitamente como capa de chuva e ainda tem um capuz. Eu tenho uma certa tara por peças próprias para chuva, sempre adorei, e as capas que eu encontro são sempre aquelas amarelas para pedreiros e outros trabalhadores que se expoem à água. Esta é perfeita para a minha necessidade. Como eu costumo andar muito à pé, vai ser o parceiro ideal para a minha galocha quando as tempestades de verão chegarem. Custou R$ 199,00. Quando eu ia saindo do provador o rapaz que tomava conta da porta ainda me confidenciou que esta peça sairá em um editorial de revista de moda. Só não disse qual.


Para enfrentar os dias de chuva que virão com o verão... (até rimou!)


Taí o preço para confirmar.

O grande tchan da loja é o serviço de personal shopper, que pode ser agendado por telefone. Você pode ter ajuda para comprar um look para uma festa ou mesmo trocar o guarda-roupa inteiro. É um grande diferencial da marca.

Acho que por este post dei a sensação de que a loja não vale à pena, mas talvez eu não tenha gostado por esperar tanto e acreditar que a qualidade dos produtos seria melhor, mas não foi bem assim. Para mim, foi decepcionante sim. Pagar R$ 139 em uma camiseta que não tem nada demais não faz minha cabeça. Encontro peças mais legais e interessantes, com material melhor e preço melhor em outros lugares. Eu gosto do exclusivo e aceito pagar caro por ele (quando há uma qualidade indiscutível), não por algo que centenas de pessoas vão ter igual e que vou ver constantemente nas ruas. Sei que é uma marca famosa, que vem de um dos países mais descolados do mundo, mas ainda assim não me convenceu. Talvez eu não tenha dado sorte com as peças que encontrei quando visitei a loja. Vai ver que da próxima vez me animo mais. A Sephora sim, me fez muito feliz!

No fim, acho que vale o bom senso. Quem tem grana sobrando e não se importa em gastar para ter os itens da moda no guarda-roupa vai se esbaldar e até achar barato; quem precisa ser mais comedida (o) e pensar bem no que vai gastar para não errar e fazer uma compra que seja mais bem aproveitada, pode fuçar que vai achar coisas interessantes também. É só ter tempo e calma para experimentar várias peças e fazer a escolha mais acertada :)

Para saber mais:


2 comentários:

  1. Oi Dani,

    Concordo em tudo com você. E não apenas pelo fato de trabalhar com moda, me submeto a certas coisas como comprar caro e com má qualidade por exemplo, só porque a "loja tal" é do tipo "tem que ter"! Antes de tudo, estilo e personalidade. Essa é a regra.

    O post tá ótimo.

    Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  2. Chris!

    Depois que a gente começa a trabalhar com moda, ficamos mais seletivas e começamos a analisar bem o que vale e o que não. A gente passa a se conhecer melhor - e até oferecemos este serviço com a consultoria, não é? - e por isso deixamos de cair nessas pegadinhas. Nosso papel hoje é ensinar às pessoas como também não cair nessa, salvo aqueles casos de paixonite aguda por uma peça determinada.

    Espero que todos que visitarem a loja - e também outras lojas, por que não? - tenham o bom senso de pesar se vale a pena mesmo pagar um absurdo por algo que vai enjoar em poucas semanas.

    Obrigada pelo comentário!

    Beijo pra você!!

    ResponderExcluir