sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Para andar sob as águas

Quem é de BH sabe bem sobre o que eu estou falando. Chega janeiro e as chuvas vão ficando cada dia mais frequentes e mais fortes, deixando a cidade embaixo d'água por semanas inteiras. Hoje tivemos uma mostra do que provavelmente virá por aí, noite e manhã de chuva intensa, a ponto de dificultar a circulação das pessoas pelas vias públicas.

É por conta disso que resolvi fazer um post muito adequado para este tempo chuvoso, além de falar de um tipo de moda que eu adoro: acessórios para dias chuvosos!

Quem convive comigo sabe que eu adoro um guarda-chuva, daqueles enormes! O gosto começou no tempo de colégio, quando eu tinha que carregar uma mochila enorme por longas distâncias à pé. Se chovesse, muitas vezes molhava tudo, então minha mãe me deu um guarda-chuva desses tradicionais, sob o qual cabiam a mim e a mochila. Depois disso eu tomei gosto e nunca mais comprei dessas sombrinhas dobráveis que viram do avesso no primeiro vento.

Quando eu cresci e comecei a trabalhar, passei mais tempo andando pela cidade e percebi o desrespeito de grande parte dos motoristas, que não se importam em passar em alta velocidade sobre poças enormes e assim molhar e sujar pedestres. Também há o problema de acabar pisando nelas, e tudo isso me fez desejar ardentemente uma galocha. Comprei uma há uns anos atrás em São Paulo e foi amor à primeira calçada. Não se enganem, pois não é um calçado propriamente confortável. Das primeiras vezes a gente estranha bem o peso. O que eu gosto nela é que ela protege bastante a perna (chega quase que ao joelho), o que faz com que você pise em poças de água sem nem se dar conta. Fica impossível molhar os pés e ainda tem a vantagem de não derrapar, o que dá bastante segurança para quem usa.

Por conta de tudo isso que contei, comecei a criar um guarda-roupa à prova d'água. Nem todas as peças foram pensadas para a chuva, mas acabam sendo de grande ajuda nestes dias de aguaceiro.

Vamos às dicas:

1 - Tenha pelo menos um bom guarda-chuva:

Sei que muita gente acha que é difícil de carregar, fácil de esquecer, mas vá por mim. Quando chove sem parar, você usa o tempo todo. Se vocês procurarem, encontrarão modelos divertidos, com estampas, cores e até formas diferentes. Procurando na internet, achei este com as constelações. Agora vou ficar querendo...



                                 




2 - Uma capa de chuva pode ser sua salvação:

Uma boa capa de chuva te dará tanta proteção quanto um guarda-chuva e talvez seja mais confortável para algumas pessoas. Ela fica ajustada ao corpo e protege muitas vezes até o joelho. 

O modelo que mais conhecemos é o famoso trench-coat ou casaco de fronteira, que foi criado exatamente para as intempéries. Deixa todo mundo elegante e aguenta bem a chuva.

Aqui, uma foto da Blair, de Gossip Girl, enfrentando a força da água, em um típico look Bonequinha de Luxo!

Viram? Super chic!

Existem ainda outros modelos de casacos impermeáveis. É só procurar o que mais se adeqüa ao seu estilo e bolso!

3 - Em dias tão molhados, prefira bolsas transversais:

Uma coisa que aprendi é que em dia de chuva, quanto mais as mãos estiverem livres, melhor. Isso porque temos que carregar um guarda-chuva ou uma sombrinha e aí sobra uma só mão. Se ainda formos carregar bolsa e pasta, haja braço! É por isso que gosto das bolsas de alças compridas. Elas ficam penduradas no corpo e geralmente mais próximas a ele, o que evita esbarrões nas pessoas e menos coisas com que se preocupar. 



A alça comprida libera as mãos


Para os homens, valem as pastas tipo carteiro.



4 - Proteja seus pés:

Não tem jeito. Em dias chuvosos, a melhor opção são as galochas. Você pode escolher um modelo tradicional (preto ou azul escuro) ou um bem colorido e estampado. Hoje isso só depende do estilo de cada um. Elas aparecem nas prateleiras mais frequentemente no inverno e nesta época de verão fica um pouco difícil de conseguir. Devia ser o contrário, porque é exatamente nesta época que as chuvas aparecem por aqui e consequentemente precisamos mais delas.


Lá fora as galochas já são indispensáveis há muitos anos!


Este modelo é um charme! Seria básica não fosse o lação vermelho atrás. Esta é da I love Galochas, uma marca portuguesa que vende on-line.


Outra dica para quem acha a galocha muito grande ou tem dificuldade de encontrá-las na sua cidade, são as sapatilhas e botinhas da Melissa. São calçados de plástico que as meninas conhecem desde a infância. Constantemente encontramos alguns modelos mais fechados, principalmente na temporada de inverno, que podem servir como mini-galochas. Este que mostro abaixo comprei na coleção de inverno 2010. Ainda é possível encontrá-lo na loja virtual da marca por R$99,90, além de outros modelos mais fechados que oferecem a mesma proteção aos pés.




Também comprei este modelo em 2010 e tenho usado com frequência nestes dias. Seu pé não molha de jeito nenhum! O mais legal é que muita gente não acredita que é plástico :)

Esta foi feita em parceria com Alexandre Herchcovitch e por ser mais fechada, também protege bem o pé.

Bom, as dicas para não ficar ilhada (o) nestes dias estão aí. Agora é só pôr em prática! Abaixo, algumas dicas de onde encontrar alguns produtos citados aqui. 


Para saber mais:

Guarda-chuvas: Uncle K.

Galochas: ilovegalochas.com

Trench-coats e capas de chuva: o melhor ainda é procurar no exterior. Se você viajar, procure em brechós. Em BH existe uma loja chamada EuroBlazer, que trabalha com casacos de marca. É como um brechó especializado neste tipo de peças. Quem sabe você não encontra um original da Burberry por um preço amigo?
Também podemos procurar nas marcas estrangeiras que fazem sucesso por aqui e tem preços mais acessíveis, como Zara e TopShop.

Sapatos:   Melissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário