quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Óculos de sol Ray-Ban: acessórios de estilo e símbolo de inovação.

Muitos elementos podem mudar o rosto de uma pessoa (maquiagem, corte de cabelo, plástica), mas nada o faz mais rapidamente do que os óculos escuros. Estes acessórios para o sol foram criados com a função de proteger os olhos dos raios UV, mas atualmente são considerados como um item extremamente "cool" do visual. Eles ajudam a transmitir uma imagem, seja clássica, roqueira, moderna... é só adaptar o modelo ao seu guarda-roupa.

Hoje eu quero falar um pouco mais de alguns modelos que tem feito o maior sucesso atualmente, principalmente entre os jovens. Coincidentemente, são todos da Ray-Ban.

Comecemos pelo modelo mais antigo e talvez mais conhecido, o Aviator. Estes óculos foram criados em 1937 a pedido do Tenente John MacCready, que após um vôo de balão sob o sol forte, queimou a retina e decidiu que era hora de ter um acessório que protegesse mais os olhos dos raios solares. Foi por este motivo que ele procurou a Bausch & Lomb, maior loja de óculos da época e encomendou um produto que pudesse proteger os olhos dos pilotos de forma mais eficiente, mas que fosse mais leve do que os óculos de vôo tradicionais e também mais estilosos. 

Foi da criação do protótipo desenvolvido pela Bausch que surgiu o nome Ray-Ban. Explico: o modelo tinha lentes verdes anti-reflexo que impediam a entrada dos raios infravermelhos e ultravioletas. Foram unidas as palavras Ray (raios) e as três primeiras letras de bannish (banir), criando o nome pelo qual os óculos de sol mais queridos do mundo seriam mundialmente famosos. 



O modelo Aviator foi rapidamente aceito pelos colegas do Tenente MacCready e se popularizaram entre os pilotos e aviadores, daí então o surgimento do nome. O sucesso do modelo foi tão grande que a Bausch & Lomb abriu uma fábrica só para fabricar este modelo! O sucesso tornou-se ainda maior com a chegada da II Grande Guerra Mundial, por conta da divulgação das imagens dos militares americanos . Durante a guerra, o General Ex. Douglas MacArthur chegou à uma praia das Filipinas usando seu Aviator e todo mundo passou a querer ter um igual. Foi aí que a Bausch & Lomb abriu as vendas, antes restritas aos militares, para o público em geral.

General Ex. Douglas MacArthur nas Filipinas.

O clássico é o de lentes verdes e armação dourada, mas com os anos o modelo foi sofrendo algumas mudanças para satisfazer um número maior de consumidores, mudando cores de lentes e armações.

Quem usou:

Tom Cruise em Top Gun é um clássico.


Johnny Depp


Em 1952, a Bausch & Lomb , sempre inovando, resolveu lançar um modelo de óculos que fosse mais leve do que os modelos tradicionais de armação metálica e lentes de cristal. Seu designer, Raymond Stegeman criou então o Wayfarer, óculos com armação plástica. A inspiração de Stegeman foram os carros da época com a traseira rabo-de-peixe. Ele vendeu o desenho à Bausch & Lomb que teve a ideia de vendê-los aos pilotos, mas que não funcionou muito bem. Quem realmente adorou foram os artistas e cantores de Hollywood.


O Wayfarer


Por conta do sucesso, o modelo começou a aparecer em diversos filmes, entre eles o clássico Bonequinha de Luxo, no qual é usado por ninguém mais ninguém menos que  Audrey Hepburn. 

Audrey em cena clássica do filme "Bonequinha de Luxo". Logo atrás dela um carro com traseira rabo-de-peixe.

Detalhe dos óculos.

Uma curiosidade. Para quem nunca pesquisou, Wayfarer significa viajante, caminhante, transeunte. Não à toa é um dos modelos mais vistos nas ruas atualmente. Mas não foi sempre assim. Nos anos 70 este modelo quase desapareceu do mercado, após duas décadas de sucesso estrondoso. Para reavivar a imagem do modelo, a Ray-Ban resolveu investir em uma jogada de marketing e começou a pagar vários cineastas para que novamente os inserissem em seus filmes. Foi aí que o modelo ganhou novo fôlego e hoje é mais um clássico de sucesso da marca.

Quem usou:

O ex-presidente americano John F. Kennedy

Bob Dylan


Tom Cruise de novo, o melhor garoto-propaganda da marca.

Os Irmãos Cara-de-pau.

Rachel Bilson com um modelo grandão como o de Audrey

Hoje a Ray-Ban pertence a uma empresa italiana que a comprou em 1999, mas nunca deixará de ser um ícone do estilo americano.

Uma última curiosidade! A Bausch & Lomb foi criada por dois imigrantes alemães, John Jacob Bausch e Henry Lomb em 1853 e é uma empresa que soube inovar ao longo das décadas. E nós agradecemos!

Fonte de pesquisa: Site Ray Ban

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