sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Um pedaço do d'Orsay no Brasil

Os amantes das artes estão em polvorosa pois já chegaram ao Brasil as grandes obras que irão compor a exposição Impressionismo: Paris e Modernidade, que será apresentada  no Centro Cultural Banco do Brasil em duas grandes capitais brasileiras. As obras pertencem ao acervo do Museu d'Orsay, que fica de frente para o Louvre em Paris, separados apenas pelo Rio Sena, e abriga a maior coleção impressionista do mundo.

Jeunes filles au piano - Renoir

A ideia foi apresentar a cidade de Paris pelos olhos dos grandes artistas que viveram por lá e participaram dos movimentos impressionista e pós-impressionista, como Monet, Manet, Degas, Van Gogh, Cézanne e Renoir.


O tocador de pífaro - Manet

A exposição será dividida em seis módulos, três deles dedicados à cidade-luz: "Paris, a cidade moderna", "A vida urbana e seus autores" e "Paris é uma festa". Nestes módulos será possível acompanhar o crescimento e a agitação da vida na cidade, suas festas, construções, mercados e boulevards. 


Nos outros três módulos, a vontade de fugir da cidade para o campo: "Fugir da cidade", "Convite à viagem" e "A vida silenciosa". Aqui será possível ver obras que registram a vida mais tranquila, como a obra de Monet que vem logo abaixo e também a obra de Manet, logo acima, mostrando a volta para dentro de si, dedicada às leitura, à música e a vida familiar.

A oportunidade é única, pois estas obras não costumam atravessar o Atlântico para passear em terras tropicais. Aliás, o cuidado que exigem para que isso aconteça é gigantesco, desde caixas feitas especialmente para acomodar cada uma delas, como três aviões para transportá-las (no caso de um acidente aéreo, não se perde todo o acervo) e ainda um período de aclimatação. Serão 85 obras no total.

O lago das ninféias - Monet

Um sonho para quem nunca pôde conhecer Paris. Agora é possível conhecê-la pelos olhos dos maiores nomes da arte mundial.

Para saber mais:

A exposição começa em São Paulo (de 4/8 a 7/10) e segue para o Rio de Janeiro (22/10 a 13/1/2013), sempre nos Centros Culturais do Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário