quarta-feira, 23 de maio de 2012

"Você conhece o cobertor Parahyba?" ou como o conhecimento geral do nosso povo é cada dia menor e pior.

Ontem fui ao shopping com a minha mãe comprar um jogo de toalhas. Entramos em uma loja de enxoval e perguntamos pelas toalhas, escolhemos e fomos pagar. Ao lado do caixa havia uma pilha de cobertores, e foi aí que a minha mãe se lembrou que queria comprar um novo para ela. Perguntamos: "vocês tem cobertores Parahyba?"

Uma pergunta tão simples, sobre um dos clássicos de décadas de qualquer enxoval, foi recebida com estranheza: "tenho o quê?" perguntou a vendedora do alto de seus 50 e poucos anos, suponho eu. Mesmo tentando explicar o que era, ela nos olhava com certo desdém, talvez pensando que éramos pré-históricas, sei lá.

Se você tiver 12 anos, não vou estranhar tanto que você não conheça. Se tiver 20, ainda passa. Mas se tiver de 30 para cima e ainda trabalhar em uma loja especializada em roupa de cama, mesa e banho, sinceramente, se eu fosse sua chefe, te demitiria na hora.

Supondo que nem todos os meus leitores tenham se lembrado de cara dos cobertores Parahyba, vou fazer um teste:

Você reconhece esta imagem?






Segundo teste: você reconhece esta música?
(O papagaio da minha tia cantava todo dia às 18h, quando ela guardava a gaiola dentro de casa).



Terceiro teste: você já teve - ou tem - um cobertor como este em casa?






Se alguma dessas imagens ou esta musiquinha mexeu com a sua memória de infância, você sabe do que eu estou falando!

Agora você pode me dizer que eu não posso julgar alguém por não conhecer algo. Realmente eu não posso e a questão aqui não é essa. Na verdade este texto trata da extrema desinformação das pessoas. Tudo bem não conhecer alguma coisa, mas quando você trabalha em algo muito específico, acho importante conhecer o básico, o que deu origem a tudo o que veio depois. Os cobertores Parahyba existem desde 1925, há 87 anos! Ele já foi sonho de consumo de muito casal que montava enxoval para casar e eu diria que para muitos outros continua sendo. Ele fez e faz parte da vida de muitas famílias. 

A questão é que o conhecimento geral das pessoas - assim como o poder de observação - está cada vez menor. Do jeito que a coisa vai, este país vai parar a qualquer momento. As pessoas conhecem cada vez menos coisas e recebem a cada dia que passa mais informações de pior qualidade pela TV. Tudo aqui é nivelado por baixo e todo mundo sofre com isso, porque a qualidade intelectual das pessoas cai. Consequentemente a qualidade do serviço que elas prestam cai. Quantos caixas de lojas você já viu que precisam de uma calculadora para fazer uma conta simples e ainda erram? Eu conheço um monte! Outro dia mesmo fui comprar dois produtos e ia pagar R$22, 40 em um e R$11, 20 no outro. Instantaneamente eu fiz o cálculo de soma, e entreguei R$ 35 para pagar os R$33,60. Fiquei plantada com o dinheiro na mão até que resolvi dizer para a vendedora o total da soma, uma vez que ela não conseguia terminar a conta na calculadora. Quando ela finalmente terminou ainda soltou um "nossa, você é boa em matemática, né?" Será mesmo que eu sou muito boa na matéria ou será que eu aprendi a somar, subtrair, multiplicar e dividir, como deveria ser com qualquer pessoa? Se você não consegue fazer uma conta tão básica de cabeça (reparem que os números são quase redondos, o que facilita ainda mais o cálculo) como pode cuidar do caixa de uma loja??? Imagine quanto dinheiro o pobre coitado do dono perde todos os dias!


Outra coisa que reparo sempre é que lá em casa não podemos mudar a marca de um produto sem que a empregada comece a dizer que algo está faltando em casa. Explico: se compramos sempre desinfetante Pinho Sol e resolvemos comprar outra marca, não adianta insistir que há o produto em casa. Ela bate o pé que não. O motivo? Ela não lê rótulos para saber o que há no armário. Se a gente muda a marca, temos que mostrar prá ela o que é, porque não dá para depender de ela se dispor a ler alguma coisa. A única coisa que ela lê é o caderno da TV que vem no jornal de domingo e o SUPER. Não adianta insistir para que ela volte a estudar, isso não interessa. Ela quer saber é das celebridades instantâneas.


Saber com quem o galã da novela saiu ontem à noite e qual foi o resultado do exame de DNA de gente que nem sequer conhecemos não vai nos levar a lugar algum. O nosso povo precisa conhecer mais as coisas, ler, prestar atenção. A TV não educa (salvo alguns pouquíssimos canais). Livros educam. Idosos educam. Seus avós e seus pais também. A gente precisa conhecer o passado para construir direito o futuro.


Por outro lado, cabeças pensantes, principalmente artistas, escritores, designers e estilistas, estão sempre atentos a tudo o que acontece e lançam novos olhares sobre o mundo e sobre as coisas.

Retornando aos cobertores Parahyba:

Desfile de despedida de Marcelo Sommer para o inverno 2007
Casacos feitos com o tradicional cobertor.

Desfile Auslander Inverno 2012
Os cobertores se transformaram em coletes, ponchos, xales...

Como eu disse acima, vamos olhar o passado para criar o futuro. 


Para saber mais:


7 comentários:

  1. Eu tinha um quando criança que se parecia muito com o tartan mcleod de harrys...

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda tenho o meu de quando era criança. Uso para ver TV, virou uma mantinha. Continua tão quente quanto era há 30 anos atrás!

    Obrigada pelo comment!

    ResponderExcluir
  3. A q pena a minha mantinha está o pó,mas mesmo assim gosto só dela pra dormir.Procurei por boa parte das lojas de Americana e não encontro uma dessas,onde comprar umas?????

    ResponderExcluir
  4. A minha dica pra você é ver no site quais os pontos de venda mais próximos em sua cidade. Caso não consiga lá, mande um email para a empresa perguntando. Tenho certeza de que farão o possível para te atender!
    Lojas especializadas em produtos de cama, mesa e banho podem ter o produto, ou então tente nas Lojas Pernambucanas, que são as que vendem aqui em Minas. Aí você também deve encontrar!

    ResponderExcluir
  5. leonice aguiar ...Eu gostava muito do comercial.....não adianta bater.......rsrsrs
    ...saudades...deveriam colocar de novo...faria sucesso....

    ResponderExcluir