quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A luta contra o câncer de mama não deve parar!


O símbolo da Luta contra o Câncer de Mama é este laço rosa.




Este assunto é sério. Outubro é o mês da detecção precoce do câncer de mama. Mais de 10.000 mulheres morrem por ano vítimas desta doença. Este tipo de câncer é o segundo mais frequente no mundo e o que mais atinge as mulheres (22% dos novos casos a cada ano). Ao contrário do que se pensa, não se está sujeita a um câncer somente por conta da hereditariedade. Este fator é responsável por somente 10% dos casos.  Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filhos, histórico de exposição a radiação, fumar, terapia hormonal (estrogênio), uso excessivo de álcool, ferimento no seio e obesidade também constituem fatores de risco para o câncer de mama. Se houver histórico na família, o risco aumenta.

Este tipo de câncer é raro antes dos 35 anos, mas sua aparição é muito frequente depois desta idade. Para que a cura seja possível, a doença deve ser diagnosticada o quanto antes, e o que torna o diagnóstico mais rápido é um simples auto-exame. A mulher não deve ter medo de se tocar. É rápido, indolor e pode salvar a sua vida. Se você não sabe como realizá-lo, aqui vai um vídeo para te ensinar.





Para maior segurança, além do auto-exame a mulher deve procurar seu médico e realizar também o exame clínico e a mamografia. Se você ainda não fez ou não conhece estes exames, veja abaixo a explicação de como são realizados.

Exame Clínico das Mamas (ECM) Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres entre 40 e 49 anos.

Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica.

É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável.

Alguns sintomas da doença:


Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.


(Retirado do site do INCA


A causa do câncer de mama ainda não é totalmente conhecida. Sabe-se apenas que se trata de um desenvolvimento anormal das células dos seios. Estas células crescem e substituem o tecido saudável. É por isso que nenhuma mulher está imune à doença e portanto deve se auto-examinar com frequência.

A iniciativa de apoio a esta luta é mundial. Todos os anos várias empresas se unem a este movimento e criam produtos específicos para a campanha. A venda é muitas vezes inteiramente revertida para as instituições que pesquisam a cura ou cuidam de mulheres com a doença. Para conhecer alguns produtos lançados este ano por Estée Lauder, La Mer, Clinique e Origins, clique aqui.


Foto: Ag.News
A Estilista Carolina Herrera e sua filha Carolina Herrera Jr. estiveram no Rio no começo deste mês para a celebração do Outubro Rosa, o mês dedicado à luta contra o Câncer de mama.


No Brasil as iniciativas mais conhecidas são a da Avon, que realiza caminhadas e venda de produtos que apoiam a campanha; e da Hering, que cria linhas de camisetas com o alvo azul, já tão conhecido como o símbolo da campanha do IBCC. 


Foto: J.R. Durán

As camisetas acima são da campanha 2011 da Avon. Elas custam R$ 19,80 e R$ 8,40 serão revertidos para o Instituto Avon, que reverte o dinheiro para hospitais criarem centros de prevenção. A Avon apoia a Femama (Federação das Associações Filantrópicas pela Saúde da Mama).


A sua vida está nas suas mãos. Faça o auto-exame, estimule as mulheres da sua vida a fazerem também: mãe, avó, irmãs, tias, amigas... Quanto mais divulgarmos as formas de prevenção, mais fácil será evitar ou curar esta doença.


Eu faço o auto-exame... e você?



Para saber mais:

IBCC

Câncer de Mama

Instituto Nacional de Câncer

Iniciativa Ser - Campanha para criar consciência na América Latina sobre a importância da prevenção na luta contra o câncer de mama. Conta com o apoio da designer Carolina Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário