terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Radiola Moderna: Nick Drake

Queridos leitores e amigos! Bem-vindos ao primeiro Radiola Moderna do ano, com mais um excelente texto do Leo Ramos d'O Albergue. Antes de começarmos, quero esclarecer uma coisa. Vocês devem estar se perguntando aonde estão as novidades que venho prometendo desde que começamos esta nova série no blog. Terei meus outros autores sim, mas o fim de ano foi bem corrido, todo mundo com compromissos de trabalho e por sorte e amizade eu tenho o Leo para me presentear com os textos fabulosos que estamos apresentando por aqui desde dezembro. Só posso agradecer a ele pela colaboração sem tamanho! Espero que logo eu possa trazer os outro colaboradores para vocês conhecerem também.

Bom, agora vamos ao que interessa, o texto de hoje. Com vocês Nick Drake no texto de Leo Ramos d'O Albergue!


Olá, pessoal!

Hoje vamos viajar um pouco no tempo e retroceder até a década de 70 para reverenciar um dos maiores nomes do folk - Nick Drake. Esse genial compositor lançou seu primeiro álbum em 1969 e permaneceu a vida inteira injustamente pouco reconhecido pelo público. Sua redescoberta só se deu nos anos 80, quando grandes bandas e artistas assumiram a influência de Drake em suas carreiras.

Durante a sua curta vida - ele morreu com apenas 26 anos, vítima de abuso de antidepressivos - Nick Drake lançou apenas três álbuns: "Five leaves left", "Bryter Layter" e "Pink Moon", este último o mais conhecido. O que impressiona na discografia de Drake é a extrema capacidade do compositor de compor belas melodias, seu vocal grave e suave e seu virtuosismo ao violão.

Entre seus fãs assumidos estão o ator Brad Pitt, que narrou um documentário sobre ele ("A stranger among us"), Elton John (que dispensa comentários) e Robert Smith, que credita o nome de sua banda, The Cure, a uma música de Drake, "Time has told me", que diz: "Time has told me: / you're a rare, rare find! / A troubled cure / for a troubled mind" (O tempo me disse: você é um raro, raro achado! Uma cura problemática para uma mente problemática).

Como sempre, deixo quatro músicas para vocês ouvirem. Uma delas não é o Nick Drake cantando, mas os arranjos são praticamente os mesmos do álbum e a voz da Lisa Hannigan está de arrepiar. Por isso, não podia deixar de compartilhar! As duas primeiras são do "Five leaves left" (o melhor, na minha opinião e na do Robert Smith!); a terceira é do "Pink Moon" e a quarta do "Bryter Layter".

1) Day is done 




2) Riverman



3) Pink Moon



4) At the chime of a city clock



Aqui, o link para a discografia completa, incluindo o que foi lançado após a morte dele, e para o documentário "A skin too few", que conta com depoimentos da família e dos produtores musicais que trabalharam com ele. Vale a pena assistir!


Discografia: http://torrents.thepiratebay.org/4343235/Nick_Drake_Perfect_Discography_MP3.4343235.TPB.torrent


Documentário: http://torrents.thepiratebay.org/6304450/A_Skin_Too_Few__The_Days_of_Nick_Drake_.6304450.TPB.torrent

Abraços e até a próxima!




Leonardo Ramos
www.oalbergue.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário