segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Para se sentir bem o ano todo: cuidando da pele!

Eu sei que parece básico, mas muita gente não faz... você cuida bem da sua pele? Ao contrário do que todo mundo pensa, não demora muito tempo nem é chato de fazer. Tudo é questão de costume. 

Comecemos pelo básico. Todos os dias é preciso limpar, tonificar e hidratar a pele. Não é frescura e faz diferença! Vou explicar o por quê e como fazer.

A limpeza: Todos os dias pela manhã e à noite devemos limpar a pele. A gente vive em um mundo bem poluído (fumaça, poeira...) e toda essa sujeira acumula na pele do corpo todo. A do rosto é mais fina e sensível, por isso pede um cuidado especial. Quando for lavar, use um sabonete próprio para esta área. Existem milhares de marcas nacionais e internacionais. O importante é ser uma marca boa (o que não significa ser cara), pois assim o risco de dar uma alergia ou irritação é bem pequeno. Para as meninas, recomendo um demaquilante para os olhos. Ele tirará o rímel e as sombras com facilidade por ser mais oleoso. O da Avon é baratinho e excelente! Caso prefiram, podem usar um demaquilante no lugar do sabonete à noite. Eu não gosto muito, mas vai de pele para pele. O importante é testar e ver qual o produto que te faz sentir melhor.



Existem atualmente toalhinhas de limpeza que facilitam muito o processo em algumas situações, mas que não limpam tão perfeitamente a pele. Prefira usá-las quando for dormir fora de casa ou for viajar. Como "não vazam", são mais fáceis de transportar.

Nunca deixem de limpar a pele, principalmente depois da balada. É a limpeza que faz com que a pele respire e se apresente mais saudável e brilhante no dia seguinte. Também é o que garante que os cremes hidratante e anti-idade sejam mais eficazes.

A tonificação: Logo após a lavagem, você deve usar um tônico. Ele fecha os poros e retira o restante das impurezas. Vai por mim, você ficará assustada (o) com a cor que o algodão ficará, principalmente se tiver passado o dia no centro da cidade. Recomendo passar mais de uma vez se o algodão tiver ficado muito escuro. Para as meninas é ainda mais indispensável, porque costumamos usar maquiagem e o tônico retira todo o resto de base e pós. Caso sua pele seja sensível e você sinta alguma irritação, a dica é passar o tônico e depois enxaguar. O excesso do produto sairá e sua pele continuará limpa.

A hidratação: Pele revigorada, é hora de hidratar. O creme também deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele: quanto mais seca, mais oleoso deve ser o produto. Peles oleosas, devem procurar produtos oli free. Hoje em dia, com tanta tecnologia, ficou fácil. É só observar os rótulos.



Proteção: Se for sair durante o dia, não se esqueça do protetor solar, mesmo se o dia estiver nublado. Os raios continuam presentes, mesmo que não percebamos. Procure produtos para a área do rosto. Peles oleosas devem procurar produtos em gel. Isto evitará a formação de cravos e espinhas por excesso de óleo. O mesmo no caso dos hidratantes.


Fotos: @ GTRESONLINE

Uma dica é comprar uma linha de produtos completas. Geralmente elas são formuladas com ativos que se complementam. O resultado costuma ser melhor do que se você misturar um produto de cada marca, além de evitar irritações causadas por ativos opostos em contato.

Outra dica são os produtos anti-idade. Muitas vezes a gente pensa "ah, ainda estou nova (o) para usar este tipo de coisa", mas não é verdade. Se você se aproxima dos 30 ou já chegou neles, procure seu dermatologista e descubra qual é a linha mais indicada para você (eu uso La Roche-Posay). Quanto antes começar a usar, mais difícil será ter rugas no rosto. 


Confiram alguns produtos:


Demaquilante de olhos Avon: Bem oleoso, remove com facilidade rímel e sombras. Ótimo para retirar maquiagem à prova d'água. O melho é o preço! Custa na faixa de R$ 8 e duuuura...


Make up Remover


Linha de produtos Clean and Clear Johnson & Johnson: Existem várias linhas de produtos que são facilmente encontradas em farmácias, têm qualidade e ainda um preço acessível. Você encontra leite / gel de limpeza, exfoliante (que deve ser usado uma vez por semana ou de 15 em 15 dias para remoção de células mortas - veja embalagem antes do uso), hidratantes, cremes secantes para espinhas, entre outros produtos. Cada linha terá seu kit que se complementa e torna mais eficaz o resultado.


Linha completa Clean and Clear


Eu uso a linha Effaclar da La Roche-Posay. Como eles tem uma gama muito grande de produtos para vários tipos de pele, procure antes seu dermatologista e veja qual é a linha mais indicada para você.



Lenços de limpeza: Facilitam quando a água está gelada e você está com muita preguiça de jogar a mão cheia no rosto ou quando vai viajar. Como não limpam perfeitamente, passe o tônico em seguida.

Lenços de limpeza Nivea - gostei do tamanho, é grande e prático.



Cuide de você. Com os anos você perceberá a diferença. Sua pele agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário