terça-feira, 15 de maio de 2012

Radiola Moderna: Elliott Smith

Pessoal, com atraso neste fim de tarde (mea culpa), mas está aqui, mais um texto do nosso amado Leo Ramos, hoje falando sobre Elliott Smith! Divirtam-se!


Steven Paul Smith - mais (ou menos) conhecido como Elliott Smith - foi um cantor americano de folk dos anos 90 que, infelizmente, morreu com apenas 34 anos em circunstâncias estranhas. Após uma briga com a namorada, ele teria se esfaqueado no peito duas vezes, segundo o relato dela. Somente ela estava no local naquele momento, e é estranho alguém conseguir dar duas facadas em seu próprio peito. No entanto, Elliott Smith já lutava, havia muitos anos, contra a depressão e o vício em drogas e álcool, que o deixavam visivelmente combalido nos vídeos.

Todo esse histórico triste é percebido em suas músicas, quase sempre melancólicas. Outra característica marcante é a influência de Beatles, bastante visível, especialmente em "Miss Misery" - música que, aliás, ele cantou, voz e violão, na festa do Oscar de 1998 -, que eu apresento mais abaixo. Essa música está no excelente e último álbum "Figure 8" que foi gravado (coincidentemente?) no mítico estúdio Abbey Road, onde gravaram, entre outros, The Beatles e Pink Floyd.

Não há muito o que falar do Elliott Smith. Era uma pessoa extremamente reservada e melancólica, e tudo o que precisava dizer sobre si mesmo está desnudado em suas músicas e letras.

Elliott Smith variava shows com sua banda de apoio, que contava com músicos excelentes, e solitários, onde estava acompanhado somente do seu violão. É possível ver diversos desses vídeos no youtube. Abaixo, apresento quatro deles, duas versões de álbum e duas apresentações ao vivo. Recomendo, especialmente, a bela e triste "Everything means nothing to me".  Divirtam-se e até a próxima!

1) Miss Misery



2) Angeles




3) I didn't understand





4) Everything means nothing to me



Leo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário