segunda-feira, 11 de abril de 2011

Visão de consumidora: Comparando Cris Barros X Stella McCartney

Os dois últimos meses foram de alvoroço no mundo fashion. A chegada da coleção de Stella McCartney para a C&A tirou muitas noites de sono de fashionistas de todo o Brasil. Foram centenas de posts em centenas de blogs, além de comentários em Facebook e Twitter sobre a tão esperada coleção. Como se não bastasse, no mês seguinte chegaria às lojas da Riachuelo a coleção de Cris Barros, queridinha da moda nacional. Os dois lançamentos foram muito comentados, principalmente pelas principais revistas de moda do país, como Vogue e Elle. 

Me lembro de uma matéria que li na Vogue de março, se não me engano, explicando todo o processo de negociação entre Cris e a Riachuelo, além da escolha de Julia Restoin-Roitfeld para garota-propaganda da coleção. Toda aquela movimentação fashion me deixou com água na boca e eu juro que esperava mais da coleção da Cris do que da coleção da Stella.

Após os dois lançamentos, muitas pessoas tem me perguntado o que eu achei das roupas. Antes de comparar as coleções, eu quero deixar algumas coisas bem claras:

1º) Não tenho uma preferida entre as duas estilistas;

2º) Sempre comprei roupas em grandes redes e nunca tive nenhum tipo de preconceito;

3º) Pelo fato de sempre ter comprado em grandes redes, sei que nem tudo vale a pena.

Vamos às comparações:

No dia do lançamento de Stella McCartney, eu literalmente pulei da cama às 6h da manhã. Me aprontei correndo, peguei um engarrafamento gigantesco e cheguei atrasada (8h40, a abertura da loja era às 8h) ao BH Shopping para o pré-lançamento. Quando entrei na loja, não havia praticamente nada nas araras, apenas algumas peças de tamanho maior (44). Conversando com algumas consumidoras desesperadas, elas me deram a dica de ir para o provador e esperar que alguém liberasse uma peça menor. Assim o fiz. De uma peça 40, pulei para uma 38, até conseguir algumas tamanho 36. Nunca havia presenciado tamanha histeria fashion! 

Meu objetivo era conseguir duas peças: o macacão adamascado e o blazer de shantung. Acabei saindo de lá com cinco. Além deste macacão, consegui também o de seda, o blazer preto, o trench coat e o casaco de paetês. Eram peças caras? Podemos dizer que sim. Isto é relativo, porque as peças tem uma qualidade e materiais excelentes! O caimento no corpo é impressionante. Para ser sincera, esta foi a primeira vez que experimentei um macacão na vida e acabei levando dois!

Macacão de seda R$ 299,00

O material é de excelente qualidade. Stella prezou não só pela matéria-prima, mas também pelo corte e caimento. Tudo era perfeito e algumas peças eram idênticas às suas peças originais. Uma garota me deu o casaquinho de paetês (perfeitamente bordados à mão - só vieram oito para BH) porque ficou pequeno prá ela e comentou: "se tivesse do meu tamanho, eu levava. Na loja dela ele custa US$ 5 mil !!!" O trench de gabardine esquenta mesmo! Ele já foi escolhido para passear comigo em Buenos Aires no mês que vem. Vale o investimento porque hoje encontramos alguns que custam quase a mesma coisa, mas que tem um material tão fino que talvez não durem mais do que dois invernos.

Trench-coat 

Algumas peças da coleção. Comprei o blazer, mas na cor preta.

As duas outras peças que comprei foram o macacão adamascado (segunda peça da esquerda para a direita e o bolero de paetês, o terceiro da esquerda para a direita)


Valeu muito a pena o sacrifício, a correria e o investimento. Stella optou por peças atemporais, clássicas, mas com uma modelagem moderna, com cores sóbrias, que não vão cansar e que permitem vários usos diferentes. Se querem uma prova disso, a Joanna, blogueira-sensação do momento, criou vários looks com o vestido estilo camisa de smoking que ganhou da irmã. Para ver os looks, clique aqui, aqui e aqui.

No último sábado estreei o macacão adamascado e aonde quer que eu vá com ele, a mulherada arregala os olhos! Tenho uma amiga que disse que se descobrir meu endereço, passa lá em casa e rouba o bendito, jajajajajaja!!!

Nota para a Stella: 10 !!!!!

Agora vamos à Cris. No último sábado fui ao BH Shopping e resolvi passar na Riachuelo para conferir a coleção. Pensei que chegaria e não encontraria uma peça sequer. Para minha surpresa, as araras estavam lotadas! Olhei item por item, peguei, analisei. Sinceramente, não gostei. Achei os materiais excessivamente sintéticos e fiquei um pouco decepcionada com algumas peças, como por exemplo o coletinho de onça. Olhando na propaganda, temos a impressão de que ele é todo forrado por dentro, mas na verdade só o capuz tem pelo (sintético). Não gostei do toque, tudo me pareceu muito duro, provavelmente pela quantidade de tinta ao silkar. A única peça que eu me animaria a comprar eram as camisas de renda, mas achei um pouco caras (R$ 99,90). Comecei a observar as pessoas que se aproximavam para olhar e ouvi o mesmo comentário ("tudo muito duro!"). Não sei dizer se no corpo as peças ganhavam mais forma. Minha decepção foi tão grande que não me animei a experimentar. Nas fotos eu amei tudo, mas ao vivo não me emocionou. 



Como eu disse antes, nunca tive preconceito com as lojas populares. Por anos e anos, quando vivia de mesada na adolescência eu só comprava roupas na C&A e na Riachuelo. Sempre fui elogiada pelo estilo, mas isso eu devo também ao fato de ter uma mãe que aprendeu a costurar quando novinha e me ensinou a sempre olhar material e acabamento (não é porque é barato que é ruim, nem é porque é caro que é bom).

Pensando no preço, me vem a idéia de preço e valor. A coleção da Stella é um pouco mais cara, mas como disse antes, são peças clássicas e fáceis de ser adaptadas a vários estilos. Além disso são muito elegantes e facilmente você pode ir à um jantar elegante, um coquetel, uma reunião de negócios. Sempre estará linda! Isto é valor. A peça vale mais do que custa. 

A coleção da Cris é mais voltada à moda de agora. No ano que vem você não aguentará mais ver estampa de bichos, então porque pagar  R$ 100,00 por elas? Uma vez vi um conselho muito sábio da Isabella Fiorentino e que reproduzo aqui: quando você for comprar uma estampa de bicho que é uma estampa clássica (acreditem ou não), invista em materiais de qualidade como o  pêlo e a seda. Materiais baratos farão com que você consiga o efeito contrário do desejado. Se for pagar caro, siga o conselho acima! Com um pouco mais você pode comprar uma camisa de seda com estampa de bicho que bem cuidada durará décadas e que é atemporal, ao contrário do colete, sacou? ;)

Na comparação, a Stella saiu ganhando disparado!




2 comentários:

  1. EU não consegui achar nada da Stella aqui e confesso que tive a mesma impressão que vc das peças da Cris Barros, uma pena neah, afinal amei tudo nas fotos , mas como filha de costureira me decepcionou a qaulidade, não é pq é barato que tem que ser ruim. Bjs amei seu blog e estou te seguindo, bjs Diva
    http://divaspinup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Emily, a coleção da Stella voou das araras! Compensa demais comprar! Você já olhou no site? A C&A abriu vendas por lá também.

    Obrigada por seguir o blog! Você sempre encontrará novidades por aqui e também alguns tópicos para discussão, como este post. Afinal de contas, se a gente tem um meio tão prático para trocar idéias e informação, por que não usá-lo, não é?

    Um beijo prá você!

    ResponderExcluir