quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tendências de inverno 2013 / Moda Masculina

Queridos leitores,

hoje o post é exclusivamente masculino! Há muito tempo os garotos me pedem mais matérias para eles, e não há maneira melhor do que mostrar as novidades da próxima estação saindo quentinhas da passarela. 

João Pimenta

Há muito eu queria falar desta coleção, que foi a minha preferida (para ser sincera, eu queria tudo pra mim, jajajajaja!). Inspirado nos anos 30, João Pimenta foi o autor da coleção mais bonita e interessante dos desfiles de inverno 2013. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para elevar a elegância ao nível máximo: "Fui buscar onde começou a elegância do homem brasileiro. Imagino que o nosso dândi tenha aparecido nesta época", palavras do próprio João.



Burgundy em terno muito bem cortado. Adorei as calças mais curtas com as botas. Novíssima proposta para o inverno 2013!

O corte mais militar também aparece na moda masculina

Quem tem medo de listras?

Ou de bolinhas? Lindo, lindo, lindo!

Para os rockeiros de plantão, couro.

E para ver mais, tem outras delícias aí embaixo!



Ermenegildo Zegna

Agora, se você não gosta de muita invencionice e prefere um visual mais clássico, inspire-se em Ermenegildo Zegna.

Quando eu digo que um bom casaco / sobretudo é peça fundamental em um guarda-roupa, é disso que estou falando. Se você acha que aqui não faz frio suficiente para renovar os seus todo ano, compre uma peça que nunca vai sair de moda e esteja elegante sempre.

Mas se você gosta de novidade e não quer encontrar ninguém igual a você na rua, pode inovar em tudo, como neste look: camisa xadrez, gravata de lã, paletó jeans e calça espinha de peixe. E fica tudo lindo. O trunfo foram as cores neutras escolhidas para as peças.

Para dias muito frios, um tricô de gola rolê pode funcionar muito bem. Com uma calça bem cortada e um sapato clássico, pode fazer seu fim de semana ser quase um passeio pelos Hamptons. Ah, e não se esqueça das luvas!

Dsquared2

Sou fã da Dsquared e acho que ninguém sabe ser mais cool and sexy do que eles quando se trata de moda jovem. Gosto da marca porque é ousada em suas misturas e sempre aposta em cor para dar um up no visual.


A Dsquared sempre tem parkas nas suas coleções de inverno e acho que é um casaco cheio de estilo e muito prático. Tem cara de férias! Adoro o pullover mostarda, quebrando os tons escuros do look.

Para a sexta casual no trabalho, camisa de manga comprida, pullover e calça bem cortada. Se sua empresa libera o jeans, que seja escuro e com corte de alfaiataria. Ah, e nada de tênis. Mantenha o sapato clássico.

Nós falamos da tendência militar na moda feminina, e ela aparece também na moda masculina, seja na cor verde-oliva, seja no corte dos casacos.

Para ver todo o desfile, veja na íntegra aí embaixo:




Agora que já falamos de passarela, vamos falar da moda de rua?

Quem gosta de moda sempre ouve aquela famosa frase que diz que não há muita novidade na moda masculina. Eu discordo. É verdade que a moda feminina oferece maiores possibilidades, até pela quantidade de peças a mais que uma mulher pode vestir no dia a dia: infinidade de comprimentos de saias, casacos, calças, modelos de blusas... e ainda por cima nos apoderamos cada vez mais das peças do guarda-roupa masculino (o que aconteceu atualmente com os oxford e os slippers). 

Tá, mas isso não quer dizer que os homens tenham que vestir sempre a mesma coisa do mesmo jeito, não é? Dá pra variar muito o que vocês usam, mudando o olhar sobre as peças que passeiam nos seus guarda-roupas. Querem ver como?


Quem foi que disse que quando se usa colete não se deve usar suspensório? Neste caso funcionou e muito! A grande sacada foi usar suspensórios bem finos e da cor da calça e dos sapatos. Deste modo não há excesso de cores no look e as tatuagens ainda foram destacadas por conta das mangas arregaçadas até os cotovelos.


Um truque de styling que eu amo e que é muito usado lá fora, principalmente na Europa, é o da meia colorida ascendendo o visual escuro; basta um simples toque de cor para quebrar a sisudez do look. No caso, a meia amarela ficou ótima com os sapatos marrons e o jeans azul profundo.


Eu simplesmente amo esta combinação! Reparem no casaco por baixo do paletó: é de linha e tem abotoamento duplo, o que cria um desenho interessante na gola. Por baixo do paletó fechado, consegue criar um desenho bonito próximo ao pescoço, levando o olhar diretamente para lá. Super elegante!
PS: Para usá-lo, escolha um paletó que não seja muito ajustado ao corpo para não parecer inchado ;)


Escolher um único tom e trabalhar todo o visual em cima dele pode criar algo completamente novo! É o caso da foto acima, na qual vemos o marrom em seus mais variados tons: vai do caramelo ao tabaco, passando por um marrom dourado e terminando no tom resina dos óculos. Vejam como fica interessante e nem um pouco sem graça!


A temida camisa rosa! Minha vida inteira vi homens morrendo de medo dela. Muitos pensam que sua masculinidade vai ser posta a prova caso a levem no corpo. Acho horrível este pensamento! Tenho um primo lindo, que tem cabelos bem escuros e pele morena que usa muito porque sabe como a cor realça suas características naturais. Ponto pra ele! Vejam como isso acontece também em um look com peças azul-marinho e pretas. Todas ganham destaque em um fundo claro e suave. Vale experimentar!

E os acessórios?

Eu acho que os homens deveriam tirar mais proveito dos acessórios. Aqui no Brasil há um certo preconceito para com eles, dizem que não é coisa de macho, mas eu acho isso bobagem. Assim como as mulheres usam anéis, pulseiras e colares para ficar mais bonitas, os homens podem e devem fazer o mesmo. Acho que o excesso nem sempre fica bem; tem que ter muita personalidade para segurá-lo, mas um toque de cor ou de brilho de vez em quando pode dar ao look a personalidade que ele precisa.

Gosto da ideia das pulseiras de linha em um look mais básico e casual, como o da calça caqui com a camisa jeans. O que era simples ganha um toque de cor e personalidade, ainda mais se misturado às pulseiras de contas de semente e madeira. Étnico chic no ato!

Este é um exemplo de mistura de cores que deu certo. Quando a gente olha a primeira vez, pode ter a sensação de que há muita informação, mas não necessariamente nos incomoda. Quando olhamos com calma, vemos o por quê. Foram usados quatro tons: o vermelho, o azul, o branco e o cáqui. Os três primeiros tons estão mesclados nos três itens estampados: a gravata, o colete e o lenço. Fica a dica: quando for misturar estampas, olho nas cores! São elas que podem definir uma boa mistura!


Esta é para aqueles que gostam de novidades e passam longe do super clássico: a jaqueta Scott James tem botões coloridos! E ainda combina com as cores da camisa xadrez!


Este é outro acessório muito usado no exterior, principalmente em países em que o frio costuma castigar: os cachecóis e echarpes tem vez sim no guarda-roupa masculino. Quando coloridos, tiram a seriedade dos tons escuros típicos do inverno. São práticas para aquecer o pescoço em dias mais frios. Também gosto das luvas para deixar as mãos quentinhas!

A moda masculina oferece tanta coisa boa que este foi o primeiro post. Podem aguardar por mais, logo, logo!

Para fechar em alto estilo, fica a dica:


"Ser macho é questão de nascimento, ser homem é questão de idade, mas ser um cavalheiro é questão de escolha".

Até a próxima!

Veja também:


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Style Sight apresenta as maiores tendências da Fashion Week de Londres

A Style Sight, empresa especializada em tendências para o mercado de moda, foi à Fashion Week de Londres entrevistar os grandes experts do mundo da moda sobre o que eles detectaram de mais importante dentre todas as propostas apresentadas para o inverno 2014.

Grandes nomes como Jessica Stein (blogger), Mariella Tandy (Tatler Magazine), Natalie Massenet (Fundadora do site Net-a-Porter) e Hilary Alexander (Diretora de moda do Daily Telegraph) deram sua opinião para a Style Sight.

O resultado foi:

  • Metálicos (Matthew Williamson, Mary Katrantzou, Lucas Nascimento, Temperley London)
Matthew Williamson

  • Estamparia (Mary Katrantzou - simplesmente genial!, Burberry Prorsum, Tom Ford, Moschino Cheap and Chic)


  • Peças em tons de branco (Temperley London, Paul Smith, Matthew Williamson, Lucas Nascimento)
Temperley London

  • Tons pastel (Temperley London)
Temperley London  T
Tom suave mesclado ao preto e ao metálico.

  • Muito rosa forte (Tom Ford, Moschino Cheap and Chic)
Tom Ford

  • Alfaiataria (Burberry Prorsum, Tom Ford, Issa London, Mulberry, Erdem)


  • Cores fortes (rosa, laranja, amarelo, neon) (Vivienne Westwood, Paul Smith, Matthew Williamson, House of Holland, Issa London)
Paul Smith (olha o colorblock aí de novo!)

  • Vinhos e a continuação do burgundy (Vivienne Westwood, Burberry Prorsum, Lucas Nascimento)
Vivienne Westwood

  • Verde militar (Jonathan Saunders, Antonio Berardi. Christopher Kane levou o militar para a passarela através da clássica estampa camuflada em tons de cinza e azul)
Jonathan Saunders

Fotos: Fotosite




Como vocês podem ver, há tendências para todos os estilos e gostos. A moda tem se democratizado cada vez mais, e as tendências existem para dar um direcionamento ao consumidor de moda, além de movimentar o mercado, mas já não há a ditadura de alguns anos atrás. Você deve vestir o que gosta e o que quer! A preocupação com o que o outro vai pensar não existe mais; é o seu gosto pessoal o que te torna uma pessoa única!

Pensem nisso!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tendências do inverno 2013 - segunda parte

Continuando nossa série de tendências, vamos falar hoje daquelas que são clássicos absolutamente amados e que sempre estão de volta às passarelas e às vitrines. Se você ficou com pena de jogar seu poncho ou seus braceletes de acrílico fora, é hora de tirá-los do armário, porque não vai haver nada mais in no próximo inverno.

Vamos conferir o restante da lista?

Transparências

Quando a gente fala em transparência, inevitavelmente pensa em verão, pele a mostra, sol, mas já faz um tempo que esta tendência deixou de ser a cara das estações mais quentes do ano, para se revelar por baixo de casacos enormes e elaborados. É um contraponto interessante e muito sexy. Também é uma tendência muito apropriada para o Brasil, país no qual o inverno nem sempre é frio...

Nas passarelas:


A TNG tem como carro-chefe o jeans, mas para este inverno resolveu mesclá-lo com transparências.


A Sacada brincou com opostos, misturando o tule com o couro


Gianfranco Ferré trouxe duas tendências fortes para o inverno 2013: a transparência e o burgundy


Nas ruas:



A delicadeza da capa lilás acrescenta feminilidade ao look


O cardigan azul marinho protege o corpo enquanto o vestido rosa esvoaçante revela as formas das pernas. 



Tirei o chapéu para Kate Middleton quando a vi com este vestido maravilhoso de Jenny Peckham em um evento da realeza. Prova de que o sexy pode ser extremamente elegante.


70's

Se há uma década amada pelos estilistas, são os anos 70. Nenhuma outra década é tão reinterpretada temporada após temporada quanto esta. Sempre há uma novidade, alguma peça mais em voga (seja a pantalona, a calça boca-de-sino ou as jaquetas superbrilhantes e trabalhadas), mas ela é simplesmente inconfundível. Este inverno os anos 70 vêm um pouco mais literais, podendo misturar peças como a calça flare (uma versão mais suave da boca de sino) com as batas coloridas. Vai do gosto de cada um. Se você não se sente segura para usar tudo junto e tem medo de ficar com o look datado, use tudo separado e crie sua própria versão da década-disco!


Nas passarelas:


Um bom chapéu de feltro com abas largas e peças de bijoux exóticas já podem criar o mood 70's, como podemos ver na Elle deste mês, no editorial dedicado à Aline Weber.

Aliás, podem apostar no chapelão, que é  tendência forte de inverno e já está nas ruas de todo o mundo! Vários estilistas apostaram nele.



Outra imagem do desfile de inverno de Gianfranco Ferré: macacão (outro ícone dos anos 70) com super decote e pernas amplas. Quem não quer uma peça dessas no armário?




Segundo a Gucci, a tendência pode continuar no verão, por isso é bom escolher peças com características que funcionem bem nas duas estações, como os tecidos mais leves. Guarda-roupa bom é guarda-roupa versátil!

Nas ruas:



Olha o chapelão aí de novo! Pode apostar sem medo, porque ele deixa qualquer mulher elegante no ato!



Pantalona branca de cintura alta, camisa jeans e bolsão de pele. Este é o espírito 70's versão 2013!



Uma produção em tons caqui com a calça flare e o cardigan trazendo o ar seventies para o visual. Reparem no detalhe do abotoamento nas costas: super fácil de fazer e que muda totalmente a cara da roupa! O chapéu fecha o look com chave de ouro!


Garota do campo

O velho-oeste é aqui! Essa tendência demorou um pouco para reaparecer, mas voltou com tudo. Pode tirar as esporas do armário! O primeiro reflexo desta tendência são as pulseiras de miçangas que começaram a pipocar por aí e prometem substituir as modelo shambala, que vimos incessantemente nos braços das meninas mais antenadas da moda. A Globo saiu na frente e usa exaustivamente em personagens da novela das 19h. Também vão surgir nas vitrines camisas com ares country, com recortes e bordados. As botas vêm mais clássicas, com o salto mais quadrado e baixo, lembrando muito as usadas pelos cowboys originais. Os tecidos que mais remetem a este estilos são os jeans e também o chamois, principalmente em tons crus. Lace suas peças preferidas!


Nas passarelas:


Isabel Marant falou, tá falado!



Carlos Miele também apostou no estilo cowboy como inspiração para seu desfile em NY





Pedroi Lourenço trouxe o campo para seu desfile de forma bem sutil. Os cavalos foram estampados em tecido bem brilhante (vinil), de forma que você precisa prestar atenção para decifrar a estampa.

Nas ruas:



Contrapor o jeans, que é um tecido pesado, com uma blusinha leve e bordada, garante feminilidade ao look. Ah, e não esqueça o cinto de fivela!


As pulseiras de miçangas prometem ser a nova febre em acessórios! Para entrar no clima apache imediatamente!


Os bordados da blusa dão o toque artesanal que o estilo campestre traz. O blazer jogado nos ombros quebra totalmente o ar romântico, deixando o look mais moderno. Vejam que também há bastante transparência no visual!

A Zara, uma das maiores redes de fast-fashion do mundo, também aposta no estilo para sua primavera-verão 2013. Para ver o vídeo estrelado pela top brasileira Raquel Zimmermann, clique aqui.

Esta foi a segunda parte das tendências de inverno. O próximo post será de moda masculina! Garotos, fiquem de olho!

Veja também:

Tendências de inverno - primeira parte

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A surpresa: O ChilliFashionRock agora tem TV!

Chegou o grande dia! 

Eu havia prometido uma surpresa para este ano e hoje eu tenho a grande alegria de contar para vocês que o blog agora tem uma TV! É! Agora a gente vai mostrar algumas matérias em vídeo. Vamos procurar os acontecimentos mais legais da cidade (e por que não também de fora?) e vamos mostrar para vocês o que anda acontecendo de mais interessante por aí.

Para começar, eu e o Beto Teixeira (Rocambole Filmes)  fomos a Tiradentes durante a 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes para ver toda a movimentação artística que borbulha por lá em janeiro e agora mostramos para vocês o que é o evento através do olhar das pessoas que fazem a mostra acontecer.

Espero que vocês gostem tanto quanto eu estou gostando de fazer a nossa TV! Logo vai ter mais!


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tendências do inverno 2013 - primeira parte

Fevereiro chegou e com ele as grandes promoções do verão. Isso quer dizer que as lojas estão esvaziando os estoques para abrir espaço para as coleções de inverno que já estão quase chegando. É o momento em que ficamos todas loucas (e loucos) para saber das novidades que vem por aí, mas também pode ser o momento em que nos perdemos em meio a tantas tendências que são apresentadas nas temporadas de desfile. Para dar uma luz, vou mostrar aqui algumas das tendências mais promissoras, pensando também na duração pós-inverno delas. 


Vamos começar!

Burgundy

Já era de se esperar que o burgundy, esse vermelho-vinho fosse pegar por aqui, porque foi verdadeira febre nos september issues América do Norte afora. Quando uma tendência é muito forte por lá, geralmente aparece por aqui também, porque é tão vista nas ruas, desfiles, editoriais e celebridades, que acaba virando febre mundial.



Este tom é sóbrio, como costumam ser os tons invernais, mas é mais alegre que o cinza e o preto.

Na passarela:

Chanel também aderiu!

Por aqui Tufi Duek adicionou um toque de brilho 

Ronan Pump por BCBGMAXAZRIA

Os bordados valorizam ainda mais a cor
Desfile Colcci 


Nas ruas:


Vejam como o azul intenso realçou mais ainda a cor. Ótima ideia para mesclar!


Calça e bolsa no mesmo tom!


O casaqueto de renda e os acessórios dourados sofisticam ainda mais a cor.


Alfaiataria

Existem peças que sempre estarão presentes, seja no inverno, seja no verão. Elas são clássicas e caem bem em todo mundo, dando postura, forma e elegância ao corpo.  É por isso que são sempre amadas. Esta paixão se traduz em uma palavra: alfaiataria. Às vezes tem um corte mais solto, outras brinca com algum estilo como o Dandy, mas desta vez ela vem adulta, às vezes um pouco arquitetônica, com cores sóbrias como o cinza, o preto e o branco, detalhes inesperados e promete te deixar ultrachic do trabalho ao happy hour.

Na passarela:



Desfile Glória Coelho, com muito cinza e preto e corte impecável, marca registrada da estilista.


Andrea Marques levou para a passarela duas tendências: a alfaiataria e o grafismo, que no inverno europeu (2012/13) foram os ápices do desfile da Prada

Campanha Prada Inverno 2012/13


Nas ruas:



Camisa com abotoaduras por baixo e blazer preto com botões dourados e mangas de couro, para um toque mais sofisticado.

Combinar cores clássicas é sempre um acerto, como na foto acima que mistura camel e cinza. O toque de cor fica por conta do cinto vinho.




Listras + couro + colete

Militar

Alguns estilos como o militar já se tornaram parte do inverno; vira e mexe ele retorna às passarelas nesta época, seja pelo corte dos casacos, pelo tom verde-exército ou por algum item utilitário. Neste inverno não vai ser diferente, e o militar volta com força total!

Nas passarelas:


A Colcci trouxe não só o verde-militar, mas os coturnos também.


A Ellus se inspirou em uma estética "policial", que remete muito ao estilo militar clássico.



Nas ruas:



A legging e a ankle boot trazem feminilidade instantânea ao look!


Para dias não muito frios, uma camisa verde com detalhes militares pode fazer o look!




Até Kate Middleton adere em eventos da realeza :)


Esta foi a primeira parte das tendências que vêm por aí. Logo trago a segunda parte das tendências femininas e um especial para as tendências masculinas!

Até o próximo post!