segunda-feira, 14 de março de 2011

Camp: que moda é essa???

O Camp é o assunto de todas as revistas de moda dos últimos dois meses. Você sabe o que é isso? Não, não é o apelido daquele passeio no mato com direito a saco de dormir, lanterna e repelente de insetos.

Camp é o que une no mesmo pacote Ivete Sangalo, Carmem Miranda e Elton John, passando por Lady Gaga. " O amor pelo artificial e pelo exagero", definiria Susan Sontag, ensaísta americana que criou o termo. A palavra existe desde o começo do século XX e não define apenas o exagero na moda, mas também no comportamento. O Camp não prima pela beleza propriamente, ele quer é aparecer. Ele preza também pela androginia, tão em voga nos últimos anos (vide desfiles de moda nos quais os homens parecem meninas e as meninas parecem homens ou Lady Gaga que até pouco tempo muitos acreditavam ser um homem).

Se você acha que o camp não se encaixa à sua realidade, me responda rápido: você já se fantasiou no carnaval? Porque esta festa tão tipicamente brasileira é uma verdadeira ode a este estilo (?).

Você nasceu nos anos 80 ou antes disso? Seguramente você já foi muito camp durante esta década da sua vida...

Para que fique ainda mais claro, aí vão alguns exemplos:

Lady Gaga

Madonna nos anos 80


Sex and the City nos anos 80

Christina Aguilera

Falcão

Elton John

Agora, que a Bombom ganhou da Lady Gaga no carnaval 2011, disso não tenho dúvida alguma!



Entendeu?
;)

2 comentários:

  1. se eu já fui camp por ter nascido nos anos 80, fui num nível 3, de 0 a 10...
    e isso porque quem escolhia minhas roupas era minha mamis...
    =D

    ResponderExcluir
  2. Carol, às vezes eu vejo umas fotos minhas e me assusto!
    Quando eu fui ao "xou da xuxa" - é, eu fui... - usei um vestido rosa cheio de letras pretas gigantes e o cabelo chitãozinho... Oh God.

    ResponderExcluir