quarta-feira, 30 de maio de 2012

O significado e a história do Tartan - o xadrez com pedigree



Não há nada mais invernal que o tecido xadrez. Ele pode aparecer nos seus mais variados tipos (Príncipe de Gales, Madras, Vichy (também muito usado no verão), Argyle, Pied de Poule...), mas uma coisa é certa: ninguém fica indiferente a ele.



Ele já foi símbolo dos grunges, da realeza, dos vikings, dos cowboys, das mulheres elegantes e assim seguirá sendo pela eternidade. Um dos motivos é ser uma padronagem com história, o que o torna mais valorizado e conhecido. 

Hoje falaremos do Tartan, que compreende alguns tipos de xadrez que contam a história dos  clãs escoceses.

Hoje esta é uma padronagem popularizada entre fashionistas e também entre avessos à moda, porque cai bem em praticamente todo mundo e é um símbolo de elegância, mas há séculos atrás era uma marca distintiva. Se você carregasse um xadrez na indumentária, isso significava que era de uma família importante. 



No alto: Murray of Atholl, MacLachlan
Abaixo:  MacNeill e MacArthur

A história começa quando povoados da Escócia começaram a criar tecidos com a lã  e a tintura que tinham disponível. O intuito era criar um tecido decorativo para a vestimenta. Como conseguir materiais diferentes não era muito fácil naquela época, cada região começou a produzir um tipo específico de tecido trançado, ficando conhecida por uma determinada padronagem e grupo de cores. Era como um selo de família.

No começo dos anos 1800, quando a tradição deste tecido começava a se perder, houve um movimento na Escócia para a recuperação da história do tartan. Ele começou a ser pesquisado através de pinturas, do conhecimento popular, do conhecimento de tecelões e até buscada junto aos líderes dos clãs.  Até a Rainha Victoria incentivou este revival daquela que viria a ser a marca registrada da Escócia.

Aqui, a Rainha Victoria com seus filhos. Vejam que as crianças usam detalhes em tartan nas suas roupas.



Em cima: Paisley e Angus
Embaixo: Peacock e um típico tartan de caça (são mais escuros). Aqui o Elbrick.

Com esta volta triunfal do tartan, a moda acabou apoderando-se dele e já naquele tempo vários modelos passaram a ser desenvolvidos para as mais variadas ocasiões, inclusive para a caça e até funerais (sempre em preto e branco). Hoje instituições escolares também costumam usar o xadrez como parte do uniforme de seus alunos. Cada uma tem o seu próprio xadrez, identificando a escola. Isto só mostra a versatilidade da padronagem mais querida de todos os tempos! A moda lança várias tendências a cada temporada, mas esta padronagem nunca sai de moda porque já se tornou um clássico.


Por mais cores que uma peça possa ter, não veja isto como um problema. Você pode combinar ou descombinar as cores do xadrez com as das outras peças, criando looks únicos.


Veja como usar:


No trabalho, uma calça xadrez pode ser um curinga. A primeira vista nem dá para notar, mas ela é xadrez mesmo! Discreta, poderá ir com você do escritório ao happy-hour sempre na maior elegância!


Xadrez no trabalho




Para este inverno, que tal usar os óculos Ray-Ban que tem enlouquecido as fashionistas há tempos e também as botas de motoqueiro que estão nas vitrines em um look ultra descolado, destacando as cores do xadrez junto a outras peças mais escuras? 


The Winter Rock Girl


Outra ideia é se basear em um dos ingleses mais famosos da história da literatura, Mr. Sherlock Holmes, e criar um look para noite misturando couro e dois tipos de xadrez em um look muito novo e feminino.

Like Mr. Holmes




E agora veja quem usa / usou:

A rainha Elizabeth II em seu castelo em Balmoral, na Escócia, prestigia o estilo escocês com uma faixa em tartan sobre seu vestido de gala, em 1972.

Foto histórica: o príncipe de Gales (que mais tarde seria conhecido como George V), com seus filhos no castelo de Balmoral (Escócia): Príncipe Henry, Príncipe Edward - o futuro Edward III e Duque de Windsor - e Príncipe George, mais tarde Rei George VI.


Eles são realmente ingleses! A família Beckham toda parece ser fã dos tecidos xadrezes...

Alexander McQueen e Sarah Jessica Parker, na abertura da exposição Anglomania, do MET em NY, em 2006. McQueen aliás tinha seu próprio tartan.

Ed Westwick, o Charles Bass da série Gossip Girl, lindo com uma camisa xadrez. Aliás, seu personagem também usou muito e ainda usa xadrez nas mais variadas combinações. Sempre elegante.

Chace Crawford, seu colega de elenco e amigo, com um terno de padronagem Príncipe de Gales.
Lucille Ball, a amada atriz e comediante americana do seriado "I Love Lucy", em 1942.

A eterna diva do cinema e da moda, Audrey Hepburn, usando uma camisa xadrez. Atemporal.

Para ver uma galeria de fotos com algumas das propostas mais interessantes da moda utilizando o xadrez, clique aqui.

Existem milhares de combinações de listras e cores e você pode ter certeza de que vai encontrar um tartan  (ou muitos) para chamar de seu!


Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário