terça-feira, 29 de julho de 2014

Normcore: o mundo é fashion! Mas não quer ser mais...

Pois é, o mundo é fashion! Toda vez que abrimos a internet somos bombardeados por um zilhão de imagens, sempre de gente fashion, de lugares da moda, de montanhas de "últimas tendências"... mas a verdade é que isso cansa.

Não sei se vocês passam por isso, mas eu sim. Em épocas de fashion week então, é certeiro. Há uma saturação de moda e estilo na minha cabeça e eu preciso de um tempo. Depois de pensar nisso, fica fácil entender a nova tendência que atende pelo nome de normcore. Isso nada mais é do que a vontade de ser uma pessoa normal, que não se importa com as exigências da moda. É uma tendência (vejam só!) apontada pelas principais agências de tendência do mundo, como a WGSN e a K-Hole.

Uma pessoa normcore sai de jeans e camiseta branca sem a pretensão de ser cool. 

É por isso que marcas de básicos como a Básico.com e a Trade-mark.com têm surgido ultimamente com um êxito maior do que o esperado. As pessoas adoram moda, mas às vezes é preciso dar um tempo e relaxar. Mas é aí que nos perguntamos: ser básico não tem nada a ver com moda?

Eu respondo: tem sim! Pense em Balenciaga (não a marca atualmente, mas na época de seu criador) e você verá como o mínimo de linhas pode fazer o máximo por você sem te sobrecarregar. 

The Sack dress - Balenciaga (1957)


Esta tendência também tem muito a ver com a moda dos anos 90, que em um certo ponto se tornou minimalista, e neste caminho foi deixando os excessos para trás.




Agora, se observamos as fotos das pessoas que seguem o estilo normcore, pensamos: será mesmo que não se importam com moda ou simplesmente constroem looks mais clean com as peças mais queridas da moda atual? Eu ficaria com a segunda opção. Vejam as fotos acima: todas usam acessórios top, mas sem sobrecarregar muito nas produções. Tudo é feito com material nobre, e embora não ostentem marcas, reconhecemos muitas pelas coleções que vimos em passarelas. Também notamos que mesmo as cores básicas recebem um cuidado extra no momento em que são combinadas.

A verdade é que as pessoas querem moda e esta é uma nova corrente, ou uma nova forma de mostrar o que há de mais forte no mundo fashion hoje. É um estilo que vimos nos anos 50, 70 e 90 e que agora retorna criando desejo.


James Dean nos anos 50

Camisa pantalona e bota no look de David Bowie


Campanha da Calvin Klein Jeans, atual com Lottie Moss (a irmã de Kate Moss)protagonizando, mas com um estilo muito anos 90 (vejam o moletom aí!). Ao lado, Kate, nos seus tempos de garota-propaganda da marca.

E então, vai aderir?

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