quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O tempo dos dândis está de volta...

No último inverno pudemos ver o revival da tendência masculina / feminina e tudo indica que ela continuará por aqui por um bom tempo. 


Quando estourou a crise nos EUA há uns 2, 3 anos atrás, a tendência do masculino no guarda-roupa feminino começou a despertar junto com a volta dos anos 80 (que foi outra época de revolução no comportamento e no guarda-roupa). Tudo isso é interligado no mundo. As tendências têm um significado e se você pensar um pouquinho, se lembrará de que nos anos 80 as mulheres começaram a tomar o lugar dos homens em grandes empresas mundo afora, por isso se vestiam como eles. Indo mais além, devemos nos lembrar do período de Guerra nos anos 30 e 40, quando os homens foram para o front e as mulheres invadiram as fábricas para manter suas cidades funcionando. O vestuário precisava acompanhar. Elas se apropriaram das roupas dos maridos e tomaram seus lugares no trabalho. 


Mulheres na década de 40 trabalhando em fábrica de motores.

Outro fator já mencionado, a crise, fez com que as pessoas começassem a investir em peças que durariam mais de uma estação e assim a alfaiataria retornou ao trono, deixando vestidos de sonho estancados nas prateleiras das lojas.

Há pouco mais de um ano houve uma entrada um pouco desconfiada dos sapatos oxford no mercado (hoje já são amados pelas mulheres). Ao mesmo tempo houve uma ascensão dos chapéus. Antes era um objeto que causava certa estranheza nas pessoas, mas de um momento para o outro se transformou em item cool  e fashion. 

Tudo isto aconteceu junto a um movimento comportamental. A androginia tem voltado à tona. A divisão de tarefas e até a inversão de papéis hoje é clara e necessária. Já vimos isto há quase duas década atrás. O marco deste movimento nos anos 90 foi o perfume CK One, da Calvin Klein, o primeiro perfume declaradamente unissex até então. 



Nova campanha do perfume CK One

Unindo todos estes elementos, ficou claro que a tendência Dândi era cabível. A era de transformações chegou e rótulos pré-definidos já não tem muito espaço no mundo. Que tal brincar com as possibilidades?



Barbie inspirada em Frank Sinatra. Vai dizer que não é super dândi?


Para quem não sabe, o termo "dândi" surgiu entre os séculos XVIII e XIX, numa época em que os homens se vestiam de forma exageradamente afetada (Neoclassicismo) com excesso de detalhes e tecidos. O dandismo foi uma forma de rebelião contra o estilo de vida burguês, optando por uma forma simples, elegante e "moderna" de se vestir. Teve adeptos ilustres e foi tão marcante que foi a última grande modificação sofrida no guarda-roupa formal masculino. Nada do que veio depois superou o que conhecemos hoje como "terno" ou "traje completo". 


A moda dândi teve grandes nomes como porta-vozes, entre eles Baudelaire, George Brummell, Barbey D'Aurevilly, o Conde D'Orsay e Oscar Wilde.



Jules Amedée Barbey D'Aurevilly 
Escritor francês do século XIX


Oscar Wilde 
Escritor irlandês do século XIX

Outro momento de Oscar Wilde



Hoje ela volta com força total nas principais passarelas do mundo. Para o toque feminino, tecidos brilhantes, paletós mais acinturados e camisas com tecido leve. Para feminilizar mais, vale o salto alto, os olhos marcados e algum acessório grande, seja um anel, seja um brinco. Também é possível dar o ar feminino com cabelos ondulados ou com algum penteado sexy.


A escolha é sua.


Moschino outono / inverno 2011 / 12


Ralph Lauren
Inverno 2011 /2012


Frankie Morello
Outono / Inverno 2011

Tommy Hilfiger 
Outono / Inverno 11

Tommy Hilfiger 
Outono / Inverno 11

Marc by Marc Jacobs
Outono / Inverno 11




Eu adoro a tendência. Acho que o sexy está no que não se revela, no que é mistério. E você?

2 comentários:

  1. Eu bem queria ser um dândi de verdade - aliás, meu ídolo poético-literário é Baudelaire - mas a falta de grana e a timidez não deixam muito. Mas um dia chego lá! :) Enquanto isso, vou ensaiando meu dandismo nos palcos da música independente, onde certas extravagâncias são mais permitidas...

    Gostei muito do seu blog, Dani! Gosto muito de ler sobre moda - influência de Baudelaire! Voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  2. Leo, fico super feliz que tenha gostado!
    Uma dica para quem quer entender mais o que é ser um dândi é o livro "Manual do Dândi", da editora Autêntica. Reúne textos de Baudelaire, Balzac e Barbey D'Aurevilly.
    :)

    http://www.autenticaeditora.com.br/autentica/manual_do_dandi_-_a_vida_com_estilo/470

    ResponderExcluir