sexta-feira, 15 de abril de 2011

Na Trilha do Cinema: Missão Impossível

Muita gente não sabe, mas o filme responsável pela terceira maior bilheteria do cinema nos Estados Unidos em 1996 foi inspirado em uma série de mesmo nome que foi apresentada na TV americana nos anos 60.

A série conta a história dos agentes secretos do grupo IMF (Impossible Mission Force) que era escalado para os casos quase impossíveis de solucionar. Eles dispunham de alta tecnologia e equipamentos surpreendentes que possibilitavam a ação eficaz do grupo e a solução de todos os casos.

O tema musical inconfundível ainda arrepia muita gente quando toca e promete muita ação! A música foi composta por Lalo Schifrin (compositor argentino) e fez tanto sucesso que foi mantida como tema de todas as temporadas e também da versão para o cinema. 


Curiosidades:

A série durou sete temporadas e foi produzida pelas produtoras Desilu Productions ( Produtora de Lucille Ball e Desi Arnaz, os astros da primeira grande série de tv americana, "I Love Lucy") e Paramount Television, sendo exibida pela CBS.

Foram 171 episódios exibidos entre 1966 e 1973. Foi retomada entre 1988 e 1990 com mais 35 episódios. Mais tarde seriam produzidos três filmes para o cinema, com Tom Cruise como astro principal.

Abaixo, a abertura da 5ª temporada da série:




A versão atualizada da música e inspiração para nosso look de hoje:



Pelo fato de a série e os filmes terem percorrido as décadas de 60, 70, 80, 90, e 2000, o figurino sofreu várias mudanças, principalmente o feminino. De camisas com laçada no pescoço a tubinhos de lã, passando por cashemeres e camisetas estilo regata coladas ao corpo, teve um pouco de tudo!

Imagem da série em seu ano de estréia...

... e em 1988!

Como todo agente que se preze, os homens da série estavam sempre de terno e gravata (bom, isso quando não estavam disfarçados!), sofrendo maior variação nas versões cinematográficas nos anos 90 e 2000. Tom Cruise passou a usar camisetas que evidenciavam o corpo malhado, jaquetas de couro, algumas jaquetas de neoprene e óculos escuros com design arrojado. 






O look que criei me inspirando no filme foi este:






O elemento que mais chama a atenção neste look é o couro, que foi visto com muita frequência no último inverno europeu e que aparece em muitas coleções nacionais. Dei preferência ao preto. Como espiões levam vida dupla (ou tripla...), resolvi apostar na calça skinny super fashion e em um blazer, que lembra os momentos de trabalho de escritório, mas com uma pegada jovem e mais rock 'n roll. 

Para quebrar a sofisticação, optei por uma camiseta branca leve de algodão.

As luvas vermelhas são um toque divertido! Trazem cor ao visual escuro sem exageros.

Os sapatos de cordão, tipo oxford de salto são azuis, são a inspiração dos anos 70. O tom azul escuro se mescla com o preto da calça, trazendo um pouco de cor, mas sem exageros. O fato de ele ser mais fechado e a calça comprida, evita que apareça pele e cria unidade, dando uma sensação de alongamento. Um sapato preto conseguiria potencializar ainda mais este efeito!

O colar de corrente tem um ar descolado e moderno. Não sei vocês, mas sempre que penso em ação, penso em correntes! Uma camisa com uma gravata fininha também ficaria ótimo, mas quis criar um look um pouco menos severo.

Os óculos são o grande detalhe. Você já viu algum espião sem óculos escuros?

Esta foi a dica de cinema desta semana. Até sexta que vem com mais trilhas inesqucíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário