terça-feira, 22 de março de 2011

Bespoke: a nova tendência do mercado de moda

Em tempos de moda tão democrática e lojas de fast-fashion cada vez mais populares, as pessoas que buscam exclusividade tem aderido à mais nova tendência do mercado, o bespoke. Traduzindo ao pé da letra, bespoke quer dizer sob medida. A tradução já explica. É algo feito exclusivamente para você, seja um perfume, uma joia, uma roupa, um sapato.

O mais atraente desta tendência é que o cliente pode ter participação direta na produção da peça-desejo. Pode-se escolher o couro de um sapato, o tecido de um terno, as pedras e metais de um anel. O importante é que no final o produto deste trabalho traduza quem é a pessoa que o carrega.

Stefano Bemer é um exemplo de artesão que fabrica sapatos masculinos sob medida. Ele trabalha com 180 tipos de couro e o cliente pode escolher qual (ou quais) vai querer em seu novo sapato italiano. 

Stefano Bemer 
foto: Gianluca Moggi / New Press Photo


Bemer não trabalha com materiais sintéticos. Usa na confecção de seus calçados cola vegetal e  materiais anti-alérgicos para maior duração da peça. O resultado do cuidado da produção (um par leva de 38 a 45 horas para ficar pronto) e dos materiais selecionados é um calçado que não causa estranhamento ao pé. Não há aquela sensação de calçado novo, que nas primeiras vezes em que é usado aperta e incomoda. O calçado produzido por Bemer se adapta perfeitamente ao pé porque foi produzido para um par de pés específico, respeitando suas formas. 

Todo este luxo tem um preço: 2.300 euros. Uma curiosidade: O ator Daniel Day-Lewis passou 10 meses (entre 1999 e 2000) aprendendo como produzir sapatos exclusivos. Bemer diz que ele foi seu melhor aprendiz.

O mesmo acontece com a família Donnini, dona da loja Madovaprodutora de luvas desde 1919 em Florença, Itália. As cores, tecidos e acabamentos oferecem possibilidades infinitas e os (as) fashionistas estão sempre à procura do item perfeito para suas produções.

Loja Madova, da família Donnini

Agora, se você não tem como ir à Itália, não se preocupe. Pesquise. Pergunte. Procure nas pequenas lojinhas de artesãos. Com certeza você vai encontrar um ourives / alfaiate / perfumista que poderá te ajudar a criar a peça dos seus sonhos! 

Eu já tenho o meu!


Para conhecer mais sobre os artesãos citados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário