segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Das trevas à luz: os anjos estão chegando...

Depois de uma longa temporada de sombras e pescoços mordidos, uma lufada de ar fresco leva a escuridão e nos apresenta o que promete ser o sucesso do ano que vem: os anjos. 

A novidade chegou pé ante pé na Europa e Estados Unidos e agora bate asas por aqui. Em um passeio pela Fnac do BH Shopping pude contar doze novos títulos sobre anjos, entre eles o que promete ser a nova saga estilo Crepúsculo - Beijada por um anjo - e Angeologia, de Danielle Trussoni. O primeiro conta uma história semelhante ao famoso romance vampiresco. Uma adolescente se apaixona por um anjo e precisa enfrentar os problemas de sua mortalidade para poder ficar com ele; o segundo conta sobre a luta travada por Nefilins (filhos de anjos e humanos) para dominar o mundo e mescla elementos bíblicos, míticos e históricos. Promete ser a sensação da literatura angélica.

Angeologia - Livro de Danielle Trussoni

Acho interessante este ciclo de anjos e vampiros. Há anos atrás houve um sucesso estrondoso quando foi lançado "Entrevista com o Vampiro" e só ouvíamos falar sobre estes dentuços. Depois a febre passou e neste ano eles voltaram com energias renovadas. Quando eles se vão, os anjos chegam.

 Tom e Brad prontos para morder pescocinhos apetitosos...                             

Estes seres alados são queridos por mim desde sempre. Acredito até que causem mais simpatia entre as pessoas, pois tem uma aparência suave, trazem mensagens de paz e esperança e são uma ligação mais próxima de Deus (tudo o que precisamos agora, não é mesmo?). Todos nós ouvimos quando crianças que um anjinho da guarda tinha sido designado para cuidar de nós quando nascemos e que ele nos acompanharia até o dia de nossa morte. Eles tornam-se assim uma espécie de irmão gêmeo ou amigo imaginário. 

Outro dia eu conversava com um amigo rockeiro sobre fé e ele me contou que conversa com o anjo dele todas as noites. Achei o máximo! Pensava que era só eu, mas fui percebendo que mais pessoas têm esta ligação íntima com estes seres alados.


Nos anos 90 houve uma explosão de anjos nos Estados Unidos. Estavam nos filmes, nas ruas, nos teatros, na TV. Um dos maiores sucessos foi uma peça da Broadway chamada Angels in America, em que um anjo descia à Terra para consolar um paciente terminal de Aids. Teve uma repercussão tão grande que se transformou em série da HBO mais tarde.



Por aqui pudemos ver o seriado Touched by an Angel (Tocado por um anjo) em que uma anja, sua superiora e o anjo da morte vinham à Terra em forma de humanos para ajudar pessoas em problemas e revelavam sua identidade no final para que a pessoa encontrasse o perdão e o alívio para suas dores. 



Quase 10 anos depois eles reaparecem na literatura, no cinema (vem aí o filme Legacy, já lançado nos EUA), na música (veja o novo clip de Michael Jackson e Akon abaixo) e na moda. Plumas e estampas de asas e penas tem sido frequentes nas passarelas. Este mês a revista Elle trouxe esta tendência como destaque e deu o título "Asas do Desejo", alusão ao grande sucesso de 1987 do diretor alemão Win Wenders.

A matéria da Elle de dezembro

A cena mais famosa do filme "Asas do Desejo", quando o anjo contempla a Terra do alto de uma torre.

Eles ainda aparecerão em acessórios, roupas, maquiagem... Tudo suave e etéreo.

O clássico Angel de Thierry Mugler

Pucci - verão 2010


Colar de cristal CC Skye

Anel de cristal CC Skye



Ontem à noite tive um último encontro com anjos: o novo clip de Michael Jackson e Akon está cheio deles!


Akon e Michael ...


... sendo observados pelos anjinhos renascentistas de Rafael de Sanzio.

Fiquem de olho, pois eles podem estar mais perto do que você imagina!


Para saber mais:


Angels in America: http://www.hbo.com/movies/angels-in-america/index.html
Touched by an Angel: http://www.touched.com/touched05/index.php
CC Skye: http://www.ccskye.com/shop.php?pag=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário