terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Radiola Moderna: Iron and Wine

Pessoal, hoje tem novidade no blog! 


Como muita gente que me conhece sabe, meu gosto musical é muito diferente do que a galera moderna costuma ouvir (eu adoro boleros, tangos e afins). Por conta disso, me surgiu uma ideia bem bacana: convidei alguns amigos queridos que trabalham com música e por consequência conhecem e entendem tudo a respeito para falarem semanalmente sobre o assunto aqui no blog. Por enquanto tenho três queridos que farão estreia neste mês, mas creio que em breve vocês poderão se deliciar com os textos de outros músicos também. Como eu gosto de novidade, não vou revelar ainda quem são os estreantes. Somente o primeiro, meu querido Leonardo Ramos, músico da banda Pelos de Cachorro, será apresentado ;) O Leo, como eu já disse é músico, ama arte e é administrador do blog "O Albergue". Se você não conhece os textos dele, corre prá lá, mas não sem antes ler o que ele tem a dizer sobre a banda Iron and Wine aí em baixo! 


Com vocês, Leo Ramos!



Olá, leitores do "Pimenta, Moda, Música"!

Estreio minha participação aqui no blog indicando uma grande banda de folk music - aquele estilo geralmente feito por voz e violão que descendeu do country americano - chamada "Iron & Wine". Desde que eu a ouvi pela primeira vez, assumi como missão levar essa maravilha como boa nova aos homens de boa vontade! :D

Primeiro, algumas curiosidades sobre a banda: apesar de levar o nome de "banda" e de levar dois nomes, "iron" e "wine", há apenas um componente regular, o Sean Bean, um barbudão muito simpático (acho que todos os barbudos somos simpáticos) e de uma voz muito doce. Ele raramente viaja com sua banda de apoio. Geralmente é só ele e seu violão nos palcos dos EUA - ele é da Carolina do Sul e lançou seu primeiro álbum em 2002. Depois atentem para o nome, existe uma série de dualidades ali: a rigidez do ferro contra a liquidez do vinho; força versus delicadeza; de um lado, seriedade, do outro, alegria.

Essas características definem bem o som de Sean Bean. Suas músicas são bastante românticas, sempre ideais para se ouvir junto com seu amor!, em geral fáceis de se gostar, mas há também o lado um pouco mais rígido, mais experimental - sempre sem perder a doçura! Por essa razão eu resolvi divulgá-la para todos que eu conheço: é uma banda muito boa sem ser muito difícil, e pode servir de introdução também a outras paragens musicais que não sejam monótonas como a música pop costuma ser.

Para vocês conhecerem, vão aí quatro músicas diferentes, começando pela mais conhecida: "Flightless bird, American mouth", presente na trilha do famoso filme "Crepúsculo" (para quem não gosta da série, o fato de a música estar presente no filme não é demérito: Radiohead também estava lá!):




Em seguida, uma música um pouco mais movimentada, "Naked as we came", mas igualmente romântica:




Agora, uma animadinha, "Boy with a coin":







E, por último, uma da safra mais experimental, mas que é lindíssima, "Carousel" (confesso que é a minha preferida dele):







Se vocês gostaram, sugiro começar pelo álbum "Our endless numbered days". Aí vai o link do torrent da discografia completa:

http://torrents.thepiratebay.org/4578597/Iron___Wine_Mostly_Complete_Discography.4578597.TPB.torrent



Se puderem e quiserem, deixem comentários sobre se gostaram ou não da banda!

Abraços e até a próxima!



Leonardo Ramos.
http://oalbergue.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário