terça-feira, 3 de julho de 2012

Boca escura + olhos esfumados, pode?

Mas é claro que pode! Eu não sei quem foi que teve a ideia de dizer que não!

Toda garota conhece a regra: "se os olhos são destacados, a boca apaga e vice-versa", mas lembrem-se que regras são feitas para serem quebradas (desde que não causem danos às pessoas, neste caso, nos fazendo parecer palhacinhas).

Eu acho que não há nada mais chic neste mundo que olhos esfumados e batom poderoso, de preferência um vinho bem lindo! Morro de raiva quando invento de fazer estes cursos de maquiagem de Boticário e Contém 1g que eu ganho de vez em quando. As instrutoras têm como Bíblia aquela apostilinha que ensina duas ou três maquiagens diferentes (????) e tudo que fuja ao que está escrito ali, para elas é pecado mortal. Aí elas nos ensinam a fazer uma maquiagem que nos fará parecer outra pessoa, menos a gente e nós saímos frustradas e decepcionadas de lá, jurando nunca mais abrir a bendita apostila. 

Eu aprendi a me maquiar sozinha. Não perco tempo com esses cursinhos porque no fim, a gente aprende na prática. Se você quiser um professor, procure por Vanessa Rozan ou Fernando Torquatto. Como??? Simples. Assistindo aos programas em que eles aparecem maquiando as pessoas, como o Super Bonita, por exemplo. Os grandes maquiadores são grandes porque eles já treinaram muito e sabem por exemplo que há momentos em que nenhum pincel consegue substituir nossos dedos para o acabamento de uma base, só para citar um exemplo.

Eu sempre gostei de assistir a estes programas de transformação porque choviam dicas e truques de maquiagem. Também sempre gostei de observar as "modas" das revistas, novelas e filmes. É assim, observando, que a gente aprende de verdade. 

Minha diva mor na maquiagem é a Thalia. Ela mesma, a cantora mexicana. Aprendi a fazer olhos incríveis só observando as maquiagens dela. Aliás, mexicanas têm o dom da beleza. Cada maquiagem digna de Oscar, isso até para ficar em casa. Digo por experiência própria, porque morei lá.

Foi por causa da Maria do Bairro que eu aprendi que olhos esfumados e lábios escuros eram algo elegantérrimo. Se você duvida, dê uma olhada:


As imagens de moda também usam muito este recurso, como esta campanha da Clarins:


Uma boa dica é não exagerar nos cabelos. Deixe a maquiagem ser protagonista e faça um penteado mais básico, como um coque ou cabelos puxados para trás. O rosto aparece e se destaca. Também não exagere nos acessórios.


A Eva Longoria usou um batom rosa com os olhos bem marcados de preto. Vejam que não é rosa clarinho! Ele aparece, mas não é berrante, o que permite um pouco de blush.



Agora o grande mistério... sabem qual é o segredo para que o look funcione? São dois: tons mais clássicos nos olhos (marrons, pretos e cinzas nunca falham) para não chocarem com o tom do batom, seja ele qual for, mas que seja preferencialmente clássico (vinhos e amarronzados), e um blush tão suave que quase não aparece. Desta forma não há muito choque de cor. Há um espaço de pele perfeita e limpa criando uma distância entre os tons. Não é criado um excesso de informação.

Quem assistiu ao programa de ontem da Julia Petit, o Base Aliada, viu que ela concorda comigo. Ela fez uma maquiagem de olhos e boca escuros, em tons de marrom. O vídeo ainda não está disponível, mas vale muito a pena esperar um pouquinho e procurar no site do programa. A maquiagem é linda e muito rápida de fazer!

Vou deixar para vocês um vídeo da Vanessa Rozan ensinando a fazer o olho esfumado. Este é só um dos milhares de modos de fazer esse visual. Vocês podem variar as cores. Depois é só pintar os lábios de vermelho!




No mais, tentem em casa. É errando que a gente aprende :) Vocês vão ver que não é difícil e que o efeito é poderoso!

Beijo prá vocês!

2 comentários: