terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mocassim: Vai bombar no verão! Você vai usar?

Já vi as mais diversas opiniões sobre este calçado. Tem gente que ama. Tem gente que odeia. Tem gente que acha que ele é o símbolo de um grupo em crescimento: as patricinhas.

O mocassim é um calçado antiquíssimo e clássico. Se adapta a várias situações. É extremamente confortável e elegante e talvez por isso algumas pessoas o considerem um calçado "de nariz empinado", mas ele definitivamente não o é. Para o próximo verão ele volta com força total ao lado do Oxford, outro sapato originalmente masculino que virou paixão na última estação e que volta colorido para o calorão. Aproveitando a nova onda e por ver os mocassins invadindo as vitrines das lojas de calçado, conto agora um pouco da história dele e o por quê de ser um símbolo de elegância.

O primeiro mocassim dos Estados Unidos foi o chamado Mocassim de Minnetonka, calçado usado inicialmente por indígenas norte-americanos e depois por habitantes das cidades por volta de 1940. Este tipo de calçado tem detalhes de miçangas em cima, que eram usados para diferenciar a tribo a que seu dono pertencia. Começaram depois a ser comprados por turistas que visitavam as regiões próximas às reservas indígenas para serem dados de presente aos amigos.

Mocassim de Minnetonka


Por outro lado, popularizava-se também o mocassim de dirigir, com solado de borracha para o pé não escorregar. A primeira patente é de 1963, em nome de Gianni Mostile, apaixonado por carros de corrida e velocidade. Ele criou um solado de borracha que não permitia que os pés escorregassem dos pedais, daí o nome "mocassim de dirigir". O conforto era tanto que o calçado começou a ser usado nas ruas e até por celebridades como John F. Kennedy e Roberto Rossellini.

Nesta mesma época, uma grande marca definiu outro grande símbolo seu através do mocassim: a Gucci. Em meados de 1960, a Gucci estava em plena expansão dos negócios e já era conhecida como símbolo de alta qualidade, com produtos elegantes, de bom gosto e práticos. O que a tornou então um símbolo de  status foi seu mocassim, clássico, de salto baixo e ornamento em metal imitando um freio de cavalo no alto do pé. Primeiro foi lançado o modelo masculino e posteriormente o feminino.

Mocassim de dirigir da Gucci, com os famosos freios de cavalo, símbolo da marca.

O legal da história é que o calçado feminino estrela da época era o stiletto, mas o mocassim acabou se popularizando pelo extremo conforto que dava. A Gucci o lançou em sete tipos de couro diferentes (bezerro, lagarto, avestruz, porco, crocodilo, couro reverso de bezerro e em verniz) e cores variadas como bege rosado e verde amêndoa claro. O calçado fez tanto sucesso que chegou a ser anunciado numa manchete do International Herald Tribune, com um grande artigo e foto idem: "Gucci tem novo mocassim, o que só por ele já vale uma visita à Roma", matéria escrita por Hebe Dorsey, respeitada crítica de moda do jornal na época.

Toda essa história mostra que o mocassim é clássico sim, mas sempre foi exztremamente moderno. Foi uma grande novidade no passado e que proporciona muito conforto prá quem usa.

No verão 2010 / 2011 ele volta à moda com cores suaves, materiais variados e até algumas modernidades nos modelos, como laços.

Mocassim com salto Mr.Cat



Mocassins Empório Naka (os dois de cima) e Arezzo (os dois de baixo).


E então... vai se arriscar e experimentar?

Para ver mais modelos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário