segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Música no metrô de São Paulo


A CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - lançou um projeto fantástico para alegrar seus passageiros. O projeto se chama "Piano na Estação" e consiste em deixar a cada semana um piano em alguma das estações do metrô à disposição de quem quiser tocá-lo. Qualquer pessoa pode se sentar no banquinho, sabendo ou não dedilhar as teclas.

A inspiração veio dos projetos que vemos na Europa e Estados Unidos, países em que músicos são contratados para tocar nas estações para ajudar a relaxar os passageiros.

Partindo dessa idéia, em outubro de 2008 foi lançado o projeto ‘Toque-me, sou teu!’, do artista inglês Luke Jerram em parceria com o SESC-SP, mudando o cotidiano dos paulistanos.

"Durante 10 dias, 8 pianos foram espalhados pela cidade com a idéia de que todo mundo participasse e desse uma palhinha do que soubesse.

Ao término do projeto a CPTM recebeu 2 pianos. Um deles tem ‘residência fixa’ e está no saguão de acesso à estação da Luz, na entrada ao lado do Parque da Luz.

O outro é itinerante e já passou pelas estações Santo Amaro (Linha 9), Santo André (Linha 10) e Granja Julieta (Linha 9)".

O bacana é que muitas vezes a música parte de quem menos se espera: vendedores ambulantes, cozinheiros, estudantes de escolas públicas. Pessoas que talvez nunca tenham a chance de ter um piano de cauda em casa, mas que se sentem um pouquinho donas do maravilhoso piano que encontram na estação da Luz. É o momento em que podem se sentir verdadeiros artistas, que podem relaxar da correria do dia a dia, que se sentem mais especiais. Muitos revelam que passam o dia ansiosos pela hora da volta da casa e esperam pacientemente na fila, só para poder tocar um pouco. O mais interessante é que a musicista que acompanha o projeto comenta que a maioria das pessoas que participam nunca tiveram aula. Isso mesmo! Elas tocam de ouvido.

Este projeito ainda rendeu frutos: alguns destes pianistas anônimos foram convidados a gravar um CD, com direito a foto no encarte e um pouco da sua história contada ali.

Idéia fantástica. Uma gentileza urbana. Parabéns à CPTM pela grande iniciativa!

Para acompanhar o projeto e saber onde estão os pianos itinerantes, veja o site:

http://www.cptm.sp.gov.br/e_sociais/PianoEstacao.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário