segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pensando os relacionamentos, ou quando tudo acaba.



Já faz algum tempo - alguns anos na verdade - que tenho notado como a qualidade dos relacionamento ( falo de casais especificamente) tem piorado. As pessoas algumas vezes parecem intolerantes, mas muitas vezes parecem tolerantes até demais. Suportam traições, egoísmo, desrespeito, falta de educação, simplesmente porque é mais fácil aguentar tudo isso do que enfrentar o fato de estar sozinho. No fundo, este é o grande fantasma: a solidão.

Conversando com amigos queridos, que igualmente a mim terminaram um namoro recentemente (bom, o meu não é tão recente assim), notei um certo desespero com relação ao que viria depois do adeus. A frase recorrente é "eu não sei ficar só". É isso mesmo. Depois de um relacionamento, principalmente os longos, as pessoas se esquecem de que nasceram sós e percebem que desaprenderam o grande prazer de estar bem com elas mesmas.

Eu acho este tipo de atitude estranha, porque sempre prezei muito a solidão, mesmo quando tinha um namorado. Acho que não existe nada mais prazeroso do que ter um tempo para se conhecer, testar seus limites, fazer o que quiser sem precisar dar satisfação a ninguém. Quando terminei o último namoro, o conselho mais recorrente foi " agora você precisa ficar com alguém para mostrar a ele que você está bem". Peraí, será que eu preciso estar com alguém para estar bem? Eu acho que não. Tampouco acho que engatar um namoro no outro resolva a dor que você sente quando termina um relacionamento. Na verdade acho que só piora. Ah, e também não preciso provar nada prá ex, né?

Um amigo meu diz uma frase que talvez seja a mais sábia que já ouvi: " a dor é proporcional ao amor". É mesmo. O período de luto é indispensável e não há tempo determinado para ele. Se vai durar uma semana ou um ano, vai do coração de cada um. Nada mais cruel para se fazer consigo mesmo do que não viver a dor, chorar o que for preciso e redescobrir o prazer de ser quem se é, pessoa única, mas nem por isso sozinha. É um período para rever situações e comportamentos e aprender com os próprios erros para garantir que não se repitam no próximo namoro.

O maior erro do fim do namoro é se esquecer de que você nunca foi dois, mas sempre um que se relacionava com outro. O mesmo amigo da frase acima já me disse mais de uma vez que invejava a minha capacidade de estar bem entre um namoro e outro. Eu fico bem mesmo. Nunca fui de "ficar", então esta já não é uma opção de divertimento para mim, o que deixa a maioria das pessoas abismada. Eu não sei se é de criação ou temperamento, mas acho esqusitíssimo beijar alguém que acabei de conhecer. Até já fiz isso algumas vezes, mas me arrependi em praticamente todas. 

Se você está se perguntando sobre o que eu faço para sobreviver ao pós-namoro, eu respondo: eu me divirto! É isso mesmo, eu agito a minha vida. O primeiro ponto são os amigos. Procure-os. Convide-os para sair. Se forem seus amigos de verdade, eles entenderão o que você está passando e não te farão cobranças absurdas. Eles te escutarão, muitas vezes contando a mesma história pela milésima vez. Faz parte. Um dia, quem sabe, você também não ouvirá a deles com a mesma atenção e até chorará junto? É isso que os amigos fazem. Amigos também tentam te desviar da dor para que você possa respirar e ver que há mais no mundo do que o seu ex. Você verá quantos programas legais irão surgir.

O segundo ponto é não estar só nos fins de semana. Pelo menos nos primeiros meses, ocupe-se. Muitos fantasmas nos esperam nas noites de sábado e tardes de domingo, então deixe-os esperando sentados, porque não te encontrarão em casa.

O terceiro ponto é satisfazer-se. Faça tudo aquilo que você sempre teve vontade e nunca teve tempo ou que deixou para trás durante o namoro. Sempre quis aprender a cozinhar? Gosta de passar a sexta à noite no happy-hour com os amigos? Cinema nas tardes de domingo? Por que não agora? Aproveite para se conhecer, aprender coisas novas. Fins de namoro sempre me foram produtivos, até porque nunca fui baladeira e foi durante os cursos que fiz nestes períodos entre namoros que me conheci melhor e conheci muita gente nova (inclusive meus ex, jajajajajaja!!). Com essas atitudes a dor vai acalmando, você vai esquecendo o lado ruim do relacionamento e aos poucos vai reaprendendo a ser solteira (o) e feliz! Só quando chegar neste ponto é que você estará realmente preparada (o) para um novo relacionamento, mais maduro e duradouro. Também terá aprendido a escolher melhor as pessoas que terão o prazer de compartilhar a vida com você!

O principal é não ter medo de você. Descubra quem você é, do que gosta, o que valoriza. Lembre-se de que muitas vezes, mesmo tendo um namorado ou namorada, marido ou mulher, você pode precisar ficar só. Conheça-se e você não estará com este estranho refletido no espelho, mas sim com a melhor companhia que poderia desejar. Sempre.

:)


2 comentários:

  1. "Conheça-se e você não estará com este estranho refletido no espelho, mas sim com a melhor companhia que poderia desejar."

    Mandou bem nessa frase. Isso resume todo o texto. Concordo plenamente!

    ResponderExcluir
  2. Bonita! O importante é ser feliz! E quero muito te ver feliz! Beijão!!!

    ResponderExcluir