segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sonho de consumo: Carrés Hermès


Carré da coleção Hermès for Colette
Le Carré Hermès Book : 84 euros

Começa hoje a exposição de carrés Hermès na cultuada loja Colette de Paris, que também venderá uma edição limitada chamada Hermès for Colette, dos cultuados lenços da Maison francesa. Este projeto surgiu quando o diretor artístico de silk da Maison, Bali Barret, teve a idéia de documentar o fervor ao redor do mítico lenço de seda. A partir da idéia, ele saiu mundo afora com uma equipe top fotografando pessoas e a maneira como usam seus carrés. As fotos podem ser vistas no site http://www.jaimemoncarre.com/ .


Carré da coleção especialmente feita para a Colette...

... e um detalhe do mesmo.
Brides de Gala: 280 euros

Com certeza todo mundo já ouviu falar nestes famosos lenços, mas talvez não saibam o por quê de eles serem tão especiais. Além de terem sido usados de formas totalmente inusitadas por grandes personalidades do mundo das artes ao longo de décadas (como o fez Grace Kelly ao usar o seu como tipóia para um braço quebrado ou enfeitando um chapéu de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo), a produção destes lenços os torna um artigo perfeito e de qualidade inquestionável. Para que vocês entendam perfeitamente o que estou falando, vou explicar o processo:


  • Cada carré demora dois anos para ser criado e mede 90 cm e pesa 65g;

  • O processo começa aqui mesmo, no Brasil, onde a seda é fiada dos casulos tecidos pelas larvas de 250 bichos-da-seda;

  • Esta seda fiada é enviada para Lyon, na França, onde todos os estilistas são informados sobre qual será o tema da coleção;

  • Em seguida, mais de cinquenta artistas criam os modelos para os dez lenços (isso mesmo... 10!) a serem produzidos para aquela estação;

  • Após os muitos meses necessários para criar os modelos, uma máquina de gravar fará uma serigrafia para cada cor diferente que aparecerá em cada lenço. Se houver trinta cores em um lenço, ele deve criar trinta serigrafias diferentes;

  • Em seguida, há um processo intenso de coloração, uma vez que um comitê inteiro votará nas matizes e tons, antes de o modelo ser finalmente enviado à fábrica onde o trabalho pesado começa.

  • Entra aqui uma curiosidade: os lenços são amarrados de várias formas para ver se ainda ficam bonitos. Se na amarração as tonalidades não combinarem, o modelo é excluído e o processo recomeça.

  • Há um processo de impressão vertiginoso;

  • em seguida, um banho luxuoso de vapor para tornar os lenços extraordinariamente macios, e, então, duas mulheres examinam cuidadosamente cada centímetro da seda à procura de qualquer defeito;

  • Por último, os quadrados são cortados e as costureiras os debruam à mão, até serem enviados para as mulheres no mundo todo.
     Fonte: As 100+ (Nina Garcia)

Depois de toda esta explicação fica fácil entender o por quê do preço elevado e mais fácil entender por quê vale o que é cobrado. É um ótimo exemplo da frase do dia, postada hoje mais cedo, não acham?

Estes lenços são cobiçados e passados como herança na família de mães para filhas e de geração a geração. Sorte daquelas que herdarão um. Para as que não, quando tiverem a chance de adquirir um desses não a percam, ou se arrependerão para sempre!

Para saber mais:


Colette Paris 
(e o link direto da exposição é o http://www.colette.fr/#/page/5267/hermes/  )

J'aime mon carré (aprenda muitas formas de amarrá-lo e veja fotos do projeto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário