sexta-feira, 8 de julho de 2011

Na Trilha do Cinema: O Mágico de Oz



Não existe ser humano na Terra que nunca tenha cantarolado o tema principal deste filme. "Over the Rainbow" é uma das canções mais lindas e delicadas já feita para o cinema. Ela fala sobre os sonhos da pequena Dorothy, interpretada magistralmente pela belíssima Judy Garland, quando a estrela tinha apenas 17 anos. 

O filme "O Mágico de Oz" é um conto de fadas que emociona até hoje milhares de crianças e adultos em todo o mundo. Após um furacão a pequena Dorothy é levada à terra de Oz através de um sono profundo. Lá ela se torna muito querida pelos Munchkins, pequenos habitantes daquela terra longínqua após matar a Bruxa do Leste e passa a ser perseguida pela Bruxa do Oeste. A malvada quer os sapatinhos mágicos, os famosos sapatinhos de rubi, que guardam os poderes de sua irmã morta. 

Dorothy sai em busca do Mágico de Oz, o único capaz de levá-la de volta ao Kansas, para que assim ela possa se salvar da bruxa. No caminho a menina faz novos amigos: o Homem de Lata, que busca um coração, o Leão, que quer ter coragem e o Espantalho, que quer um cérebro para poder pensar. Ao longo do caminho, junto ao fiel escudeiro Totó, cãozinho de Dorothy, eles vão descobrir que tudo o que querem já está dentro deles.


Dorothy e Totó 
(Judy Garland e Toto)

Espantalho
(Ray Bolger)
Leão
(Bert Lahr)

Homem de Lata
(Jack Haley)

A história é belíssima e recheada de ensinamentos. Toda criança deve assistir!  O filme foi lançado pela Metro em 1939 e continua encantando gerações!

Curiosidades:

  • O Mágico de Oz teve 4 diretores ao longo das filmagens: Richard Thorpe, que teve seu trabalho considerado insatisfatório (nenhuma cena sua foi aproveitada); George Cukor, contratado como temporário; Vicktor Fleming, que abandonou as filmagens no final para começar a rodar ...E o Vento Levou; e finalmente King Vidor, que se encarregou das cenas em preto e branco, finalizando o filme.
  • Ray Bolger foi inicialmente escalado para interpretar o Homem de Lata, mas após muita insistência conseguiu o papel de Espantalho. O motivo? Seu ídolo de infância, o ator Fred Stone, interpretara o mesmo papel em 1902.
  • Os produtores do filme chegaram a cogitar o uso de um leão de verdade no filme. A ideia seria dublar a voz do animal com um ator contratado.
  • A cada um dos Munchkins foi pago US$ 50 por semana; Ao dono do cão Totó foram pagos US$ 125 por semana.
  • A estrada de tijolos amarelos seria inicialmente verde, assim como os sapatinhos de rubi seriam prata. A mudança foi feita após análise do Technicolor. 
  • A torre de uma base militar em West Point serviu de cenário para a Torre da Bruxa Má do Oeste.
  • Os cavalos do Palácio da Cidade de Esmeraldas foram pintados com cristais Jell-O. As filmagens foram feitas muito rapidamente para evitar que eles lambessem a própria pele e retirassem o produto.
  • Uma outra versão de "Over the Rainbow" foi gravada por Judy Garland em uma cena em que ela estava presa na torre da Bruxa Má do Oeste. A cena era tão triste que Judy começou a chorar espontaneamente e por isso a cena foi cortada do filme.
O elenco do filme:


  • Judy Garland (Dorothy Gale)
  • Frank Morgan (Prof. Marvel / Mágico de Oz / Guarda de Oz / Porteiro da Cidade de Esmeraldas)
  • Ray Bolger (Hunk / Espantalho)
  • Bert Lahr (Zeke / Leão)
  • Jack Haley (Hickory / Homem de Lata)
  • Billie Burke (Glinda)
  • Margaret Hamilton (Srta. Gulch / Bruxa Má do Oeste)
  • Charley Grapewin (Tio Henry)
  • Pat Walshe (Nikko)
  • Clara Blandick (Tia Em)


















A música é de Harold Arlen.


A canção tema mais linda de todos os tempos, eu apresento agora para vocês!




E os looks (isso mesmo, no plural!) inspirados neste clássico do cinema, são estes:



Para o homem de lata pensei em um visual metálico e nada melhor do que o prata para criar o efeito. A calça com recortes dá a mesma sensação de articulação do metal. As ferragens ainda estão presentes na bolsa, na bota e no anel.  O Homem de Lata é Rocker!




Para um visual felino, nada melhor do que pele, couro e estampa animal. O tom caramelo da calça não briga com os sapatos e o colete.Os outros elementos do look carregam tons neutros como palha e preto. O Leão é Boho Chic!


Como o Espantalho estava preso à uma plantação e ele geralmente é feito com peças de roupa do seu criador (um homem do campo), resolvi selecionar peças de material natural: algodão rústico, palha e seda. O meu primeiro impulso foi o xadrez, mas seria muito óbvio, então ele aparece discretamente no chapéu. As espadrilhas mantêm a palha no visual e têm o mesmo tom da bolsa com alça de corda. No fim ficou meio Navy, mas fala sério, ficou legal, né? O Espantalho é Cool & Natural!





...e finalmente, Doroty! Para a pequena menina do Kansas, duas versões: a primeira com vestido de bolinha, laçarote na cintura e sandália anabela mais aberta. Para completar um chapéu de palha. Brincos de coração fecham com chave de ouro! Ótimo para um passeio no parque ou um piquinique. No segundo look quis criar algo um pouco mais literal, com vestido azul rodado (mas este é floral) e um sapato top! Ele não é de rubi, mas tem cristais em todo o salto e no laçarote. Para os cabelos, broche de abelha garante o ar natural / lúdico. As bolsas são um capítulo à parte: com materiais naturais (palha e pedra) ou estampa floral, seguem o visual suave do resto da roupa. Dorothy é Romântica!

Espero que tenham gostado! Sexta que vem tem mais! Bom fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário