sexta-feira, 8 de abril de 2011

Na Trilha do Cinema: Singin' in the Rain...


Estava eu de bobeira no domingo, pulando os canais da TV a cabo, quando de repente me deparei com um dos personagens mais queridos do cinema: o Poderoso Chefão. O filme, além de espetacular na montagem e nas atuações, também encanta por conta do figurino que é um dos mais bonitos que eu já vi. Como eu adoro clássicos, resolvi me inspirar neles para lançar uma série aqui no blog. Toda semana vou criar um look, usando peças que estão na moda, outras clássicas e outras que ainda temos no armário vindas de outras estações mas que não conseguimos nos desfazer para montar looks bacanas e modernos inspirados no cinema de ontem e hoje. Cada look será acompanhado pela trilha sonora que o inspirou. Abaixo do look explicarei o que usei e como interpretei a trilha.

Pegue sua pipoca, porque a série "Na Trilha do Cinema" acabou de entrar no ar!

Atração de hoje: Singin' in the rain, com Gene Kelly!



Para quem não conhece a história deste lindo musical de 1952, uma pequena sinopse. O filme fala da transição do cinema mudo para o cinema falado através da história de dois dos maiores atores da época: Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen). Os dois precisam se adaptar às novas técnicas utilizadas pelo cinema falado, mas toda esta "modernidade" garante boas risadas!

Embora o filme tenha grandes canções e cenas engraçadíssimas, o que o tornou mundialmente famoso e querido é a canção-tema, "Singin' in the rain", interpretada por Gene Kelly e também coreografada por ele. Seu perfeccionismo fez com que metros e metros de rolo de filme fossem gastos para conseguir a cena perfeita, e nem a febre alta que o ator tinha no dia da gravação fez com que ele parasse! No fim da cena Gene Kelly teve que ser hospitalizado para se recuperar.

Curiosidades:

A água usada na cena foi misturada com leite, para que pudesse ser vista com mais nitidez na gravação. 

Para conseguir perfeição na cena, o som do sapato nas poças foi aumentado em estúdio.

O roteiro só foi escrito depois de selecionadas todas as canções do filme.

Os atores e a equipe trabalhavam por 19 horas seguidas todos os dias!

Alguns dos figurinos do filme foram vistos dois anos depois em outra produção de Hollywood: Deep in my Heart, de 1954.

Agora, uma das cenas mais lindas do cinema do século 20!


O figurino do filme foi idealizado por Walter Plunkett, que também criou todo o inesquecível figurino de "... E o vento levou". 



Aqui os três grandes astros do filme: Donald O'Connor, Debbie Reynolds e Gene Kelly. Ela usa saia pregueada rodada blusa em decote V e lenço no pescoço e os rapazes vão de calça social, camisa branca de manga, colete e gravata... 


Esta já seria uma cena de cinema dentro do cinema. Os atores usando figurinos no seu primeiro filme falado. Vejam o trench coat de Gene Kelly! Ele vai ser nossa inspiração para o look de hoje!


O look inspirado neste filme maravilhoso foi esse: 



















Existem alguns elementos que nos remetem direto a um dia chuvoso: galochas, guarda-chuvas e trench coats. Para fugir do óbvio com peças clássicas, inove nas cores e padronagens.

No look acima, uma legging de cirré, muito usada no inverno passado. Ela confere brilho sem exagero e fica mais sequinha., ótima para entrar em uma galocha que aqui aparece com a estampa hit do inverno 2011: a onça!

O trench é outra sacada. O corte é clássico, mas a cor tem arrasado corações no exterior e vai pegar no Brasil também. O vermelho já pode ser considerado um clássico do inverno. Ele sempre aparece, chamando mais ou menos atenção, mas sempre está presente.

O chapéu confere um ar bem clássico e que voltou no último ano. Este modelo é um Fedora de feltro. O material é muito importante. No inverno, nada de palha ou materiais leves; use os mais pesados como feltro, couro, veludo. Como o visual tem cor e estampa, o chapéu é o mais neutro possível, preto. Vejam o chapéu de Kelly, é como este mas com uma aba um pouco maior.

Quando se trata de frio, costumamos nos agasalhar tanto que quase sumimos embaixo de tanta roupa. Com isso, acessórios quase não aparecem. A dica aqui é usar um anel, um só, imponente mas com uma cor próxima ao vermelho do casaco. Como já há bastante informação com o vermelho e a onça, nada de criar mais contraste. O roxo cria um ponto de luz sem ser exageradamente oposto ao tom do casaco, além de ser uma combinação clássica. A referência usada aqui é o glamour e o luxo do cinema na primeira metade do século 20.

Esta foi a dica de hoje!

Semana que vem tem mais cinema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário