terça-feira, 29 de julho de 2014

Normcore: o mundo é fashion! Mas não quer ser mais...

Pois é, o mundo é fashion! Toda vez que abrimos a internet somos bombardeados por um zilhão de imagens, sempre de gente fashion, de lugares da moda, de montanhas de "últimas tendências"... mas a verdade é que isso cansa.

Não sei se vocês passam por isso, mas eu sim. Em épocas de fashion week então, é certeiro. Há uma saturação de moda e estilo na minha cabeça e eu preciso de um tempo. Depois de pensar nisso, fica fácil entender a nova tendência que atende pelo nome de normcore. Isso nada mais é do que a vontade de ser uma pessoa normal, que não se importa com as exigências da moda. É uma tendência (vejam só!) apontada pelas principais agências de tendência do mundo, como a WGSN e a K-Hole.

Uma pessoa normcore sai de jeans e camiseta branca sem a pretensão de ser cool. 

É por isso que marcas de básicos como a Básico.com e a Trade-mark.com têm surgido ultimamente com um êxito maior do que o esperado. As pessoas adoram moda, mas às vezes é preciso dar um tempo e relaxar. Mas é aí que nos perguntamos: ser básico não tem nada a ver com moda?

Eu respondo: tem sim! Pense em Balenciaga (não a marca atualmente, mas na época de seu criador) e você verá como o mínimo de linhas pode fazer o máximo por você sem te sobrecarregar. 

The Sack dress - Balenciaga (1957)


Esta tendência também tem muito a ver com a moda dos anos 90, que em um certo ponto se tornou minimalista, e neste caminho foi deixando os excessos para trás.




Agora, se observamos as fotos das pessoas que seguem o estilo normcore, pensamos: será mesmo que não se importam com moda ou simplesmente constroem looks mais clean com as peças mais queridas da moda atual? Eu ficaria com a segunda opção. Vejam as fotos acima: todas usam acessórios top, mas sem sobrecarregar muito nas produções. Tudo é feito com material nobre, e embora não ostentem marcas, reconhecemos muitas pelas coleções que vimos em passarelas. Também notamos que mesmo as cores básicas recebem um cuidado extra no momento em que são combinadas.

A verdade é que as pessoas querem moda e esta é uma nova corrente, ou uma nova forma de mostrar o que há de mais forte no mundo fashion hoje. É um estilo que vimos nos anos 50, 70 e 90 e que agora retorna criando desejo.


James Dean nos anos 50

Camisa pantalona e bota no look de David Bowie


Campanha da Calvin Klein Jeans, atual com Lottie Moss (a irmã de Kate Moss)protagonizando, mas com um estilo muito anos 90 (vejam o moletom aí!). Ao lado, Kate, nos seus tempos de garota-propaganda da marca.

E então, vai aderir?

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Qual a cena de cinema da sua vida?

A magia do cinema é indescritível: nos transporta a outros tempos, a lugares mágicos, ao passado e ao futuro sem que precisemos sequer nos levantar da poltrona. Ao longo da nossa vida vamos acumulando imagens, cenas que guardamos de nossos filmes favoritos, e elas vão formando na nossa imaginação um mundo perfeito, que guardamos pra sempre na memória.

Eu nasci em 1980 e desde então carrego comigo algumas cenas épicas daquela época e de outras que mesmo quando eu tiver 100 anos ainda vou me lembrar. Essas são as minhas. Quais são as suas?


Singin' in the Rain - 1952





Grease (Nos tempos da Brilhantina) - 1978



Footloose - 1984
(Tem uma homenagem legal no final!)





Curtindo a Vida Adoidado - Ferris Bueller's Day Off - 1986



Quero ser grande -  Big -  1988



Vem Dançar Comigo - Strictly Ballroom - 1992
(Essa sempre me faz chorar...)




E aqui vão algumas outras homenagens a outro filmes igualmente importante para os amantes de cinema:

Dirty Dancing (1987) 

Participação de Jennifer Grey, protagonista do filme (e também a irmã de Ferris Bueller em Curtindo a Vida Adoidado), em um programa da ABC, relembrando as cenas de dança mais importantes do filme.


E uma bela homenagem a Patrick Swayze...




Espero que tenham se divertido! Até breve!

domingo, 20 de julho de 2014

Que alegria! Os anos 90 voltaram!

Sim, sim, sim! Os anos 90 estão de volta e eu espero que fiquem por muito tempo por aqui! Muitas das tendências deste inverno frio - sim, faz frio! - vieram diretamente dos anos 90. A moda é cíclica e costuma seguir uma ordem. Depois de uma overdose de anos 80, naturalmente passamos à década seguinte e ando tão feliz em relembrar minha adolescência...


Uma coisa que eu adorava era essa fitinha de veludo no pescoço. Aqui vemos a Luana Piovani em uma foto que foi tirada para falar do Dia Mundial de Combate à Aids na Revista Capricho, a revista que toda adolescente lia (e era tão boa!)

Foi a década das top models!

Quando vemos moletons pelas ruas!

Como eu era adolescente nesta década, meu uniforme diário era composto por calça de moletom (do uniforme), camiseta e blusa de moletom porque sempre fui friorenta. Eu adorava este tipo de blusa, porque nada é mais confortável e fácil de usar. Seja com zíper, bolso frontal, estampa ou liso, não há quem não ame. 

Depois que crescemos costumamos não querer tanto assim levar o moletom às ruas, a não ser quando vamos caminhar ou correr, ou até ir rapidinho à padaria, mas agora que o mundo da moda deu seu aval ao uso da peça combinado a outras bem high fashion, todo mundo vai querer aproveitar a deixa!

Era assim:


Pakalolo era a marca mais desejada!




Hoje é assim:



Jeans, jeans, jeans...

Depois da overdose - em tudo - dos anos 80, nos anos 90 tudo deu uma acalmada e o look cool era jeans, camiseta e alguma jaqueta (podia ser a jeans também). Todo mundo amava e desejava conseguir o ar sexy-despretensioso que Kate Moss tem nesta foto da CK Jeans.


Barrados no Baile foi "a" série da nossa década e vejam aí: o jeans era um dos protagonistas.


Nessa imagem estão sintetizados todos os itens de estilo dos anos 90:



Nada dava mais status do que ter uma jaqueta jeans Hard Rock Café. Ela significava que você tinha grana para viajar ou conhecia quem tinha. Quanto mais distante fosse a cidade cujo nome vinha bordado nas costas, mais status você tinha! Ah, e ela tinha que ser de um número maior! Nada de roupa certinha no corpo!


Hoje é assim:





A jardineira está de volta...

Essa eu não usei, mas ela é muito fácil de entender e usar. Para modernizar, além da camiseta (básica ou não), você pode usar uma camisa ou sobrepor duas camisetas levinhas com cortes diferentes. Não faz volume e chama a atenção, dando uma atualizada no look!





O grunge nunca nos abandona!

E isso porque o xadrez é clássico e antes de ser lembrado como a marca registrada de Kurt Cobain, ele era conhecido como tartan

Kurt Cobain foi o ícone...


... e Marc Jacobs aproveitou a onda e criou uma coleção que mudaria sua carreira para sempre!


Hoje é assim:


Nos anos 90 tanto a saia pregueada xadrez quanto a camisa de flanela foram totalmente indispensáveis para as adolescentes. A saia ainda era usada com meia 7/8 e coturno!



Muito legal essa imagem do blog Tatileine Vintage fazendo uma comparação do estilo anos 60 com o estilo anos 90 : nada se cria, tudo se transforma.

Nós não usávamos bolsas; usávamos mochilas.

Essa moda atual das mochilas veio direto dos anos 90. Toda menina queria uma e não se desgrudava dela. Ah, mas não estou falando da mochila da escola... estou falando das mochilas que faziam as vezes de bolsas!

Hoje é assim:



E claro, precisamos dos tênis!

A tendência hoje é de que a cada dia mais usemos peças confortáveis no nosso dia-a-dia e tem coisa melhor para caminhar horas do que um par de tênis? Nos anos 90, os tênis-desejo eram o All Star, o Nike e o Le Coq Sportif, mas hoje você encontra uma variedade enorme de marcas, modelos e cores. É só escolher qual vai melhor com seu estilo. Se vocês olharem as referências anos 90 acima, vão ver como os tênis eram presentes no visual.

Hoje é assim:






Agora, se você quiser ter uma ideia real do que foram os anos 90 para os adolescentes, precisa assistir a este filme:



As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless) tem todos os estilos dos anos 90 muito bem representados, sem contar que me fez lembrar de uma coisa... foi a década da chegada do celular! Quem é que hoje consegue imaginar uma vida sem ele?

Eu já disse e repito: estou muito feliz pela volta dos 90!

domingo, 6 de julho de 2014

A chegada da basque - ou a volta do peplum!

Moda é evolução. Tudo volta; o que determina quando é a situação econômica (sim!) ou a aceitação de um elemento pelo público. Mas é importante lembrar que tudo tem que ter cara de novo, então, para garantir uma moda, podemos mudar o nome para atualizar. Foi assim que o bege-rosado virou nude e o peplum virou basque. 

Para quem não conhece nem por um nome nem por outro, peplum - ou basque - é aquele saiote curto que pode partir da própria saia ou do casaqueto ou blusa que você usa, marcando a cintura e criando volume sobre os quadris. Você com certeza conhece a foto icônica do Tailleur Bar da Dior.
Pois é, você sabe o que é a basque.

Adoro o look, é feminino e elegante e veio para ficar. Aposte!


Ele existe desde a era Vitoriana...



... mas no século 20 ficou internacionalmente conhecido pelo Tailleur Bar de Christian Dior.

Se você não tem quadril, aposte!


Pode ser muito elegante se todo o visual tem um só tom...


Pode ir com calça, no vestido ou saia longa...


... pode te fazer brilhar!

Se joga!