sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Para aprender a se maquiar

Eu sempre gostei de maquiagem. Aliás, eu não gosto... Eu AMO! Eu aprendi a me maquiar ainda adolescente, lá pelos meus 15 anos. Experimentei produtos, aprendi a dosar quantidades e a forma mais fácil de aplicar cada textura... e sei que no começo não é nada fácil.

Minhas amigas sempre me dizem que têm muita dificuldade em combinar cores e saber a melhor maneira de usar os pincéis, então pensei em escrever este post para dar algumas dicas.

1 - CURSOS RÁPIDOS

A primeira é que várias marcas de cosméticos oferecem cursos de uma tarde (ou uma manhã) para ensinar iniciantes a se produzirem para um dia de trabalho e uma festa. Eu já fiz um curso do Boticário há alguns anos atrás e achei muito bacana. Eu tinha comprado alguns produtos e ganhei o curso de presente. Ele foi realizado em um hotel e ensinou como limpar e preparar a pele, como aplicar de forma correta a base, o corretivo e o pó e como fazer três maquiagens diferentes: básica, moderna e clássica. No final, ainda me deram uma apostila ilustrada com todas as dicas para levar prá casa.

Estes cursos são ótimos para quem ainda não tem muita noção de como fazer uma produção bacana e natural, sem um ar pesado. Eles são oferecidos pelo Boticário e pela Contém 1g periodicamente. As informações de preços e datas podem ser obtidas em qualquer loja das redes. Muitas vezes, efetuando a compra de algum produto você pode se inscrever gratuitamente no curso. Empresas como Avon, Natura e Mary Kay dispoem de consultoras que podem organizar um pequeno curso para você e suas amigas e ao final oferecer os produtos utilizados.

2 - COMPRANDO O MATERIAL

A segunda dica é: compre um bom estojo de maquiagem (daqueles que vêm com dezenas de cores) e experimente. Claro que você não vai fazer teste na hora de sair. Aproveite algum momento de folga e comece a experimentar cada cor e a misturá-las. Alguns produtos possuem pigmentos mais fortes, que com pouca quantidade já se consegue um grande efeito, e você precisa se familiarizar com todas as características de cada item da maquiagem para não se atrapalhar na hora de se produzir.

Procure sempre harmonizar tons mais suaves com tons mais escuros de sombra, como rosa pálido e marrom que é uma combinação clássica. Aliás, o marrom chocolate funciona com muita coisa e "quebra" os tons fortes, quando não se quer uma maquiagem com ar muito moderno. Gosto de usá-lo com verde escuro, azul petróleo e dourado que colorem e iluminam, mas ficam discretos neste tipo de combinação. Eu sou muito branca e qualquer cor aparece muito em mim, então tenho que ter o dobro de cuidado para não ficar muito aparecida! Peles morenas se dão muito bem com violeta, dourado, verdes e azuis mais fechados. Para saber o que vai bem em você, é preciso experimentar e levar em conta a sua cor da pele, cor do cabelo, cor dos olhos... Em outro post falo sobre isto com calma.

Aliás, o primeiro cuidado é na hora de comprar a base e o corretivo. Procure fazê-lo em um momento tranquilo, sem pressa, pois é preciso testar vários tons de maquiagem até encontrar um que realmente se funda à sua pele e não dê um efeito máscara. Base e corretivo devem ser testados no rosto, nunca na mão. Se você não tem prática nenhuma, procure uma loja que tenha consultoras que possam te ajudar ou leve uma amiga que entenda do riscado para te auxiliar! É preciso levar em conta o seu tipo de pele para encontrar uma maquiagem de textura apropriada. Um exemplo: se sua pele é oleosa, procure bases e corretivos oil-free. Se é seca, procure texturas líquidas, se é jovem, texturas mais fluidas. (Este é mais um assunto para se tratar com calma. Falo no próximo post.)

3 - OBSERVAÇÃO É ESSENCIAL

A terceira dica é observar as maquiagens propostas pelas revistas e tentar copiá-las. Foi assim que eu aprendi. Olhava as revistas da minha mãe, as atrizes das novelas, as modelos das passarelas, observava bem as cores usadas e os traços feitos pelos maquiadores e tentava copiar. Aos poucos a gente vai descobrindo os truques dos experts e fica treinada. Também é bom ver estes programas de transformação que todo dia pipocam na TV, como o Esquadrão da Moda. Sempre há um quadro com um maquiador que ensina truques para cada tom e tipo de pele, formato dos olhos e da boca, como afinar o nariz sem plástica (é só aplicar levemente uma sombra em um tom amarronzado leve nas laterais), entre outras dicas que podem fazer toda a diferença no seu dia-a-dia.

É importante lembrar que maquiagem a gente aprende aos poucos, com erros e acertos. Um curso pode te ensinar o básico, mas expert a gente só vira com treino. É preciso ter paciência e a recompensa virá!

Acho que prá começo de conversa, já dei algumas boas dicas. Logo,logo eu falo mais!

Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário