terça-feira, 22 de maio de 2012

Radiola Moderna: James Iha

Olá, queridos leitores! 


Como toda terça, hoje é dia de Radiola Moderna e hoje o Beto vai falar sobre James Iha, ex-Smashing Pumpkins que está dando o que falar na carreira solo. Vamos ao texto?

James Iha

James Yoshinobu Iha, nascido em 26 de março de 1968, é um guitarrista de Chicago, Illinois, descendente de japoneses, mais conhecido como guitarrista (e co-fundador) do The Smashing Pumpkins, e mais recentemente do A Perfect Circle. Atualmente vive em Manhattan.

Co-proprietário de um pequeno selo independente, o Scratchie Records, que tem no cast ninguém menos que Albert Hammond Jr. – mais conhecido como guitarrista do The Strokes e que tem 2 discos excelentes mas que ficarão para um outro post.

Além de tocar guitarra, Iha produz, canta, faz remixes, grava trilhas de filmes e já trabalhou com Isobel Campbell (Belle & Sebastian), Michael Stipe (R.E.M.) e até Marilyn Manson.

Em 2009, entrou para a (inexplicável) banda Tinted Windows, que tem como membros o baterista Bun E. Carlos da lendária banda dos anos 70 Cheap Trick e o vocalista Jordan Taylor Hanson da banda...HANSON. Isso mesmo! Hanson! O som é até bacaninha mas, voltando ao assunto...

Sua antiga banda chamava a atenção pela peculiaridade dos timbres das guitarras empunhadas por ele e por Billy Corgan, o vocalista dos Smashing Pumpkins. Diante do egocentrismo de Corgan que gravava quase todas as guitarras e linhas de baixo em estúdio, o que criava muitas tensões dentro da banda, Iha decidiu mostrar que tinha vida própria e em 1998 lançou seu primeiro álbum solo, Let It Come Down, um disco suave, sem a urgência e o nervosismo dos Pumpkins e que flerta com o folk-rock o tempo todo, repleto de canções assoviáveis para se ouvir numa manhã ensolarada de domingo : Be Strong Now, Sound of Love e Beauty são as cerejas do bolo que, apesar de ótimo, caiu no limbo.

Em 2000 os Pumpkins anunciam seu fim, mas retornam 6 anos depois sem Iha e por escolha dele mesmo.

Mas a idéia de falar desse nosso querido japa de cabelos cinzas, surgiu quando esse que vos escreve ouviu seu mais novo rebento, o album Look To The Sky lançado esse ano.
Um álbum recheado de canções calmas e com melodias que nos fazem suspirar involuntariamente. A sua voz é aveludada e preguiçosa com aquela leve desafinação característica dos vocalistas do rock alternativo, estilo que, aliás, permeia todo o trabalho de Iha.

O disco abre com Make Believe que lembra um Nick Drake mais pop nos primeiros segundos e deságua numa atmosfera de teclados cósmicos, alienígenas.

Summer Days tem um arranjo que lembra aqueles clássicos da Antena 1, mais introspectivos – por exemplo, I Won't Let You Down do PH.D (não lembra? procure no Youtube e compare) – e que é uma das canções mais belas que ouvi nesses últimos anos.

Na sequência, nos brinda com o primeiro single deste trabalho, To Who Knows Where, que lembra as faixas mais inspiradas do último disco dos Pumpkins com Iha na guitarra, Machina - The Machines of God, só que beeem mais clean e com uma certa influência de 'Woman' e 'Mind Games' de John Lennon. Linda!

Till Next Tuesday cai de cabeça no indie-rock MUderno e tem elementos de Strokes e Grandaddy, mas que tem personalidade.

Appetite faz uma menção descarada à Nightclubbing de Iggy Pop  o que eu prefiro chamar de homenageme que conta com a participação mais do que inacreditável de Mike Garson (o cara é só pianista que acompanha David Bowie desde 1973).

E por aí vai, bem menos folk do que o primeiro, mas tão inspirado quanto, e com uma produção impecável do próprio Iha.

O disco tem participações de gente como Nina Persson (vocalista do The Cardigans), Tom Verlaine (Television), Sara Quin (Tegan and Sara), Nick Zinner e Karen O (respectivamente, guitarrista e vocalista do Yeah Yeah Yeahs), entre muitos outros.

Dois discos mais do que obrigatórios!! 


Cheers!



Humberto Teixeira
Baixista na Banda The Us 



Be Strong Now - do album Let It Come Down





To Who Knows Where - do album Look To The Sky



Summer Days - do album Look To The Sky



Download

Let It Come Down – 1998


Look To The Sky – 2012



Boa dose de música prá esta semana, né? Terça que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário