terça-feira, 30 de outubro de 2012

Frida Kahlo e seus míticos vestidos - A Exposição


Cartaz da Exposição 


Se há uma mulher no mundo da arte capaz de causar verdadeiro frisson no público esta é Frida Kahlo. Mesmo muitos anos após sua morte, este mito segue sendo uma das artistas femininas de maior êxito no mundo. Causa verdadeira comoção qualquer nova notícia, livro ou exposição que traga um pouco mais de informação sobre ela.

É o que tem acontecido nos últimos dois meses: desde que foi anunciada a exposição de seus vestidos (vários deles retratados em suas pinturas) o mundo inteiro enlouqueceu atrás de mais notícias. Aqui eu conto um pouco do que acompanhei sobre Frida, seus vestidos e Diego no decorrer dos últimos anos. 





Há pouco tempo atrás tivemos a notícia de que os vestidos tão famosos de Frida, principalmente o que se vê na capa da Vogue abaixo, creio o mais enigmático de todos, haviam sido descobertos. Ficaram por anos escondidos de todos por ordem expressa de Diego. 

Após o falecimento de Frida, Diego guardou tudo o que dizia respeito a ela - fotos, roupas, objetos pessoais - em um banheiro, alguns baús e guarda-roupas espalhados pela própria Casa Azul, a casa em que viveram. Todas as peças que ela usava estavam lá: vestidos, rebozos, blusas, saias, meias, anáguas, camisas, calças, corsés e até trajes de banho. A ordem de Diego foi para que tudo permanecesse escondido por quinze anos e só então as peças poderiam ser mostradas ao mundo. Seu intuito era o de proteger a intimidade de Frida e a sua própria, até que nada daquilo pudesse gerar alguma ofensa ou tristeza a quem quer que fosse (caso de fotos, cartas, documentos, diários, obras e outros artigos que pudessem causar certo desconforto a pessoas próximas). Após estes 15 anos já seriam apenas História. As chaves dos quartos e baús foram confiadas a Dolores Olmedo, amiga de Diego e Frida, que por sua própria conta decidiu guardar tudo por 50 anos, e recentemente, mais precisamente em 2004, após a descoberta de todo o conteúdo, revelou todo o legado da artista. Chegou então a hora de dividi-lo com o grande público. 

O primeiro "filho" da descoberta foi o livro Frida Kahlo  - Suas Fotos, que conta com a organização de Pablo Ortiz Monasterio. Nele é possível ver fotos de família, de sua Casa Azul, amigos, suas dores e amores. Imperdível para quem quer saber mais sobre esta mulher magnífica!




Agora é a vez de o Museo Frida Kahlo, em parceria com a Vogue México e alguns patrocinadores de peso apresentarem a partir do dia 22 de novembro deste ano a exposição "Las Apariencias Engañan: Los Vestidos de Frida Kahlo". A exposição acontecerá no Museu de Frida, que é na verdade a Casa Azul, a mesma em que ela nasceu, cresceu e morreu, em Coyoacán, na Cidade do México. O mais impressionante é pensar que tudo isto estava guardado lá por anos e ninguém sabia! Eu mesma passei por estes baús e armários e não imaginava que estivessem recheados com este tesouro!





A Vogue México lança também neste mês de novembro uma edição especial sobre Frida e a exposição de seus vestidos. Será um encarte especial da edição de novembro, na qual experts, curadores, artistas contemporâneos, historiadores e escritores tentam desvendar quem era essa mulher que tanto seduz pessoas ao redor do mundo.



O que mais me faz sorrir nesta edição é a escolha da capa. Muita gente diz por aí que "Frida deve estar se remexendo no túmulo por ser capa da Vogue".  Bom, não seria a primeira vez que ela aparece nesta publicação. 

A história que conheço é a de que  a foto usada para este especial é na verdade a capa original de uma edição de 1938 da Vogue US. Nela era apresentada ao mundo a mexicana que vinha revolucionando o mundo da arte. A imagem é de Nickolas Muray e foi feita para comemorar a primeira exposição individual de Frida nos Estados Unidos, que aconteceu na galeria de Julien Levy em NY, durante outubro e novembro do mesmo ano. Muito se diz sobre uma tal edição da Vogue Paris de outubro de 1937 da qual ela teria sido capa com esta imagem, mas a foto só foi tirada em 1938, como se pode ver neste link. A história da foto é verdadeira. Ela foi feita durante a época de sua exposição nos Estados Unidos. Só tenho minhas duvidas quanto a ela ter sido realmente capa da publicação.

Sobre esta edição de Paris, muito se diz e pouco se sabe. Não encontrei em sua biografia nenhuma afirmação de que ela tenha sido capa da revista. Encontrei, por outro lado, uma carta de Frida a Nickolas Muray, autor da foto acima, sobre suas impressões dos franceses e garanto, não foram as melhores. 

O site do Museu Frida Kahlo diz que sim, foi publicada uma imagem de Frida na revista (o mesmo se diz em sua biografia), captada por Toni Frissell, mas não dizem ser esta, tampouco dizem ter sido capa. Fica então mais uma história sobre a pintora.

Para terminar, quem quiser entrar no clima mexicano e celebrar esta grande artista, é só copiar os famosos penteados cheios de flores de Frida Kahlo com o tutorial abaixo! 

Divirtam-se!



Para saber mais:

Exposición "Las Apariencias Engañan: Los Vestidos de Frida Kahlo"

Abertura: 22 de novembro de 2012

Museo Frida Kahlo
Calle Londres, 247 
Del Carmen, Coyoacán
Ciudad de México, D.F., México
01 55 5554 5999

Terças: de 11h às 17h45
Quarta a domingo: de 10h às 17h45



Nenhum comentário:

Postar um comentário