segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Para babar... ou comer rezando em Buenos Aires!!!

Como já havia comentado, voltei de Buenos Aires há poquíssimo tempo e ainda sinto uma saudade danada de algumas coisas que eu comia quase que diariamente.

Uma das minhas grandes diversões era descobrir algum café antigo e passar horas sentada, batendo um papo com a minha amiga ou com algum local, tomando alguma das delícias do cardápio. O que acho muito charmoso lá é um costume antigo, que ainda se vê em algumas partes do Brasil, mas que aqui em Minas é raríssimo: todo café que se pede vem com um copo de água gasosa gelada e um biscoitinho (experimentei uma variedade enorme deles. Muda o tipo de café, muda o tipo de biscoito).


Cafeteria Havanna


Um lugar que eu sugiro ir é o Café Havanna. Esta é uma marca tradicionalíssima de doce de leite e tudo o mais que se possa fabricar a partir dele (alfajores, tortas, sorvetes...) e além de tudo serve uma infinidade de cafés (outra tradição argentina). Eu experimentei um, o mais simples deles, café com doce de leite e que prá mim foi o melhor. Trata-se de um copinho do tamanho de um de cachaça, só que mais gordinho, com a metade de doce de leite e a metade de expresso. Você mistura e toma de duas goladas. É quente, é amargo, é doce, tem gosto de café com leite da casa da vó, mas fica um gostinho diferente na boca depois, que parece trazer uma lembrança antiga, e aí você percebe que é o doce de leite. Talvez eu tenha gostado tanto por ser mineira e ter a tradição deste doce na mesa lá de casa desde pequenininha. É simples, delicioso e anima a gente instantaneamente.

Alfajor de doce de leite coberto com chocolate e alfajor de doce de leite coberto com glacê



Um dos vários cafés do cardápio da Cafeteria Havanna
Outra coisa que me encantou foi o famoso Submarino. Trata-se de um copo de leite bem quente com uma barrinha de chocolate meio amargo dentro. Alguns trazem prá você mesmo fazer; outros trazem a barrinha já mergulhada no copo. Eu sou suspeita para falar, pois sou apaixonada por leite e lá na Argentina ele ainda não vem da COPASA (Companhia de Saneamento). O leite é de verdade, grosso, com cheiro de leite, e quanto mais verdadeiro for, melhor o submarino. O que eu mais gostei foi o do Barbaro Bar. Ele vem em um copo de vidro com suporte e alça de metal, igual à um que eu vi em uma foto na infância. Acho que foi a memória da foto que criou todo o encantamento.

Falando de comidas, não deixe de experimentar as empanadas, um pastel assado com os recheios mais variados: carne moída, milho, creme de espinafre... É uma ótima pedida para um lanche rápido a qualquer hora. Procure comer nos cafés. São sempre mais caprichadas que as de rua. Argentinos também tem mania de croissants ou medialuna, como se diz por lá. Em qualquer lugar se encontra e no café da manhã é figurinha certa!
Quem quiser experimentar uma empanada e não tiver como ir à Argentina imediatamente, experimente ir ao Pizza Sur, na rua da Bahia, esquina com Gonçalves Dias (Savassi). O clima é bem portenho e as empanadas deliciosas!

Para provar o Café Havanna, se estiver em São Paulo, vá à uma das dezoito lojas da marca espalhadas pela cidade. Há mais ou menos dois anos o primeiro café da marca foi aberto na capital paulista e faz um sucesso danado. Todos os doces podem ser encontrados lá! Para saber os endereços, visite o site abaixo.

PS: Vou procurar a foto que vi do Submarino e posto depois prá vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário