terça-feira, 3 de julho de 2012

Radiola Moderna: Melissa Auf der Maur

Hoje é terça e hoje é mais um dia de música! Para quem já estava com saudade, Humberto Teixeira aparece por aqui para nos apresentar Melissa Auf der Maur, uma artista que já fez de tudo!

Acho que vocês vão gostar! Vamos ao texto?




Melissa Gaboriau Auf der Maur de Montreal, Quebec, nascida em 17 de março de 1972, é uma compositora, baixista e fotógrafa canadense de descendência suíça e alemã. Trabalhou com bandas como The Smashing Pumpkins, Hole e gravou com ninguém menos que Ric Ocasek, vocalista da lendária banda de new wave, The Cars.

Mas, voltemos lá atrás, em 1993, quando os Smashing Pumpkins faziam suas primeiras apresentações no Canadá e a banda de abertura da noite era uma tal de Tinker, onde ela era a baixista. Melissa teve a sorte de ter um amigo bêbado e sem noção que atirou uma garrafa em Billy Corgan, vocalista dos Pumpkins. Ela vai até Billy pedir desculpas e faz amizade com o carecão que a indica para uma banda de uma amiga, o Hole, de Courtney Love, duas semanas antes da banda se apresentar no importante Reading Festival. Auf der Maur fica no Hole por cinco anos e volta a fazer algumas apresentações esporádicas com a banda 10 anos depois, incluindo uma apresentação num evento, no mínimo, duvidoso pra uma banda de rock: o Miss Mundo.

Colaborou também com bandas menos conhecidas como a francesa Indochine, gravou vocais para o disco Poses de Rufus Wainright (seu amigo de infância) e contribuiu para álbuns de artistas como Ryan Adams, Ben Lee, Idaho, The Stills e Fountains of Wayne, ora cantando, ora tocando.

Em 2000, excursionou com os Smashing Pumpkins, após a saída da baixista D'arcy, na turnê de divulgação do fabuloso Machina : The Machines of God, último album antes da "morte" dos Pumpkins.

THE SMASHING PUMPKINS - THE EVERLASTING GAZE (LIVE AT ABC)




Em 2002, liderou uma banda cover de (pasme) Black Sabbath, o Hand of Doom, onde ela era baixista e vocalista (!!) e, no mesmo ano, entre uma brincadeira e outra, surge outra banda, o The Chelsea, com a baterista Samantha Maloney (ex-Hole, ex-Peaches), a baixista Paz Lenchantin (A Perfect Circle, ex-Zwan) e a guitarrista Radio Sloan (Peaches, The Needed) que, na sua primeira apresentação, foi adotada por Coutney Love para ser a sua banda de apoio.

Abaixo, uma apresentação da Hand of Doom tocando Paranoid do Black Sabbath, no mínimo interessante.

PARANOID (HAND OF DOOM, LIVE)






Em 2004 lançou seu primeiro album solo, Auf der Maur, bem recebido pela crítica, mas que não fez muito barulho. Naquele mesmo ano excursionou com o The Offspring na turnê de divulgação do album Splinter. 


Seus clipes são muito bem dirigidos e com uma fotografia impecável.






FOLLOWED THE WAVES (AUF der MAUR, 2004)




Em 2006, Auf der Maur foi incluída na lista de mulheres mais quentes do rock pela Blender Magazine's, ao lado de Joan Jett, Liz Phair e Courtney Love. (WOW!!)

Em 2010 lançou seu mais recente trabalho intitulado OOOM, ou Out of Our Minds, que contou com mais três componentes: um filme com a duração de 28 minutos, uma revista em quadrinhos e ainda um website (xMAdMx.com) onde é possível ver todo esse material.



MEET ME ON THE DARKSIDE (OUT OF OUR MINDS, 2010)




OUT OF OUR MINDS (OUT OF OUR MINDS, 2010)



Auf der Maur é também uma fotógrafa especializada em auto-retrato pela Concordia University. Suas fotos foram publicadas nas revistas Bust, Nylon, Mastermind, American Photo, entre outras. Houve também uma exposição individual em 2001, sob o nome de Channels


Seu trabalho fotográfico é principalmente caracterizado pela sua rotina de vida na estrada, com fotos de telas de TV dos quartos de hotéis (daí o nome Channels). 


A exposição estreou em 09 de setembro de 2001, na Secrets Gallery, Brooklyn, mas foi interrompida dois dias depois, devido ao incidente do 11 de Setembro. Um livro com o mesmo nome estava nos projetos, mas nunca existiu.

Em 2011, ela anunciou sua gravidez: uma menina.

Melissa Auf der Maur é mais uma musicista colaboradora do que uma artista que prioriza trabalhos autorais. Porém, quando resolveu lançar trabalhos seus, os fez muito bem. Tem uma ótima voz, toca baixo e, além disso, tem dois ótimos álbuns que merecem atenção.

Segue os dois álbuns para download.

Cheers!

ALBUMS

AUF der MAUR, 2004


OUT OF OUR MINDS, 2010


Humberto Teixeira
Fotógrafo e baixista na Banda The Us 




Nenhum comentário:

Postar um comentário