"Depois do “WWD” e das revistas “Economist” e “Wallpaper” agora foi a vez do blog The Business of Fashion ressaltar o boom do mercado de moda em solo verde e amarelo. “Algo especial está acontecendo no Brasil”, escreveu Suleman Anaya que esteve em São Paulo durante a última edição do SPFW. “O país está conquistando seu espaço no cenário global, sendo que a moda tem um grande papel nesta ascensão”.
Na matéria publicada no dia 5 de agosto, Suleman aponta como o Brasil tem se mostrado como terra de grandes oportunidades para grifes como Diane Von Furstenberg, Missoni, Chanel, Louis Vuitton e Gucci _que investem no mercado brasileiro. Um dado interessante da matéria é que, segundo porta-voz da Gucci, a loja de São Paulo -localizada no Shopping Iguatemi- foi uma das que mais lucrou no ano passado.
Na matéria publicada no dia 5 de agosto, Suleman aponta como o Brasil tem se mostrado como terra de grandes oportunidades para grifes como Diane Von Furstenberg, Missoni, Chanel, Louis Vuitton e Gucci _que investem no mercado brasileiro. Um dado interessante da matéria é que, segundo porta-voz da Gucci, a loja de São Paulo -localizada no Shopping Iguatemi- foi uma das que mais lucrou no ano passado.
O blog aponta como alavancas para esse sucesso o favorável cenário econômico -resultado de um clima político e social razoavelmente estável-, o crescimento da classe média e o aumento da renda nacional (ainda que com grande índice de desigualdade), e a própria cultura brasileira que, segundo o jornalista, ajudou a construir um certo apuro estético e de qualidade no consumidor nacional.
Além de falar sobre marcas internacionais fincando raízes no Brasil, a matéria ainda cita o crescimento da moda feita por aqui, destacando que uma das maiores virtudes da moda brasileira é que ela é praticamente autossustentável. Ou seja, só o nosso mercado interno já dá conta de movimentar as engrenagens da indústria. Isso também contribui para que marcas locais comecem a estudar planos de internacionalização.
Suleman faz o contraponto citando a alta taxa de importação e exportação como um dos principais problemas a serem resolvidos tanto para grifes nacionais, como para o próprio consumidor brasileiro".
Matéria retirada do site: FFW.com.br
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Acho que muito desse sucesso está no deslumbramento que o brasileiro tem pelo que vem de fora. É o famoso status. Concordo com tudo o que ele disse, mas acredito que o grande motivador deste estouro das compras de grandes marcas seja este. A distribuição de renda no país é muito desigual e ainda assim a Gucci fatura mais aqui do que na Itália ou nos EUA? É difícil imaginar, mas não me custa muito acreditar. Em um país em que empregada doméstica não passa a semana sem fazer escova duas vezes por semana no salão, faz também as unhas e só usa tênis Nike e Adidas, como mostrado ontem em matéria do Jornal Estado de Minas, nada nesta matéria é de se estranhar. Bom para as empresas estrangeiras que só têm a ganhar aqui. Espero que o mesmo lucro também possa ser desfrutado por empresas nacionais.
Aliás, se pensamos bem, o preço que pagamos por uma calça jeans Cavalera muitas vezes é maior que o preço de uma calça jeans Calvin Klein.
Entre uma marca nacional e uma internacional, com qual você ficaria?
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