sexta-feira, 29 de abril de 2011

...e ela disse sim!

Finalmente chegou o dia! Príncipe William agora é um homem casado! Aqui mostro alguns detalhes da cerimônia em fotos para quem não pôde ver pela TV ou que simplesmente quer relembrar este momento que entro para a História!

O Príncipe William foi o primeiro a se dirigir à Abadia, acompanhado por seu irmão Harry. Foi seguido por seu pai e depois pela Rainha.


William e Harry, seu irmão e padrinho, ambos com fardas das Forças Armadas Britânicas.

A noiva acompanhada do pai a caminho da Abadia de Westminster

A chegada da noiva à Abadia de Westminster. 

O vestido foi um Alexander McQueen, desenhado por Sarah Burton. Segundo o site oficial, Kate escolheu McQueen "pela beleza de seu trabalho e seu respeito pelo acabamento bem feito e sua técnica de construção das roupas". Foi uma bela maneira de unir a tradição de se usar um vestido criado por um estilista / marca inglês e também de trazer modernidade ao evento, uma vez que McQueen foi um dos estilistas mais criativos e modernos do século XXI. Uma grande homenagem a este gênio da moda, morto em 2010. 

Uma curiosidade da criação do vestido: a cada meia hora as bordadeiras precisavam lavar as mãos e a cada três horas era preciso trocar as agulhas para garantir a qualidade do bordado. "O bordado foi feito pela Royal School of Needlework (Escola Real de Bordado) e o vestido foi confeccionado em organza de seda marfim. O corset de seda faz menção a tradição vitoriana de espartilho e é uma característica dos trabalhos de McQueen. As costas trazem organza e botões forrados presos por alças Rouleau. A saia é feita de tule de seda e enfeitada com rendas Cluny. Os sapatos de Kate Middleton foram feitos à mão pela equipe de Alexander McQueen e trazem um laço bordado também na Escola Real de Bordado" (www.gnt.com.br).

Imagino quanto custou este vestido...

Outro detalhe foi o buquê. O site GNT explicou todos os detalhes para sua criação:

O buquê é em formato de escudo com murta, lírio-do-vale, jacinto e uma flor chamada “Sweet William”, ou seja, William doce. O buquê foi desenvolvido por Shane Connolly e seguem as tradições dos significados reais, da família Middleton e da chamada “Língua das Flores”. Veja abaixo o significado das flores do buquê:

Lírio-do-vale: retorno da felicidade

Sweet William: bravura

Jacinto: constância do amor

Murta: é o emblema do casamento e do amor



Ontem falamos de princesas e vejam as semelhanças entre o vestido de Kate e o de Grace Kelly, de 1953. 

Embora o vestido de Kate tenha um pouco de decote, ainda assim é bem apropriado para uma cerimônia tão formal, não deixando tanta pele à mostra. A renda é francesa, a saia é de tafetá e o véu era bem singelo comparado ao de Diana: apenas 2,70m. O de Lady Di tinha 8m.


A chegada da Rainha Elizabeth II. Ela é a última a se dirigir à Abadia e depois dela somente a noiva pode entrar.



A Rainha Elizabeth II, avó de William escolheu um tom de amarelo sol para sua roupa. Embora a cor fosse um pouco aparecida, no geral se via muito elegante, sem excesso de apetrechos e com um chapéu mais simples que o de muitas convidadas.


Algumas cenas da cerimônia

Foto: APTN/AP

Os pais da noiva, Carole e Michael Middleton. A mãe estava muito discreta e elegante em um vestido azul suave. 



O momento da aliança. O Príncipe William, que não usará aliança, teve um pouco de dificuldade ao por o anel no dedo de Catherine. Momento de decisão...
No momento dos votos, era nítida a vontade dos noivos de sorrir, mas eles se seguraram para não atrapalhar o protocolo.

Algo interessante foi ver que em nenhum momento William se virou para ver a entrada da noiva. Harry deu uma olhada para trás e sorriu ao fazer um comentário com o irmão. William disse a Kate, após ela chegar ao seu lado que ela estava linda.

David Jones/Reuters

Já casados, William e Kate deixam a abadia de Westminster. A cerimônia teve 1h de duração. Eles agora são Duque e Duquesa de Cambridge.


Foto: Darren Staples/Reuters

Desfilando para o público, o novo casal real, em sua carruagem com detalhes em ouro. William estava claramente emocionado com a demonstração de afeto do público.

Interessante comentar que toda vez que o casal passava em frente à um monumento em homenagem aos mortos de guerra da Inglaterra, William fazia o gesto da continência e Kate abaixava delicadamente a cabeça. Coisas de país civilizado...

Kieran Doherty/Reuters

A coroa usada por Kate é Cartier apelidada de Halo e criada em 1936, emprestada por Elisabeth II e pertenceu originalmente à Rainha-mãe. Os brincos foram dados pelos pais (eram da mãe de Kate) como presente para que usasse na cerimônia.


Foto: APTN/AP

Uma verdadeira multidão se reuniu em frente ao Palácio de Buckinghan, à espera do beijo... Quando saíram à sacada, Kate soltou um "Oh, my...!!" de surpresa ao ver a multidão que os aguardava. Coisas que só um casamento real consegue.



Outro ato surpreendente dos noivos: eles não deram um, mas sim dois (2!!!) beijos para delírio da multidão. O primeiro foi muito rápido, mas os súditos pediram e eles repetiram o ato.

A Força Aérea Britânica também fez uma exibição sobre o Palácio de Buckinghan para saudar o novo casal real.

John Stillwell/AP

Aqui, os últimos retoques no bolo que será servido durante a festa.


Foto: Chris Ison-pa/AP

Os noivos deixaram o Palácio neste simpático Aston Martin azul decorado com balões com suas iniciais. Lindo, não?


Mais um conto de fadas no Reino Unido. E que sejam felizes para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário