Eu confesso que nunca fui uma apaixonada pelo Rio. Estive na cidade maravilhosa quando criança, voltei na adolescência, mas nunca tinha dado um click em mim que me fizesse enxergar toda a beleza daquele lugar.
Eu sempre amei São Paulo. Cinza, agitada, aquela sim era a cidade que fazia meu coração disparar. Mas foi no ano passado, depois de problemas pessoais graves e a oportunidade de conhecer ao vivo duas amigas queridas de longa data e rever o meu ídolo de uma vida que o Rio passou a viver no meu coração. Acho que por ter sido o cenário da redenção da minha vida, como um prêmio depois de todo aquele perrengue que eu tinha vivido, foi que ele se tornou meu alento.
Uma amiga amada (uma das que conheci no ano passado, a Fagna) sempre me indagou o por quê de eu dizer que não gostava do Rio. "É por causa das notícias de jornal?" Eu respondia: "Não, Fa, é porque é bonito demais. Parece cenário de novela da Globo." E ela ria largamente pensando que a amiga era doida da cabeça.
Bom, a história é a seguinte: depois do ano passado, Fa passou mais um ano me dizendo pra voltar e a oportunidade surgiu neste janeiro quente de 2014. Lá fomos nós, eu e Humberto Teixeira, passear pelo Rio de Janeiro e de fato conhecer a cidade mais que Maravilhosa (assim mesmo, com maiúscula), para finalmente passar a amá-la com todo nosso coração. (Em tempo, ele tampouco conhecia o Rio. Só havia visitado de passagem).
Então, agora que estamos de volta, vamos fazer um balanço da viagem!
O que é que o Rio tem...
...tem Tour de graça no centro: três jovens guias cariocas se uniram para dar vida a uma ideia: oferecer passeios gratuitos pelo centro contando muita coisa interessante sobre a história do Brasil e do Rio através de sua arquitetura, seus monumentos, personagens e bairros clássicos. Entre os lugares visitados, estão a escadaria Selarón, o Paço Imperial, o Theatro Municipal e os arcos da Lapa. Há muito para ver e aprender. No final, as gorjetas são bem vindas, uma vez que é um trabalho sem apoio financeiro do governo nem de empresas privadas. Vale muito a pena!
Rio Free Walking Tour
Foto: sopacultural.com
Escadaria Selarón com azulejo que leva foto do próprio Selarón
Foto: Daniela Fontes M.
... tem um milhão de museus, sobre tudo o que você quiser ver! Acho difícil achar outra cidade com a quantidade de museus que o Rio tem. Quer saber como era feita a defesa da cidade há alguns séculos atrás? Vá ao Forte de Copacabana. Quer conhecer mais sobre a cultura afro-brasileira? Acaba de ser inaugurado o Centro Cultural José Bonifácio, na zona portuária. Para conhecer tudo, quando chegar ao Rio, peça o Guia do Rio (ou consulte pela internet. É só clicar no nome grifado aí atrás que você já entra na página) nos postos de informação turística espalhados pela cidade. Todos os endereços e informações sobre o que há de novo está lá.
... tem a Confeitaria Colombo que é uma verdadeira perdição! Para tomar café da manhã, vá à Colombo do Forte de Copacabana e peça para se sentar próximo à mureta, para ter a vista das praias de Copa e do Leme. Para o chá da tarde, vá à Colombo tradicional, localizada no centro. Símbolo da belle époque do Rio, está localizada à Rua Gonçalves Dias desde 1894. É do seu idealizador a frase "o cliente tem sempre razão".
Rua Gonçalves Dias, 32, Centro (Confeitaria Colombo)
Praça Cel. Eugênio Franco, n°1, Posto 6, Copacabana (Café do Forte)
... vá à praia e tome mate de tambor! O meu preferido é o mate com limão, metade limonada / metade mate. Se quiser experimentar o biscoito Globo (biscoito de polvilho), compre nas bancas antes de ir à praia. O valor é inflacionado nas areias.
Foto: Sérgio Fonseca
... passeie pelo Jardim Botânico: ainda mais se estiver fazendo muito calor. É o melhor lugar para se refrescar neste tempo absurdamente quente e também para namorar ou dar uma volta com os amigos. Tranquilo, calmo e fresco, o lugar é um verdadeiro paraíso. Se tiver tempo, visite também o Parque Lage (que ficou para nossa próxima visita).
Rua Jardim Botânico, 1.008, Jardim Botânico
Diariamente, 8h às 17h
www.jbrj.gov.br
... assista ao pôr-do-sol no Arpoador e veja como a natureza é perfeita!
Foto: Daniela Fontes M.
Foto: Humberto Teixeira
... assista ao pôr-do-sol no Arpoador e veja como a natureza é perfeita!
Humberto Teixeira...
... e eu, lá no Arpoador!
... dê um olá para o Cristo Redentor: É passeio de turista? É, mas também é de carioca e é imperdível! O passeio no trenzinho proporciona vistas impressionantes desde a mata e encontrar o Cristo no final é fechar com chave de ouro. De lá podemos ver a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jóquei, o Jardim Botânico entre outros ícones da cidade, além das belas praias. A vista é de tirar o fôlego, e ver ao vivo algo que sempre vimos pela TV é surreal.
Rua Cosme Velho, 513, Cosme Velho
Aqui estou eu, dando um like pro Cristo.
Foto: Daniela Fontes M.
Uma das muitas belas imagens que temos do alto do Corcovado.
Foto: Daniela Fontes M.
O Rio há muito tempo atrás...
... também vá ao Pão de Açúcar porque só parece que fomos mesmo ao Rio se subimos nos dois. Primeiro paramos no Morro da Urca e em seguida subimos ao Pão de Açúcar. Deixe para ir mais no final da tarde, assim você pega o pôr-do-sol com vista para o Cristo, ou vá cedo com a família e leve uma cesta de piquenique. Há várias mesinhas para esta finalidade. Divirta-se vendo os miquinhos e não risque as árvores. Caso veja alguém fazendo isso (como nós vimos), chame o segurança imediatamente. O Pão de Açúcar também é nosso!
Av. Pasteur, 520, Urca
www.bondinho.com.br
Vista do Morro da Urca
Foto: Daniela Fontes M.
E a mesma vista há décadas atrás, quando ainda era usado o primeiro bondinho.
Vista do Pão de Açúcar. À frente vemos o Corcovado e o Cristo Redentor durante o pôr-do-sol.
Foto: Humberto Teixeira
... caminhe pelo calçadão. Ele é o símbolo mais acessível do Rio. Bonito, cheio de gente do mundo inteiro, com uma belíssima praia em frente e várias barraquinhas servindo delícias. Para ver o tempo passar.
Copacabana e o calçadão em 1957
Responda rápido: de onde é este calçadão?
E este, de onde é?
Acertou quem respondeu Copacabana no primeiro e Ipanema no segundo. Na dúvida sobre em qual praia você está? Olhe para baixo e obtenha sua resposta.
... vá ao Cevada que pra nós é o melhor bar de Copa. É bar e restaurante na verdade. Serve um almoço pra lá de delicioso (salmão com molho de alcaparras e champignon e arroz de açafrão e tilápia com molho de camarão e arroz com brócolis estão entre as especialidades) e o chopp Brahma Black, super cremoso, que até eu que não gosto de cerveja amei!
Bar Cevada
Rua Siqueira Campos, 12, Copacabana, Rio.
... visite o Real Gabinete Português de Leitura e encante-se com a beleza desta biblioteca. Volumes antiquíssimos e uma arquitetura belíssima. Foi frequentado por ninguém mais, ninguém menos que Machado de Assis.
Rua Luis de Camões, 30, Centro (Próximo à Praça Tiradentes)
Seg. a sex. 9h às 18h
... ande de ônibus e metrô. Não tenha medo. Tendo atenção, não há risco. Não fique exibindo aparelhos eletrônicos caros nem falando tudo o que pretende gastar para não chamar a atenção. Ah, e essa dica é para qualquer lugar do mundo. Assaltante tem em tudo que é canto, não é exclusividade do Rio. Aproveite o ônibus para ter uma noção da localização de cada região e também para ver toda a beleza da cidade. É barato e muito prático!
... vá ao Centro Cultural Banco do Brasil, que tem sempre alguma exposição pra lá de especial acontecendo. Desta vez vimos Yayoi Kusama com a exposição Obsessão Infinita. Vamos torcer para que venha a BH!
Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Ter. a Dom. 10h às 21h
Eu, Humberto e Fagna dando umas voltas na exposição Obsessão Infinita de Yayoi Kusama.
Foto: Humberto Teixeira (e não é montagem, ok?)
... entre nas igrejas e surpreenda-se com a beleza de cada uma delas. Se estiver na Candelária, dê uma olhada na Igreja de Nossa Senhora da Candelária. Imperdível.
Praça Pio X, Centro
Seg. a Sex. 7h30 às 16h; Sáb. 8h às 12h; Dom. 9h às 13h
... comércio também é história. Tem muita coisa legal no Rio e algumas das marcas mais tradicionais que conhecemos desde a nossa infância (na verdade até muito mais antigas do que nós) surgiram no Rio. Entre elas está a Granado, que surgiu em 1870 e teve entre seus clientes o Imperador D. Pedro II. Aproveite e conheça a primeira loja da marca.
Granado Pharmácias: Rua Primeiro de Março, 16, Centro
... conheça o Rio e o estilo do/ da carioca pelas marcas que foram criadas lá. Existem muitas marcas famosas que vieram do Rio de Janeiro, como a Farm, a Via Mia e a Reserva. Mas tem algumas que são ainda mais a cara do Rio como a marca internacionalmente famosa de bolsas Gilson Martins. Super criativo, Gilson cria bolsas e acessórios que são a cara da capital mais amada do Brasil. Imperdível!
Av. Atlântica, 1998, Copacabana
www.gilsonmartins.com.br
Gilson Martins ficou internacionalmente famoso por causa das bolsas de Bandeira do Brasil. Quando fui ao México, fiz muitos amigos por causa da minha. Todos vinham me perguntar "eres brasileña?" e a partir daí o papo rendia!
E pra ver um pouquinho mais do Rio que a gente ama, compartilhamos com vocês um pouco da nossa viagem no vídeo aí abaixo. Inspirem-se e visitem o Rio!
Este post é dedicado a nossa querida Fagna Serra, que ama o Rio mais que tudo e que me ensinou a amá-lo também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário