segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como se orgulhar do seu armário no próximo ano!

Vocês já devem ter reparado que as revistas de moda tem uma seção em que entrevistam uma personalidade e perguntam de quem gostariam de herdar o guarda-roupa. Tem todo tipo de resposta, seja de uma diva dos anos 40 ou de uma editora de moda, até uma personagem de série de TV.

Claro, todo mundo tem seu ídolo e / ou aquela pessoa que te influenciou e "ajudou" a criar seu estilo. Todo mundo tem desejos e sonhos que podem ser materializados em forma de roupa. Não é errado sonhar com o guarda-roupa alheio. O problema é quando você sonha com o outro porque não gosta do seu! Achei que seria bacana dar umas dicas para que vocês encontrem o seu estilo e tenham um armário que realmente ofereça muitas combinações para o dia-a-dia ao invés do famoso "não tenho nada para vestir". Vamos lá!

1º) Quem você é por dentro? O primeiro passo é anotar referências. Pense no que você gosta, nas roupas que acha bonitas, no seu dia-a-dia, sua rotina. Pense em tudo e anote.  Após o próximo passo vai ficar mais fácil entender o que é prático prá você, o que não funciona e o que só funciona em situações muito específicas. Um exemplo? No caso das meninas: você tem pernas lindíssimas e fica ótima de mini-saia, mas trabalha em um escritório de advocacia. Você vai ter que separar as minis na seção "roupas para fins de semana" e as saias mais compridas e calças na seção "trabalho". Mesmo exemplo para os garotos que adoram bermudas. Elas são roupa para "folga", não para trabalho (a não ser que você seja um skatista ou um surfista).

Anote tudo!


2º) Quem você é por fora? O segundo passo é dar uma boa olhada no seu corpo. Pare na frente do espelho de corpo inteiro com boa iluminação e de lingerie ou cueca (caso dos meninos, jejejeje!). Dê uma boa olhada e se enxergue. Não adianta comprar roupa 36 se seu manequim é 38 ou 40. Não entrar na peça não é uma possibilidade, então encare quem você é. Veja onde as gordurinhas sobram, onde estão no lugar, procure seus pontos fracos e pontos fortes. Não se preocupe se não conseguir fazer tudo de uma vez. Isso é exercício de auto-conhecimento. Você aprende com o tempo.

3º) Provando as roupas:  Abra seu guarda-roupa e experimente tudo. Eu disse TUDO. Isso é ótimo para a faxina de fim de ano. Como você vai dar uma reorganizada no guarda-roupa, aproveite para fazer este teste. Isso é diferente de só olhar a roupa e decidir se ela fica ou não. Muitas vezes ela está parada lá dentro e você nem se lembra o por quê. Experimentando vai lembrar se precisava de um ajuste, se a barra descosturou, se ficou pequena, se está com cara de velha. Faça isso com tempo e quando não estiver cansada, porque demora. Talvez você leve mais de um dia. Separe as roupas em pilhas como "ajuste", "descarte", "doação". Isso mesmo, nem tudo que você tira é possível doar. Você doa o que enjoou ou está pequeno, mas não o que está rasgado, manchado ou velho. O que não serve mais para você (neste caso), também não serve para o outro.

4º) Reorganizando o guarda-roupa: Roupas separadas, é hora de voltar com todas elas para o armário. Uma ótima dica (sei que muita gente acha bobagem) é ter cabides iguais para as peças. Compre muitos iguais. A variação pode ser quanto aos modelos específicos para determinadas peças, como cabides forrados de veludo para as peças que escorregam ou com estrutura de madeira para ternos e blazers. O cabide igual deixa todas as peças da mesma altura e isso facilita a visualização sem causar degraus e montoeira no armário. Existem milhões de modelos e isto vale um post prá explicar cada um. Se você não pode / não quer pagar muito caro, procure bons modelos plásticos, de material firme e resistente. Em lojas de organização você encontrará os modelos que precisa.


Modelos de cabides com recortes para vestidos e blusas de alças finas



Este é ótimo para jaquetas e blazers por ter as pontas estruturadas

Cabides para gravatas. Você também pode pendurar lenços ou colares!


Se o seu armário é grande, separe uma porta para outono / inverno e outra para primavera / verão. Fica mais fácil ter à mão o que você vai usar em cada estação. Caso seu armário seja pequeno, guarde seus casacos e outras roupas mais pesadas em sacos de tecido para que respirem, principalmente se forem peças de cashmere. Se você pendurá-las em cabides, com certeza elas deformarão. O mesmo vale para peças de linha. Peças de couro devem ser arejadas uma vez por mês. Pendure-as à sombra para tomar ar. Lembre-se de que é pele, não um tecido sintético e que pode sofrer ação de micro-organismos e até mofar.

Vejam um bom exemplo: divisórias para calças, camisas, peças dobráveis, peças longas (vestidos, sobretudo), gavetas para roupa íntima, divisórias altas para o que se usa menos. Bem planejado, seu guarda roupa trabalha a seu favor!

5º) Guardando acessórios: Acessórios como brincos e anéis merecem caixas de acrílico ou forradas de veludo (ótimas para não deixar que as peças arranhem quando encostarem umas nas outras), colares podem ser pendurados em ganchos. Existem até cabides com vários ganchinhos para estas peças. Também se pode encontrar cabides para gravatas. Procure organizar suas peças de forma a facilitar a sua visualização e também o acesso a elas.

Um bom porta jóias mantém suas peças novas por anos!

6º) Sapatos e lista de compras: Finalizado todo o processo, é hora de anotar as peças que você realmente precisa. Uma boa calça jeans, com cor básica (preta, azul índigo) e caimento perfeito pode substituir duas "mais ou menos". Uma camisa branca nova entra no lugar daquela já amarelada de tanto uso. Analise também seus sapatos. Muitas vezes uma visita ao sapateiro pode trazer vida nova com hidratação, troca da borracha do salto, costura daquele pontinho que soltou. Agora, se o calçado já está gritando "não aguento mais!", é hora de aposentar.

Seu sapateiro pode ser um grande aliado na hora de recuperar aquele calçado que você tanto ama...

Depois de tudo organizado ficará mais fácil manter suas peças bem cuidadas e à vista. Lembre-se de tempos em tempos repetir este processo, porque roupas gastam, mancham, acabam. Se você costuma comprar muito, use a boa e velha técnica de substituição. Vai entrar uma peça nova? Sai outra no lugar. Deste jeito seu guarda roupa se manterá sempre organizado e você fará um ótimo aproveitamento de tudo o que possui.

Para saber mais sobre como cuidar das peças de inverno, dê uma olhada neste link da  Revista Veja . Muitas dicas preciosas!


Espero que vocês gostem das dicas e tenham um começo de ano organizado com um guarda roupa dos sonhos!

Um comentário:

  1. Legal demais, Dani! Tava lendo sobre isso pouco antes de ler o seu...

    http://dudesmodernos.tumblr.com/post/14814711628/arrumando-seu-armario-parte-1 e http://dudesmodernos.tumblr.com/post/14814705240/arrumando-o-seu-armario-parte-2

    ResponderExcluir